25/09/2015

Como utilizar o Snapchat no e-commerce

Snapchat e-commerce

Você sabe o que é e como funciona o Snapchat? Grosso modo, o Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos entre amigos. A diferença do Snapchat para os seus concorrentes é que nele as fotos e vídeos se apagam automaticamente tanto do dispositivo do remetente quanto do destinatário segundos após o envio. Ou seja, você conseguirá enviar fotos e vídeos de até dez segundos para os seus amigos e esse conteúdo jamais poderá ser visto novamente.

A ideia original do Snapchat era que amigos muito íntimos pudessem compartilhar conteúdo entre si. De fato, o aplicativo funciona bem para esse público e vem crescendo exponencialmente em todo o mundo. Hoje já são mais de 100 milhões de usuário, e o sucesso é tanto que o Facebook e o Google já tentaram comprar o app.

Esse crescimento fez com que as empresas passassem a olhar para o Snapchat como um caminho alternativo de marketing online. Só no Brasil, um estudo da rede social aponta que 10% dos smartphones já têm o aplicativo. Tamanha relevância fez com que o CEO da companhia visitasse o país para entender melhor o nosso mercado.

Antes de colocar sua marca no Snapchat é importante considerar se o seu público-alvo está lá. O aplicativo tem um grande apelo junto ao público jovem e, principalmente, meninas. Se esse é o seu caso, fique ligado nesses dados mundiais sobre a rede social e anote as principais estratégias a serem adotadas caso você decida utilizar o aplicativo para o seu negócio.

Dados sobre o Snapchat

  • 70% do público do Snapchat é feminino;
  • 18% das pessoas que têm um iPhone têm o aplicativo do Snapchat;
  • A maioria esmagadora do público do Snapchat tem até 25 anos;
  • Os usuários do Snapchat enviam, em média, 400 mi “snaps” (fotos e vídeos enviados pelo aplicativo) por dia.

Dicas de como utilizar o Snapchat na sua loja virtual

1. Use outras redes sociais para divulgar sua nova conta

Para conquistar seus primeiros seguidores no Snapchat você terá que apelar para as outras redes sociais onde já marca presença. Por exemplo: se você tem uma boa base de seguidores no Facebook, divulgue o Snapchat por lá para atrair pessoas até esse novo canal. Escreva uma mensagem que atraia a curiosidade do seu público, oferecendo uma oferta ou novidade exclusiva que ele só veria ao te seguir no Snapchat.

2. Crie fotos e vídeos mostrando “prévias” de novos produtos

Se você for lançar um novo produto, que tal usar o Snapchat para mostrar uma prévia dele para os seus clientes? Como o conteúdo será apagado após visualizado, você pode utilizar fotos e vídeos para apresentar pequenos detalhes sobre novidades e deixar seus seguidores curiosos. Lembre-se que você pode selecionar o período de tempo da sua imagem ou vídeo, podendo chegar, no máximo, a dez segundos por “snap”.

3. Ofereça cupons de desconto

Uma das estratégias mais populares dos e-commerces no Snapchat é oferecer cupons de desconto. Faça uma imagem do cupom e envie para a sua base de seguidores. Lembre-se que o cupom deve ser objetivo e ir direto ao ponto, já que ele poderá ser visto por no máximo dez segundos.

4. Use a funcionalidade “Minha História”

Através da funcionalidade “Minha História” você conseguirá compartilhar uma série de fotos e/ou vídeos com TODOS os seus clientes de uma vez. Esse conteúdo ficará disponível para seus seguidores por até 24 horas. O recurso “Minha História” é legal se você quer manter uma espécie de foto/videolog do seu dia a dia. No caso de uma loja virtual, por exemplo, você pode compartilhar fotos do cotidiano, o famoso “detrás das câmeras”. Observe abaixo como adicionar uma foto ao “Minha História”:

Snapchat Sua História

Você terá que clicar no ícone grifado em amarelo para adicionar uma foto ao “Minha História” (tive que tirar uma foto minha para usar como exemplo ;)). Depois, para vê-la, arraste o dedo na tela do seu celular até chegar à imagem da direita. Simples? Se tiver alguma dúvida pode deixar um comentário no post que tentaremos te ajudar!

Outras estratégias

Além das dicas que já demos acima, você pode adotar outras estratégias para fazer o Snapchat bombar:

  • Faça seus seguidores interagirem com você: que tal enviar um “snap” para sua base dizendo que o primeiro que responder vai ganhar um desconto especial em algum produto? 
  • Caça ao tesouro: peguei a ideia desse artigo (que é bem legal, por sinal). Como funciona? Você fotografa um objeto ou uma paisagem e desafia seus seguidores a responder com uma foto do mesmo objeto/paisagem. Conforme você for recebendo as respostas, irá liberando o objeto/paisagem seguinte para os “acertadores”. Ganha, neste caso, quem completar a lista de fotos primeiro.
  • Explore o cotidiano: uma das coisas que as pessoas mais gostam de ver por parte das marcas nas redes sociais é o que rola por detrás das câmeras, ou seja, no cotidiano da empresa. Envie fotos que ninguém jamais veria sem te seguir e aproveite o fato de as mensagens do Snapchat se autodestruírem depois de vistas (dá pra fazer coisas bem criativas!).
  • Apresente novos membros da equipe: essa é uma dica legal para as lojas maiores e que já têm uma equipe estruturada. Sempre que contratar alguém, apresente essa pessoa através do Snapchat. É algo simples, simpático e que demandará pouco trabalho.
  • Faça relatórios para analisar seu desempenho: ainda falta no Snapchat uma ferramenta para medir a eficácia das estratégias, mas você mesmo pode criar uma planilha para contabilizar esses dados. O Snapchat mostra a quantidade de vezes que cada snap foi visto e o nome do usuário que visualizou. Isso pode ser interessante para criar um relacionamento mais próximo e pessoal com seus clientes.

Entendido?

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas. Recomendamos que você avalie se essa é realmente uma rede social que vale a pena investir. Se o seu público for bem jovem e sua marca estiver disposta a adaptar suas estratégias de marketing digital para o app, vá em frente. Caso contrário, pode ser mais interessante investir em outras redes sociais por enquanto.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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