Como vender pela internet: datas comemorativas

Como vender pela internet em datas comemorativas

Em diversas épocas do ano vemos as lojas enfeitadas e comerciais especiais na TV nos lembrando que é Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, etc. Se você começou a vender pela internet, tem a sua própria loja virtual e mantém as mesmas campanhas de marketing, os mesmos banners e layout durante todo o ano, pode estar perdendo grandes oportunidades de vendas!

Imagine entrar num shopping durante o Natal e ver ele sem nenhum item decorativo relacionado à época. É um pouco estranho, né? Pois o mesmo ocorre no mundo virtual.

Neste blogpost, vamos te dar um checklist das medidas mais importantes para a sua loja “bombar” durante essas datas comemorativas. Você até já pode ter implementado algumas dessas dicas em sua loja online, mas vale a pena saber de algumas funcionalidades e recursos especiais que podem ser utilizados de maneira a tornar mais eficiente o seu investimento em marketing.

Aquecendo os motores para vender pela internet em datas comemorativas

1) Elabore um calendário específico para o seu negócio

Nem todas as datas precisam ser cuidadosamente preparadas pela sua loja. Se você vende bolsas femininas, por exemplo, é desnecessário disponibilizar um orçamento extra para o Dia dos Pais. Portanto, ataque com as melhores estratégias somente as oportunidades que te permitirem otimizar o seu investimento.

2) Planeje, planeje e… planeje!

Que tal abrir uma planilha e colocar todas as dicas aplicáveis ao seu negócio para acompanhar o desenvolvimento rumo ao objetivo: campanhas de marketing, cronograma de estoque, contingente para envio dos produtos, embalagens extras, suporte online e por telefone por parte da sua equipe (ou de você mesmo), brindes, etc.

3) Selecione os produtos e as categorias mais e menos vendidas

Essa época é muito interessante para atrair novos clientes que podem se tornar recorrentes. Como forma de aproveitar melhor as campanhas de marketing, selecione, através de análise minuciosa de inventário, métricas de Google Analytics como páginas mais visitadas, taxa de abandono e tempo no site.

Busque sempre as páginas, categorias e produtos que obtêm uma melhor performance. Deixando o foco mais estreito, você poderá investir melhor em campanhas de anúncios para as palavras-chave que gerem mais tráfego nesse momento propício para atingir novos clientes.

Capriche no design e na adaptabilidade do seu e-commerce

4) Datas especiais merecem design especial

Assim como a loja decorada no shopping, a sua loja online também deve ficar atenta aos detalhes que criam uma experiência visual diferenciada para os seus visitantes. Tente personalizar com motivos comemorativos alguns desses itens:

  • Banners da sua página principal;
  • A capa do seu Facebook e de todas as redes sociais;
  • Se você investir numa coletânea de produtos para essa época, pense em tirar fotos diferentes;
  • O template do seu e-mail marketing.

5) Você já tem a sua página adaptável para celulares?

Nas épocas de correria por presentes, as pessoas têm ainda menos tempo para sentar na frente de um computador e procurar o que comprar. Capte esses consumidores mais atarefados oferecendo o seu e-commerce para mobile e tablets. Rapidez, adaptabilidade, navegabilidade e segurança figuram entre os critérios fundamentais para esses visitantes.

6) Assegure-se de ter um super checkout

Antes de receber muitos visitantes você deve garantir a melhor experiência de compra possível, portanto, verifique as suas taxas de abandono de carrinho.

Qual porcentagem de clientes seleciona os produtos e saem sem comprar? As taxas médias de abandono de carrinho giram em torno de 67.91%. Se você tiver taxas acima de 55%, por exemplo, comece a se questionar o porquê isso ocorre: o seu checkout oferece segurança? Os dados sobre meios de pagamento e envio parecem claros? O cliente se depara com custos imprevisíveis? O meu layout oferece continuidade da experiência de compra?

7) Escolha uma metatag especial para a data

A metatag da sua loja é um pequeno texto que ajuda o Google e os clientes a identificarem do que se trata o seu e-commerce – e é muito importante para turbinar o SEO.

No caso das datas comemorativas, uma metatag da sua loja e das páginas mais importantes que envolvam uma referência à data pode ajudá-la a ganhar destaque nas buscas em que essa palavra está relacionada. Alguns dias antes do Natal, por exemplo, você pode mudar a metatag da sua loja com a referência:

Metatag original: Ofertas em bolsas das marcas mais desejadas do mundo. Parcelamento e frete grátis. Aproveite!

Metatag especial: Ofertas de Natal em bolsas das marcas mais desejadas do mundo. Parcelamento e frete grátis. Aproveite!

8) Invista em selos de Segurança

Melhorar a confiança dos consumidores em sua loja online com selos de segurança e de credibilidade só pode trazer benefícios para o seu negócio.

