29/09/2016

Conheça bem o comportamento do seu consumidor

Homem lendo revista de carros

O estudo sobre o seu consumidor deve fazer parte da sua rotina de trabalho. Como todas as outras pessoas do mundo, todos os seus prospects e clientes estão passando por constantes mudanças na forma como se comportam, se relacionam uns com os outros, se posicionam frente ao mercado e se relacionam com a sua marca. Esse é um dos motivos pelos quais aquele seu fiel cliente, de uma hora para outra, deixa de comprar seu produto ou serviço, por exemplo.

Dentro do Inbound Marketing, essa procura pelo bom entendimento do público-alvo se dá pelas buyer personas. De forma resumida, uma persona nada mais é do que a tentativa de tornar o público-alvo mais real ao personificá-lo em uma ou mais figuras. Cada persona não é só definida pela sua idade e por onde mora, mas também por seus hábitos, influências culturais, desejos, motivações e desafios. Para saber mais sobre buyer personas, acesse nosso texto sobre Inbound Marketing, que traz uma explicação mais detalhada.

É normal, contudo, que algumas empresas achem que as personas são praticamente imutáveis quando não há renovação de posicionamento por parte da marca. Mas não é o que a realidade nos mostra. Novamente, como seres que nunca param de se renovar, seus consumidores dificilmente se manterão estagnados a ponto de suas personas serem pertinentes por um longo período de tempo.

Mais do que isso, vivemos em um momento em que mudanças são mais normais do que nunca. Em tempos quase pós-modernos, todas as referências que nos mantinham presos a velhos costumes e antigas tradições estão se desfazendo, enquanto nos mantemos abertos para experimentar o novo. E as novas tecnologias têm um papel importante para mudar a maneira como nos comportamos.

Basta olharmos a maneira como entramos em contato com outras pessoas. Antes, telefones com linhas de baixa qualidade e serviços de correio com tempos grandes de entrega compunham as principais, e quase únicas, formas de falar com alguém que não estava próximo a você. Hoje, texto, voz e vídeo em diversas e velozes plataformas fazem com que sempre possamos falar com alguém, não importa onde estejamos (desde que haja um acesso à internet).

Mesmo assim, é preciso sempre ter olhos atentos. Entender tendências globais é extremamente importante. Porém, jamais pode ser perdida de vista a maneira como aquele pequeno grupo de pessoas, que lhe é fundamental, está se comportando. Não basta só saber agora quais são os seus hábitos de compra, mas também entender sempre quais são os meios que ele percorre e frequenta e os fatores culturais que vão influenciá-lo.

O bom estudo de comportamento do seu público não se restringe a apenas listar como ele age no dia a dia. Essa pesquisa deve envolver a boa compreensão de seu papel dentro da sociedade. É preciso compreender o que compõe a sua cultura e quais são as suas reais e mais primordiais motivações. Não é um trabalho fácil, muito menos rápido. No entanto, aqueles que de fato se comprometerem com o conhecimento profundo do seu público com certeza conseguirão manter sua relevância no mais longo prazo.

Publicado originalmente pela ASB Inbound Marketing.

Data da última atualização: 16/03/2018


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Aquiles Casabona

Aquiles Casabona é palestrante e consultor de marketing digital. Em sua jornada, Casabona atuou no Brasil e nos EUA como consultor. Atualmente, Casabona é CEO e Founder da ASB Inbound Marketing , agência focada em Inbound Marketing presente no mercado desde 2006.


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