26/09/2014

Como utilizar o WhatsApp no e-commerce

Ecommerce strategy

Quase 10% de todos os usuários do WhatsApp no mundo vivem no Brasil. O aplicativo de mensagens instantâneas nasceu em 2009, foi comprado pelo Facebook em 2014 e segue o seu ritmo acelerado de crescimento. A relevância do WhatsApp é tanta que muitos empreendimentos passaram a utilizar a ferramenta para dialogar com seus clientes. Atualmente, se você possui um e-commerce e quer implementar um canal de atendimento ao consumidor rápido, simples e fácil, vale a pena considerar esse aplicativo na sua estratégia.

E como eu posso utilizar o WhatsApp para estar em contato com a minha base de clientes? Veja algumas dicas a seguir:

Crie um número e divulgue para os seus clientes

Tenha um aparelho móvel exclusivo para fazer o atendimento ao consumidor, nada de misturar o celular pessoal com o número de trabalho. Feito isso, divulgue o número de contato do WhatsApp para os seus clientes através do seu site e das redes sociais. Na aba de contato da sua loja, destaque que você faz atendimento pelo aplicativo. Você pode até inserir um pequeno banner no site ressaltando esse atendimento personalizado, já que esse será um diferencial do seu negócio diante da concorrência.

Como um e-commerce deve atuar no WhatsApp?

O atendimento via WhatsApp no e-commerce deve servir para tirar dúvidas, ouvir dicas e também para atender aqueles clientes insatisfeitos. O aplicativo de mensagens instantâneas é ótimo para responder problemas ou dúvidas simples que podem ser resolvidos de forma rápida e eficiente.

Você também pode utilizar o WhatsApp como um canal de atendimento personalizado. Como assim? Através do aplicativo, você pode oferecer a possibilidade, por exemplo, de atualizar seu cliente sobre o status do pedido. Para isso, no ato da compra você deve perguntar se o consumidor deseja acompanhar o passo a passo da encomenda.

Em caso positivo, você deverá enviar mensagens quando o produto estiver embalado e pronto para a entrega, quando o produto for enviado e quando finalmente for entregue. Você também pode passar o código de rastreio para os clientes que solicitaram o acompanhamento do pedido via WhatsApp.

É possível fazer marketing no WhatsApp?

O WhatsApp pode ser um eficiente canal de marketing, mas é preciso um pouco de cuidado. Assim como no e-mail marketing, é recomendado que você pergunte aos seus clientes se eles gostariam de receber ofertas e novidades antes de sair bombardeando eles com mensagens indesejadas.

Para isso, você pode criar um campo dentro do seu e-commerce para que as pessoas se cadastrem para receber ofertas e novidades via dispositivos móveis. Essa é uma maneira de atingir apenas os usuários que realmente desejam manter esse contato mais estreito com você.

Sair enviando mensagens a qualquer número sem nenhum critério pode ser um tiro no pé, já que você pode frustrar consumidores atuais e potenciais clientes. Lembre-se: seja cauteloso ao fazer marketing pelo WhatsApp.

Por fim, você pode explorar duas funcionalidades para divulgar seus produtos: criar grupos ou listas de transmissao. Embora ambas tenham o mesmo efeito prático, recomendamos que você utilize a segunda, pois através das listas você conseguirá enviar mensagens para diversas pessoas sem que elas vejam os números de telefone umas das outras.

Grosso modo, funciona mais ou menos como um e-mail marketing, onde você envia uma mensagem personalizada para uma infinidade de contas e os destinatários conseguem responder em particular para você caso tenham interesse.

Entendido?

Esse é o primeiro post aqui no blog da Nuvem Shop no qual falamos de estratégias para a sua loja virtual no WhatsApp. Esperamos que você goste! Já utiliza o aplicativo no seu e-commerce? Compartilhe sua experiência conosco! Se quiser colocar todo esse conhecimento em prática, crie sua loja teste por 15 dias com a Nuvem Shop! É simples, rápido, gratuito e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

Data da última atualização: 30/08/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.

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