6 dicas para vender no Instagram

Como vender produtos pelo Instagram

O Instagram não foi criado para ser uma plataforma de vendas. No entanto, muitos pequenos empreendedores encontraram o seu jeitinho de se comunicar com o cliente e realizar vendas por meio do aplicativo. Afinal, o Instagram é uma super vitrine com poder de engajamento dez vezes maior do que o próprio Facebook.

Já pensou em poder ver uma roupa que você gostou no Instagram da sua marca ou blogueira favorita e imediatamente clicar para comprar? O Instagram está testando essa possibilidade com algumas marcas, mas, enquanto isso não chega para todos, é possível tornar esse caminho mais ágil com algumas dicas simples. Veja a seguir:

1. Organize-se

Antes de vender qualquer coisa, você precisa se certificar de que está capacitado para tal tarefa. Você tem como enviar o produto para qualquer lugar do Brasil? Sabe quanto vai cobrar pelo envio? Como vai receber os pagamentos? Depósito em conta ou intermediadores de pagamento? Em quanto tempo o produto chegará na casa do cliente? Como você vai atendê-lo? Pelo inbox do Instagram, WhatsApp, e-mail?

O consumidor é exigente e se você não se preparar antes de colocar qualquer coisa para vender, pode arruinar seu negócio logo no início.

Procure responder rápido todas as perguntas do cliente para que ele confie em você e consiga realizar a compra. O ideal é receber os pagamentos por meio de um intermediador, como o Moip ou PagSeguro. As pessoas não se sentem seguras em fazer um depósito na conta de desconhecidos.

2. A foto é a alma do negócio

O Instagram é uma rede social de imagens. A foto é o principal chamariz do seu produto. Se em um e-commerce ela é mais neutra, no Instagram ela deve encher os olhos e atrair o cliente por meio de elementos visuais que valorizem o belo. Ou seja, é mais atraente uma pessoa usando o seu produto em um lugar bonito, num dia de sol, do que apenas o produto em um fundo branco.

Existe um novo recurso do aplicativo que deve ser usado e abusado: é a possibilidade de postar uma série de fotos ou vídeos em uma mesma publicação. O cliente gosta de olhar muitas fotos antes de comprar algo, por isso, além da foto principal, poste imagens mais detalhadas do produto também.

3. Cuide dos detalhes

Falando em detalhes, a descrição do seu post deve deixar claro que aquele produto está à venda. Diga o preço, os tamanhos e cores disponíveis. Mencione se há alguma promoção, o código promocional e quanto tempo ela vai durar. A promoção também pode vir estampada na própria imagem para chamar mais atenção.

4. Link na bio

O único lugar onde você consegue colocar um link clicável no Instagram é na sua bio. Não desperdice esse espaço valioso. Não espere que as pessoas vejam a sua foto e busquem no Google o nome da sua loja ou aquele produto para comprar. Facilite esse caminho.

Por isso, a bio deve conter o link do seu e-commerce (se você tiver um) ou do Facebook da sua marca, por exemplo, que é o link do local onde as pessoas vão achar mais informações da sua marca ou daquele produto para enfim realizar a compra. Um ótimo conselho é sempre indicar nos seus posts que há um link clicável na bio, como nessa foto:

Link na Bio

5. Não abandone o conteúdo

Lembre-se que o Instagram é uma poderosa ferramenta de construção de imagem e valores da sua marca. Por isso, não poste apenas produtos, isso pode cansar seus seguidores. Poste imagens inspiradoras, referências ou até cenas do cotidiano da sua marca. Ah, e sempre preze pela qualidade das imagens!

6. Tenha uma loja virtual

Obviamente, quanto mais locais seu público tiver para encontrar e comprar seu produto, melhor. Mas é importante tentar centralizar cada vez mais as vendas em um ponto principal. E na internet nada melhor do que uma loja virtual própria.

Quando você monta um e-commerce, você tem um espaço só seu, com o seu domínio, sua identidade visual, opções de pagamento, estoque e frete automatizados. Ou seja, fica tudo mais rápido e simples e o cliente consegue efetuar uma compra sem precisar trocar uma única mensagem com você.

Por isso, no caso das vendas pelo Instagram, o ideal é que sempre que alguém entrar em contato com você querendo comprar um produto do seu feed, você passe o link desse item na sua loja virtual. Assim, esse processo se torna incrivelmente mais ágil e automatizado.

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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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