15/01/2016

Como um ERP pode minimizar os contratempos gerados pela nova lei do ICMS

Como um ERP pode minimizar os contratempos pela nova lei do ICMS

No começo deste ano falamos aqui no blog da Nuvem sobre a mudança na lei do ICMS e que tipo de impacto isso geraria para os lojistas online.

Esse assunto tem dado muito o que falar, pois a partir de agora o processo de entrega de um produto se tornou bem mais burocrático do que era antes de 2016.

Outro dia navegava pelo Facebook quando me deparei com um artigo fantástico que explicava de forma didática as reais mudanças trazidas pela nova lei do ICMS. O artigo foi escrito pelo empreendedor Igor Gaelzer e abaixo vou destacar alguns trechos do texto:

Acredito que a melhor forma de explicar o tamanho e o impacto das mudanças seja com um exemplo prático.

Segue abaixo uma comparação da burocracia necessária para entregar um produto antes de 2016, e agora. Para o exemplo, simulo a venda para o estado do Rio de Janeiro, considerando que somos do Rio Grande do Sul.

Os passos são difíceis de seguir, e este é exatamente o ponto. Peço que você faça um esforço para entender a burocracia criada e que todas as lojas online do país já são obrigadas seguir, em cada uma das suas vendas.

Antes de 2016:

1- Gerar a nota fiscal eletrônica.
2- Imprimir duas vias da nota fiscal.
3- Adicionar uma via junto ao produto.
4- Enviar o produto.
5- Pagar a guia do imposto SIMPLES no final do mês.

Em 2016:

1- Gerar a nota fiscal eletrônica.
2- Imprimir duas vias da nota fiscal.
3- Checar a tabela de alíquota de ICMS, de acordo com o seu estado e o do cliente.
4- Calcular a diferença da alíquota interna e a alíquota interestadual entre os dois estados. No caso de uma venda do RS ao RJ, a alíquota interna é de 19% e a interestadual é de 12%. Ou seja, o valor da diferença de ICMS é de 7%.
5- Dividir esta diferença de 7% em duas partes: 40% dela fica para o estado do cliente e 60% para o nosso.
6- Entrar no site do SEFAZ e emitir a guia para pagamento dos 40% dos 7% que vai para o estado do RJ. Este site varia de acordo com o estado do cliente e os campos a serem digitados também mudam. Digitar as informações da sua empresa e da venda manualmente para emitir o GNRE - Guia Nacional de Tributos Interestaduais.
7- Imprimir a guia do GNRE.
8- Pagar a guia do GNRE.
9- Imprimir o comprovante de pagamento do GNRE.
10- Juntar a nota fiscal, a GNRE emitida e paga, assim como o comprovante de pagamento e coloque-os junto ao produto.
11- Enviar o produto ao cliente.
12- Pagar a guia do imposto SIMPLES no final do mês.

Se você achou o processo complicado, imagine chegar ao trabalho pela manhã e se deparar com 40 novos pedidos.

Em vez de ficar feliz com as boas vendas e seguir com os envios de forma ágil, o sentimento é de ansiedade e frustração em possivelmente não conseguir fazer tudo. Mais do que isso, a sensação de gastar o seu dia com tarefas repetitivas que jogam pelo ralo toda a sua capacidade intelectual para fazer algo muito mais útil.

Menos burocracia, mais produtividade

O relato do Igor é realista e mostra que a nova lei do ICMS tornou a vida dos empreendedores brasileiros mais trabalhosa. Para ter menos dor de cabeça, uma alternativa para lojistas virtuais seria integrar seu negócio com um sistema de gestão online (ERP).

Batemos um papo com o Sidney Zinger, CMO do ERP Bling!, que explicou brevemente como um sistema de gestão pode ajudar a minimizar as burocracias geradas pela lei do ICMS. “ERP’s como o Bling! ajudam até o item cinco”, explicou Zinger em referência ao artigo mencionado anteriormente. “Ele (ERP) faz todos os cálculos, coloca na nota e manda para o SEFAZ, sendo preciso colocar as regras de valores de tributos apenas uma vez, depois é tudo automático”, completou.

Ter um ERP integrado à sua loja na internet permitirá que você poupe tempo e consiga ser mais produtivo, economizando dinheiro. No entanto, ferramentas como o Bling! te acompanham até certo ponto do processo, sendo que do item seis ao 12 você ainda terá que fazer manualmente.

Dica: lojistas da Nuvem Shop podem usar o Bling! gratuitamente pelos três primeiros meses utilizando o cupom #nuvemshop ao se cadastrar no ERP!

Perspectiva de mudança

Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), se reuniu recentemente com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, com a finalidade de mudar a nova regra. Reproduzo a seguir um trecho de um artigo publicado no portal E-commerce Brasil:

Segundo Afif, na reunião que teve com o ministro na quinta-feira (7), Barbosa prometeu reunir o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) para buscar uma solução que desobrigue os comerciantes de emitirem notas diferentes e recolherem uma guia para cada estado para onde venderem uma mercadoria. “É uma loucura, fizeram uma loucura”, afirmou Afif sobre a alteração na cobrança que, segundo ele, significou mais burocracia para os pequenos negócios.

Como você pode perceber, a nova lei do ICMS causou insatisfação geral no comércio eletrônico, mas pode sofrer ajustes em breve, o que representará um tremendo alívio para lojistas virtuais. Se essas alterações forem realmente levadas adiante, novas modificações devem ser anunciadas nos próximos meses e trarão menos burocracias aos empresários.

Ainda vale a pena ter uma loja na internet?

Claro! Por mais que a mudança na lei do ICMS dificulte um pouco a vida dos empreendedores brasileiros, ainda é totalmente viável vender pela internet. Se você puder integrar sua loja com um sistema de gestão, por exemplo, sua vida será facilitada ao fechar uma venda e você enfrentará menos burocracias.

Vale lembrar que se você tem uma grande ideia e produtos de qualidade, nenhuma lei, por mais controversa que seja, impedirá seu negócio de crescer e fazer sucesso. Portanto, digo com 100% de certeza que sim, vale muito a pena ter um e-commerce e vender seus produtos na internet.

Caso você tenha caído de paraquedas neste artigo e esteja buscando o espaço ideal para vender online, recomendo que você teste os 15 dias gratuitos da plataforma da Nuvem Shop, que é simples, fácil de manusear e permitirá que você tenha seu negócio com a sua cara sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Data da última atualização: 29/08/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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