Consumo consciente: o que é e como impacta suas vendas

Por: Fernanda Mello
Criado em: 30/01/20.
Atualizado em 10/02/20.
8 min
de leitura

Índice

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O consumidor brasileiro está vivendo uma nova fase e isso impacta diretamente na maneira de vender, posicionar e comunicar a sua marca e seus produtos ou serviços.

Continue lendo este artigo para entender quais são estas mudanças no comportamento de consumo e como adaptar o seu negócio para esta tendência!

Um movimento em crescimento

Você já reparou que, ultimamente, as pessoas estão assumindo uma postura mais questionadora em relação aos produtos que compram, pesquisando sobre a empresa e suas atitudes? E a excessiva quantidade de informações e verdades vindo à tona a respeito de marcas e produtos têm deixado os consumidores cada vez mais alertas sobre o impacto que cada compra pode causar na sociedade e no meio ambiente.

Neste cenário surge o consumidor consciente, que está movimentando um mercado que tem crescido rapidamente nos últimos anos.

Mas afinal, o que é consumo consciente?

Trata-se de uma mudança de atitude tanto das pessoas como das marcas. Essa modificação ocorre em relação aos hábitos de compra, ao estilo de vida e às atitudes que colaboram com a construção de uma sociedade mais responsável tanto pelo planeta, como pelas pessoas que vivem nele.

Qual é o perfil dos consumidores conscientes?

São pessoas que entendem que suas escolhas terão consequências para a sociedade e para o meio ambiente. Por isso, elas preferem marcas ou produtos e serviços que ajudem a diminuir os impactos negativos e aumentar os positivos. Conheça algumas características deste novo perfil de consumidor:

  • Planejam suas compras: não costumam comprar por impulso ou sem necessidade;
  • Estão atentos à procedência dos produtos: têm o hábito de ler as embalagens, querem saber quem são os fornecedores, buscam saber sobre a cadeia de produção;
  • Preferem marcas com propósito: são fiéis a empresas que estejam alinhadas com seus valores pessoais;
  • Reutilizam embalagens e evitam usar coisas desnecessárias como: canudos, sacolas plásticas, utensílios descartáveis, etc;
  • Separam o lixo;
  • Valorizam as práticas de responsabilidade social das empresas;
  • Compartilham informações sobre o consumo consciente;
  • Exigem que as empresas tenham um posicionamento com relação aos impactos que geram na sociedade.

Para entender o crescimento desta tendência, basta olhar para os números. Nos últimos seis anos, o Brasil teve um aumento de 75% no número de pessoas que se declaram vegetarianas. É o que aponta um estudo feito pelo IBOPE Inteligência, que estimou em 29 milhões de pessoas que declararam não consumir produtos de origem animal.

Outro estudo que traz dados interessantes e muitos insights para você começar a implementar ações no seu negócio é o do Instituto AKATU. Em 2018, essa pesquisa apresentou um panorama do consumo consciente no Brasil, entrevistando 1.090 pessoas em diversas regiões do país. Confira abaixo o que os consumidores esperam das empresas e o que os influencia na hora da compra:

Estudo akatu2018

Estudo Instituto AKATU – Panorama do consumo consciente no Brasil 2018.

Em escala global, o estudo da Edelman Earned Brand, realizado em oito países (Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos), apontou que 69% dos brasileiros compram ou boicotam uma marca em virtude de sua posição sobre uma questão social. Os números confirmam que propósito está longe de ser apenas uma palavra da moda e é uma tendência que veio para ficar e transformar o mercado.

É importante que as empresas mantenham a consistência e a transparência. Esse é um ponto-chave para que o consumidor se identifique e confie no que a empresa divulga em relação às suas ações de impacto social. Um grande exemplo são marcas que se posicionam de forma solidária apenas em datas sazonais como o Natal, ou mesmo no Outubro Rosa, por exemplo. Isso pode ser visto, no entanto, até mesmo como um oportunismo para vender mais e não um apoio de forma genuína.

O ideal é identificar qual o propósito da empresa e com quais causas ela se identifica. Assim, é possível levar isso tanto para a cultura interna da marca, como para comunicar esse posicionamento ao seu público.

E como o consumo consciente impacta em suas vendas?

Há muito tempo o termo sustentabilidade já não é nenhuma novidade, mas ultimamente passou a ganhar mais espaço dentro do mundo corporativo. Essa palavra, inclusive, tem conquistado terreno como uma tática importante para atender essa demanda de consumidores e criar uma conexão com os clientes, gerando mais valor para a marca e, consequentemente, conquistando mais engajamento e fidelização.

Dicas para tornar o seu e-commerce mais sustentável

  1. Logística: Evite embalagens que usam muito papel e plástico ou dê preferência para as recicladas. Uma excelente opção também é dar ao seu cliente a opção de retirar o produto na loja física.
  2. Use suas redes sociais ou até mesmo o e-mail de agradecimento para dar dicas aos seus clientes sobre a melhor maneira de descartar as embalagens após o uso ou adote estratégias de logística reversa.
  3. Destine uma porcentagem de suas vendas para o apoio de causas sociais.
  4. Evidencie práticas sustentáveis nos seus materiais de comunicação. Isso vai ajudar a gerar valor para o seu negócio ou produto.

Ter um posicionamento responsável gera engajamento, conexão e inspiração. Os seus clientes podem se espelhar em sua empresa e vê-la como referência de boas práticas.

Lembre-se que as pessoas buscam identificação, familiaridade e histórias. Os consumidores querem aprender a ser ainda mais conscientes. Já não é mais sobre o que você vende, mas por que você vende. E, por isso, já não é mais suficiente, por exemplo, ter ações para o “dia do meio ambiente” pensando em vender mais. Este apoio deve ser cada vez mais genuíno e, naturalmente, você e seus clientes estarão contribuindo juntos para um mundo cada dia melhor.

Entre propósito e resultado, fique com os dois! 🙂

Fernanda Mello

Coordenadora de Marketing do Polen - uma fintech que usa a tecnologia para descomplicar iniciativas de impacto social para empresas. É formada em Publicidade e Propaganda e não dispensa a oportunidade de explorar novos mercados, culturas e tendências. Adora viajar e acredita que conhecer novos lugares é uma maneira de aprender por meio das diferenças e expandir a mente criativa.


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