9) Crie algumas páginas especiais com dicas de presente

Algumas vezes os visitantes podem chegar à sua loja sem uma ideia definida do que comprar de presente. Vale a pena criar algumas páginas de presentes com boas dicas de produtos para os diferentes nichos que a sua loja atender. Por exemplo, se você tem uma loja de vinhos e bebidas, crie uma página especial com as bebidas que melhor harmonizam com a ceia de Natal. A criatividade conta bastante.

Faça e-mail marketing, mas com responsabilidade

10) Vá construindo a sua lista de e-mail marketing pouco a pouco

A lista ideal de e-mail marketing deveria ser formada somente por usuários engajados com a sua marca e que abrissem constantemente os e-mails enviados, mas essa nem sempre é a realidade. Persista na montagem de uma lista de qualidade. Ofereça sempre um campo onde o usuário possa se cadastrar para receber ofertas ou conteúdo promovido pela sua marca.

Considere, por mais que essa seja uma estratégia mal vista por alguns, utilizar aquelas janelinhas que aparecem antes da homepage exigindo alguma atividade por parte do visitante, como o cadastro de e-mail para a newsletter ou para uma oferta, por exemplo.

Teste essa possibilidade antes de descartá-la totalmente, mas ofereça sempre a possibilidade de fechamento da janela sem que o usuário tenha que fornecer quaisquer dados. Como se trata de um ponto crítico, é sempre bom contar com um profissional adequado para implementar isso.

Outra alternativa pode ser divulgar o cadastro para sua newsletter diretamente nas redes sociais. Se você quer saber mais sobre estratégias eficazes de e-mail marketing, recomendo o curso gratuito sobre o tema da nossa Universidade do E-commerce.

11) Selecione e categorize os cadastrados em sua newsletter

Nas épocas de compras, muitas lojas podem ter a ideia de enviar e-mails de ofertas para os cadastrados em seu mailling. Pensando nisso, a sua loja deve selecionar bem os e-mails que enviar para evitar correr o risco de sobrecarregar a caixa dos consumidores e a dos cadastrados que interagem com menos frequência com a sua marca. Ser categorizado como e-mail spam é algo que nenhum lojista deve almejar.

Como forma de selecionar bem o público que irá receber as suas ofertas, utilize a sua ferramenta de e-mail marketing para saber coisas como valores de taxa de abertura de e-mail e bounce rate. Separe, a partir daí, os clientes que interagem sempre com a sua marca daqueles que nunca interagem. Muitas vezes, pode ser melhor tirar os e-mails dos clientes que têm pouco costume de abrir sua newsletter para evitar prejuízos à imagem da sua empresa.

Caso você queira captar os cadastrados pouco atuantes, ofereça incentivos para que ele volte a abrir os e-mails. Se mesmo assim ficar sem retorno, é melhor esperar um tempo para voltar a insistir.

12) Crie ofertas com apelo de urgência

Em datas especiais, ofertas com apelo de urgência geralmente trazem resultado, justamente porque as pessoas têm pouco tempo para fazer suas compras. Aproveite essa possibilidade em um e-mail onde promoverá descontos para seus produtos e cupons de desconto. Lembre-se de colocar uma data limite para a oferta!

Crie conteúdo de qualidade

13) Postagens envolventes sobre as datas comemorativas

Isso vale para as redes sociais e para blogs de empresa. Procure criar conteúdos como posts, vídeos e fotos que remetam à data e tenham um potencial viral.

Vá além das postagens da sua oferta e crie consumidores que se engajem com a marca. Se você gosta de voar na criatividade, uma dica legal é criar postagens do tipo meme com frases legais, montagens e dicas que tenham potencial de se espalharem com mais facilidade na internet. Por exemplo, o site de empregos Trampos.co costuma rechear o seu Instagram e Facebook com memes bem interessantes.

Se você quer mais dicas sobre rede sociais, dá uma olhada neste curso gratuito da nossa Universidade do E-commerce.

14) Agende as suas postagens

Ferramentas como o HootSuite podem te ajudar a programar as postagens em suas redes sociais, permitindo organizar uma agenda e publicar em todos os canais ao mesmo tempo.

15) Blogposts temáticos

Se você já tem um blog – caso contrário, veja como criar um blog para empresa – vá preparando com antecedência postagens temáticas para aproveitar o tráfego gerado a partir das palavras-chave relacionadas com esse evento comemorativo.

Por exemplo, se você tem uma loja online de produtos para nerds e geeks, poderá criar uma postagem sobre o “Natal perfeito para um Geek”, “Presentes para o seu amor nerd”, etc. Desta forma, você posiciona a sua marca como referência nesse nicho de mercado e ainda pode ganhar novos clientes.

Criando tráfego pago para a sua loja online

16) Google AdWords: otimize para as campanhas que tiveram melhor performance

Talvez esteja na hora de você dar aquela revisada no AdWords, classificando as campanhas que tiveram melhor performance durante o ano.

