23/06/2014

8 dicas para vendas no Facebook: transforme seus relacionamentos

Relacionamento Facebook Vendas

Sabia que existe a possibilidade de levar tráfego para o seu site de forma simples e gratuita? Sim, você não leu errado! A rede social sobre a qual vamos falar a seguir se caracteriza pelo relacionamento entre as pessoas – meio ideal para você construir um vínculo despretensioso com o seu cliente.

Para vender pelo Facebook, você tem que conseguir entrar no círculo social do seu consumidor. No entanto, é bom ter cuidado e fazer isso sem soar como uma máquina de vender, e sim como alguém que escuta, compreende e tem algo bacana a oferecer. Muitas vezes, você será aquela peça que falta para resolver um problema ou uma dúvida, basta descobrir como esses usuários poderão te encontrar.

E como conseguir isso? Existem diversas técnicas para agradar seus seguidores e, por consequência, guiá-los à sua loja online. Veja algumas a seguir:

1. Mostre o que acontece “atrás do palco”

Como já dissemos, evite que os seus seguidores te enxerguem como uma espécie de “robô de vendas”. O primeiro passo é fazer com que o interlocutor se sinta identificado com a sua marca. Ele precisa perceber que, atrás daquela fanpage do Facebook, existe uma equipe de seres humanos trabalhando para apresentar um produto ou serviço de excelência.

Uma boa estratégia para cumprir esse objetivo é postar fotos da sua equipe trabalhando e objetos que façam parte do local de trabalho. Todos somos curiosos por natureza e temos interesse em saber o que existe do outro lado da tela – é um mistério que com certeza nos atrai. Desta maneira, esse tipo de diálogo seguramente trará um maior engajamento.

2. Revele produtos + momentos

Ao comprar online é impossível apreciar e sentir o produto da mesma forma que fazemos numa loja física. Exatamente por isso, as fotos possuem extrema relevância.

As imagens de mercadorias no e-commerce normalmente têm um estilo mais sério, muitos ângulos e luz nítida – tudo isso para que a pessoa que for efetuar uma compra tenha uma possibilidade maior de entender e apreciar cada item.

Aqui, contudo, é um pouco diferente. Seu objetivo principal, ao invés de vender pelo Facebook, é conquistar o seguidor e levá-lo à sua loja online. Portanto, indicamos utilizar fotos mais realistas nessa mídia: elas devem mostrar o seu produto sendo utilizado na vida real, no dia a dia. Tenha em mente que um item associado a um bom momento tem mais chances de ser vendido.

O público nem sempre compra apenas um objeto em si, mas tudo o que vem atrelado a ele. Por exemplo: se eu compro uma garrafa de vinho, estou adquirindo, acima de tudo, o momento de compartilhar aquilo com meus amigos e familiares.

3. Chame os clientes pelo nome

Chamar um usuário pelo nome vai gerar confiança e mostrará que você está interessado em transmitir o sentimento de que ele representa algo mais do que um simples número.

Manifestar entusiasmo ao consumidor é o caminho indicado para conseguir um bom relacionamento e uma venda posterior. Por isso, quando receber comentários, responda-os de forma pessoal: se possível, marque cada cliente para que os mesmos sejam notificados.

4. Use um vocabulário compatível

Já mencionamos esse ponto, mas vale a pena repetir: estar identificado com o cliente é uma das chaves para o sucesso, portanto, o pensamento compartilhado é o que vai levar seu relacionamento com o usuário ao próximo nível.

O vocabulário é tudo. Como falamos, pensamos; como pensamos, atuamos. As diversas formas de comunicar atraem diferentes tipos de consumidores. Justamente por isso, tenha em mente qual é o público que você quer alcançar quando está escrevendo posts ou respondendo aos comentários da rede social.

Para potencializar suas vendas com o Facebook, tente falar de forma mais parecida possível com o seu público-alvo. Se o seu target é jovem e informal, utilize um vocabulário mais descontraído. Se, por outro lado, você lida com um público adulto, procure transmitir mais seriedade e expertise.

5. Publique diariamente, mas evite abusos

Para conseguir vender através do Facebook é preciso saber publicar apenas o necessário. Poste diariamente, mas sem bombardeios e, sobretudo, compartilhe conteúdos relevantes.

Antes de publicar qualquer coisa pergunte a si mesmo: o que eu quero transmitir com esse conteúdo? Como ele servirá o meu seguidor? Se você busca aumentar o conhecimento dele sobre determinado assunto, um artigo educativo pode ser interessante; se você quer incentivar ou motivar o público, uma frase inspiradora pode cair como luva.

Caso você esteja certo de que seu conteúdo é significativo, publicar uma vez por dia pode ser o suficiente. É claro que você pode postar mais vezes desde que tenha algo importante a dizer, mas, no geral, evite bombardear a timeline dos seus clientes.

A publicidade constante pode irritar as pessoas e incentivá-las a deixar de seguir sua marca. Outro ponto fundamental é misturar o tipo de conteúdo compartilhado. Faça mesclas entre textos relevantes e posts divulgando produtos/serviços.

6. Compartilhe fotos e vídeos

Fotos e vídeos figuram entre os tipos de conteúdo que mais geram engajamento. Assim, é importante, vez ou outra, publicar esses formatos. Observe algumas dicas para fazer isso do jeito certo:

  • Compartilhe fotos mostrando o estilo de vida atrelado aos seus produtos/serviços ou momentos gratificantes que os mesmos podem gerar;
  • Em formato de imagem, divulgue frases que transmitam os valores da sua empresa;
  • Poste vídeos dos seus produtos de uma forma que suas qualidades possam ser melhor apreciadas.

7. Incentive o envolvimento dos seus seguidores

Envolver a sua base de seguidores através de perguntas ou concursos é uma das melhores maneiras de construir um bom relacionamento no Facebook e divulgar a sua marca.

Por exemplo: se seus amigos interagem com determinada página na rede social, aparecerá para você tal ação na barra da direita ou na própria linha do tempo. Assim, essa é uma excelente forma de propagação para a sua fanpage também.

As perguntas podem ser variadas, desde feedbacks até qual produto seus seguidores mais gostam – essa votação pode ser feita por reações. Nem sempre as perguntas precisam ter uma finalidade super específica; gerar engajamento pode ser o suficiente.

8. Poste no momento certo

Para que o seu conteúdo tenha sucesso, você deverá compartilhá-lo no momento do dia em que mais seguidores estejam online. Há quem recomende horários específicos para cada rede social, mas a verdade é que isso é uma grande lenda. O certo vai depender de cada negócio e de cada segmento.

Neste ponto, o que recomendamos é testar. Estabeleça um horário diferente por dia ou por semana e observe como o seu público reage. Ao analisar os resultados, identifique qual período você obteve maior engajamento (curtidas/reações, comentários e compartilhamentos). Pronto, agora você já tem o seu “horário de ouro”.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você. Lembre-se: um relacionamento de confiança incentiva a compra.

Se ficou interessado pelo assunto, confira também nosso guia prático e completo sobre o Facebook. O material é gratuito e você pode baixá-lo agora mesmo em seu computador, tablet ou smartphone:

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[Atualizado em 20/04/2018.]

Data da última atualização: 20/04/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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