30/11/2018

Como tirar férias entre o Natal e o Ano Novo e manter sua loja virtual em ordem

Pessoa descansando

O final do ano está chegando e, com ele, as tradicionais atividades de verão. Geralmente, as pessoas aproveitam os dias entre o Natal e o Ano Novo para dar uma pausa no trabalho. Afinal, todos nós esperamos descansar um pouco e recarregar as energias para 2019, não é?

Se você investe em um e-commerce, boas notícias! Não precisa deixar o almoço em família ou a piscina de lado e nem deixar de vender: basta tomar os cuidados certos e aproveitar alguns dias de férias sem preocupações. Quer saber como?

1. Antecipe as entregas pendentes

A primeira coisa a fazer é colocar todas as vendas em ordem. Confira os pedidos já realizados, embale cada produto e leve tudo de uma vez para os Correios. Se alguma compra estiver aguardando confirmação do pagamento, pode valer a pena aguardar mais alguns dias ou entrar em contato com a intermediadora para ver se é possível agilizar o processo.

Para não deixar passar nenhuma chance de venda, verifique também a página de carrinhos abandonados em seu painel de administração e convide as pessoas que não concluíram suas compras a voltarem para sua loja virtual, avisando que as entregas serão antecipadas. É uma oportunidade de aumentar os lucros nessa época tão agitada do ano.

2. Atualize os prazos de frete

Pedidos organizados? Agora, procure as configurações dos seus serviços de frete e altere o prazo de envio, acrescentando o número de dias ausentes mais o tempo necessário para processar um pedido. Se, por exemplo, você costuma levar dois dias para separar e enviar um produto e ficará fora por cinco dias, adicione sete.

Eles serão somados na previsão de entrega quando os próximos visitantes comprarem alguma coisa, garantindo que ninguém fique frustrado por não receber a encomenda na data certa. Depois, quando voltar ao trabalho, lembre-se de priorizar as compras feitas nesse período.

3. Comunique aos seus clientes

Caso você não conte com uma equipe de atendimento que possa receber as dúvidas e requisições dos clientes durante suas férias, é importante deixar claro que as mensagens levarão um pouco mais de tempo para serem respondidas.

Para evitar que as pessoas deixem de visitar sua loja virtual, no entanto, o ideal é deixar esse aviso em um local bem visível da sua página inicial – em vez de enviar e-mails, por exemplo. Escolha um espaço próximo às informações de contato, para que os visitantes já saibam disso ao decidirem escrever.

4. Programe as redes sociais

Caso sua marca mantenha algum perfil nas redes sociais (o que é altamente indicado), vale a pena dedicar um tempo para elaborar publicações futuras. Assim, você mantém o engajamento com os seus seguidores e evita que alguns deles deixem de acompanhá-lo por falta de atualizações.

Temos um artigo que ensina como programar postagens em uma página do Facebook, mas você também pode usar ferramentas como o Buffer, o Hootsuite e o Postgrain para agendar conteúdos em outras mídias como o Twitter, o Instagram e o Google Plus. Lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado”.

5. Baixe o aplicativo mobile

Com as ações acima, você já pode tirar suas férias com a cabeça tranquila. Mas se, “só por garantia”, quiser continuar acompanhando tudo o que acontece em sua loja virtual, basta fazer o download do aplicativo da Nuvem Shop, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Com ele, você tem uma visualização rápida e completa de todos os pedidos e produtos, e ainda recebe uma notificação quando alguma venda é concluída ou um pagamento é confirmado/cancelado. Pode também fazer qualquer ajuste em seu negócio com apenas alguns cliques.

Gostou?

Esperamos que esse artigo tenha te deixado mais animado para vender muito e ainda descansar no Natal e no Ano Novo! Se o que você deseja é apenas pausar temporariamente as atividades da sua loja virtual, só precisa habilitar o modo Loja em manutenção.

Ainda não aproveita as vantagens do e-commerce? Então, experimente a plataforma da Nuvem Shop por 15 dias grátis e comece a vender pela internet.

Data da última atualização: 10/12/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


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