Nesse post nós damos dez estratégias para te ajudar a entender melhor as métricas como CPC, CTA e CTR. É interessante aumentar o investimento das campanhas que tiveram melhor retorno e diminuir um pouco daquelas que foram abaixo das expectativas.

Algumas palavras como “oferta” e “descontos de fim de ano” podem te ajudar a ganhar um tráfego extra dentro das datas comemorativas. Convém ficar atento, no entanto, para entender se o aumento no tráfego relacionado a essas pesquisas reflete no número de vendas. Acompanhe, por exemplo, a taxa de cliques dessas palavras-chave se comparada às suas melhores campanhas e compare também os valores de CPC e CPA.

Caso você queira ir mais a fundo no mundo do Google AdWords, vou recomendar dois cursos gratuitos da nossa Universidade do E-commerce:

17) Crie uma campanha especial

Se você tem um orçamento extra poderá criar uma campanha especial de anúncios para uma data específica. Criando essa nova campanha, será possível inserir mais palavras-chave “específicas” para atrair os visitantes da época criando anúncios do tipo “Compre para o Natal com frete expresso”, ou “Presentes de Natal? Em até X vezes sem juros”.

Logo após a data, você poderá “congelar” a campanha e quem sabe fazer ajustes para que a mesma possa ser empregada no ano posterior.

18) Experimente as palavras-chave dinâmicas

O Google AdWords disponibiliza uma ferramenta para inserir palavras-chave dinâmicas. Ou seja, essa ferramenta basicamente irá colocar no seu anúncio termos específicos que o cliente digitou, tornando ele muito mais adaptável às buscas dos usuários.

Anúncios compatíveis com o que o consumidor busca têm mais chances de serem clicados, elevando o seu CTR e podendo também abaixar o custo médio do clique que você deverá pagar. Recomendamos que você teste essa possibilidade caso tenha uma maior intimidade com os anúncios via Google AdWords.

19) Remarketing via Google AdWords/Retargeting

O remarketing irá te ajudar a capturar aquele visitante que já conheceu a sua loja ou que já demonstrou interesse em seu produto, mas que por algum motivo nunca comprou.

Existem diversas ferramentas no mercado que fazem esse serviço, sendo que a mais conhecida é o Remarketing via Google AdWords. Existem também outras plataformas que exercem muito bem esse papel; conheça os fornecedores de retargeting e escolha o mais vantajoso para o seu negócio.

Caso o remarketing seja uma novidade pra você, fique tranquilo: este curso da nossa Universidade do E-commerce vai te ajudar a criar suas primeiras campanhas de remarketing no Google. 😉

20) Anuncie nos comparadores de preço e agregadores de ofertas

Ferramentas como Google Shopping, Buscapé, ShopBot e Shopping Uol oferecem oportunidades para aumentar os canais de anúncio dos seus produtos. É uma estratégia interessante para o fim de ano, já que muitas pessoas preferem pesquisar os preços e produtos que desejam comprar em um único lugar.

Um super atendimento ao cliente = garantia de retorno

21) Prepare um contingente para atender a demanda

É muito importante que você esteja preparado caso a demanda aumente bastante nas datas comemorativas, principalmente porque as pessoas contam com essa encomenda para presentear alguém.

Um ponto crítico nesse quesito acabam sendo os envios, que costumam atrasar por conta da alta demanda sobre as empresas de entrega. É essencial organizar bem o seu cronograma logístico e ter uma empresa de “reserva” caso a sua principal alternativa falhe em suprir suas necessidades.

Neste blogpost, nós contamos estratégias para aperfeiçoar a logística de envios para o seu e-commerce.

22) Embalagens especiais

Capriche numa embalagem especial para essa data, principalmente se ficar acordado que o produto será para presente. Lembre-se de mandar junto algo que referencie sua loja online, ou até um cupom de desconto, afinal, o presenteado também será atingido.

23) Ofereça múltiplos canais de para suporte

Para vender mais e oferecer o mesmo atendimento top de linha é necessário preparar-se e contar com diversos canais de suporte: redes sociais, telefone, e-mail, chat online, etc.

Certifique-se de acompanhar com bastante frequência esses diversos meios. Teste antes se os e-mails automáticos pós-compra foram bem redigidos e funcionam perfeitamente. Habilite o chat online e sempre deixe bastante claro o horário de funcionamento do seu atendimento.

Para oferecer um atendimento ao cliente perfeito na sua loja virtual, recomendo este curso gratuito da nossa Universidade.

Quer mais dicas especiais?

Se você quer saber mais sobre as datas especiais e como elaborar estratégias para aumentar suas vendas, confira nossa página especial de conteúdos educativos relacionados a elas.

Caso você ainda esteja pesquisando sobre vender pela internet, te convido a fazer um teste grátis de 15 dias na plataforma da Nuvem Shop. Ela é simples, rápida e completa, tenho certeza que é a melhor alternativa para o seu negócio. 😉


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação e escreve para o blog da Nuvem Shop eventualmente. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!

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