Como usar as mídias sociais a favor do seu e-commerce

Por: Paloma Barra
Como usar as mídias sociais a favor do seu e-commerce

Aqui você encontra:

Se você é dono ou dona de uma loja virtual, mas resiste em investir nas mídias sociais para divulgar e aumentar as vendas porque não acredita em todo potencial que elas têm a oferecer, saiba que está perdendo muitas oportunidades de crescimento para o seu negócio!

Dados para repensar suas estratégias de marketing

Em primeiro lugar, vale a pena analisar alguns dados importantes para elaborar suas estratégias de marketing digital:

  • O Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos países em que mais se passa tempo nas redes sociais (pesquisa realizada pela GlobalWebIndex em 2019);
  • 66% da população brasileira possui perfis ativos nas redes sociais, isso corresponde a mais de 140 milhões de pessoas (dados da agência We Are Social e Hootsuite);
  • As redes sociais queridinhas dos brasileiros são YouTube (95%), Facebook (90%) e WhatsApp (89%) (pesquisa da Global Digital 2019).

Como ficou claro, o consumidor brasileiro não dispensa uma boa olhadinha nas redes sociais e, por isso, estar presente nelas equivale manter seus produtos e serviços numa vitrine localizada numa rua super movimentada. Logo, fazer isso aumenta, e muito, as chances de vendas.

Mãos à obra

planejamento-midias-sociais-ecommerce

É possível contratar uma equipe de profissionais voltada apenas ao manejo e gerenciamento de ações de marketing focadas em redes sociais, que, aliás, possuem uma série de ferramentas para otimizar essas ações, como filtros para melhor segmentar o público.

A segmentação possibilitada por essas ferramentas, como é o caso do Facebook Ads, por exemplo, permite que as campanhas criadas sejam direcionadas para o público que potencialmente está disposto a adquirir os produtos e serviços da sua empresa.

Assim, é possível direcionar os anúncios para públicos determinados de acordo com o perfil dos clientes da sua loja, por exemplo, apenas homens, apenas mulheres, apenas pessoas de determinada faixa etária e/ou localização, dentre outras características.

Outra vantagem em utilizar as redes sociais é poder se conectar e se aproximar mais do seu público-alvo e ao conhecer melhor e mais de perto suas demandas é bem mais fácil criar campanhas que apresentam resultados satisfatórios, feitas sob medida.

Utilizando as redes sociais

conhecer-midias-sociais-ecommerce

Diferentes tipos de anúncios e postagens podem ser criados para alavancar as vendas do seu e-commerce por meio das redes sociais, alguns exemplos práticos são:

  • Vídeos institucionais, tutoriais, comerciais, comparativos;
  • Postagens em datas especiais, para divulgar promoções, inaugurações, cupons de desconto, produtos e serviços;
  • Criar enquetes e pesquisas para melhor compreender o perfil dos seus clientes;
  • Banners;
  • Chatbots para interagir com os usuários, sanar dúvidas e prestar atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Conteúdos variados que podem ser compartilhados e colaboram para firmar sua loja na mentalidade dos consumidores e torná-la uma referência;
  • E-mail marketing.

É importante lembrar que cada mídia social possui sua própria forma de cobrança. Algumas são por clique ou por impressão, outras possuem um orçamento que pode ser definido de antemão e cobrado por dia, por semana, por mês e assim por diante.

Para definir a mais interessante para sua loja virtual, vale a pena conversar com profissionais de marketing digital, que irão analisar não apenas o aspecto financeiro, mas também o alcance e resultado das postagens e definir os modelos que mais se adequam ao seu negócio.

A escolha das redes sociais a serem usadas

selecionar-midias-sociais-ecommerce

Essa é uma questão importante, afinal, as redes sociais possuem diferenças entre si e, a depender do objetivo a ser alcançado, vale mais a pena investir em uma do que em outra.

Porém, o que os especialistas em marketing digital afirmam é que o melhor a fazer é investir num conjunto de ações publicitárias para obter resultados realmente significativos e, assim, vender mais:

  • O Facebook é excelente para postar conteúdos, compartilhar informações sobre sua empresa e criar um canal de atendimento presente no dia a dia dos consumidores;
  • O Twitter é uma ótima opção para dar feedbacks, sanar dúvidas e direcionar o público para visitar sua loja virtual;
  • O Instagram é uma das melhores vitrines para expor seus produtos e analisar a recepção do público. Mas lembre-se de publicar apenas fotografias com aparência profissional;
  • No YouTube o forte são os vídeos, porém também é possível criar banners e direcionar os clientes diretamente para sua loja;
  • Lojas que estão começando agora podem investir no Pinterest para divulgar fotos dos seus produtos e serviços, e alcançar um maior público;
  • O e-mail permite o envio de conteúdos exclusivos, cupons de desconto para fidelizar os clientes já existentes e fazer com que eles sempre se lembrem da sua loja;
  • O WhatsApp é ideal para enviar informativos, promoções e campanhas relâmpago, além de sanar dúvidas.

É importante pontuar a relevância do tempo de resposta quando os clientes entram em contato com a loja por alguns destes canais: quanto mais rápido melhor, afinal, ninguém gosta de ficar esperando e, na era do tudo rápido, a demora pode custar caro.

Por isso, é essencial ter uma equipe que se dedique apenas às mídias sociais, realização de postagens, elaboração de conteúdos, resposta de comentários e dúvidas, atualização de informações nos perfis da loja, etc.

É preciso ter em mente que, para vender na internet, os clientes precisam confiar no e-commerce, afinal irão colocar dinheiro nele. Por isso, atendê-los prontamente é essencial para demonstrar que por trás da tela há uma equipe que valoriza e escuta o que eles têm a dizer.

Faça como +60mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Sabemos que migrar sua loja não é uma decisão simples.

Descubra os benefícios e facilidades que a Nuvemshop oferece exclusivamente para migrações.

Saiba mais sobre a migração