18/09/2015

3 questões para saber se o seu negócio está no caminho certo

Pessoa andando de bicicleta por um caminho.

Você procura seguir seu planejamento financeiro, trabalha com fornecedores de qualidade, conta com uma boa equipe de funcionários, orienta sua rotina de trabalho de acordo com metas e planos de ação, gerencia suas tarefas da maneira mais produtiva possível e até utiliza algumas ferramentas úteis.

Como saber, porém, se todo esse esforço tem dado resultado? Confira a seguir três perguntas importantes que você pode fazer a si mesmo periodicamente para garantir que a sua empresa e a sua carreira como empreendedor caminhem na direção certa.

1. Suas metas estão sendo atingidas?

De nada adianta finalizar todos os seus projetos e manter sua lista de pendências sempre equilibrada se isso não estiver levando você e a sua equipe aonde querem chegar, não é?

Reserve um tempo especial para voltar à reflexão inicial a respeito dos seus objetivos e analisar o seu progresso. Que projetos foram finalizados de maneira apenas razoável? Quais resultados foram além do esperado e trouxeram um crescimento ainda maior do que o previsto? Existe algum plano de ação que precisa ser alterado?

Embora você já tenha previsto diferentes cenários ao estabelecer suas metas, é importante prestar atenção especial à situação atual do seu negócio e, se for preciso, “recalcular a rota”.

Caso suas metas iniciais sejam alteradas, certifique-se de comunicar toda a equipe, focando-se nas razões da mudança e orientando seus colaboradores a atualizarem seus planos de ação.

2. Sua empresa está obtendo lucro?

O mesmo estudo deve ser aplicado ao seu planejamento financeiro, elaborado durante a fundação do seu negócio. Consulte as movimentações bancárias da sua empresa, verifique suas últimas compras e investimentos e colete todos os registros possíveis de entrada e saída de capital.

A partir destas informações, será possível calcular a sua margem de lucro, ou seja, o montante que sobra da receita após a subtração de todas as despesas durante o período de tempo determinado.

Caso o resultado seja positivo, determine a média percentual mensal de ganho e compare-a com as metas periódicas do seu planejamento. Caso seja negativo (prejuízo), pergunte-se quais medidas deverão ser tomadas para que a sua empresa se recupere do déficit.

Essa análise precisa ser feita de maneira cautelosa e realista. Não trabalhe com suposições e estimativas, mas com dados reais. O orçamento está sendo respeitado? Identifique quais fatores contribuíram para a atual situação, selecione gastos que poderão ser evitados futuramente e, caso seja preciso, atualize o seu planejamento.

3. Seus clientes estão satisfeitos?

Você já refletiu sobre os dois pontos anteriores e, felizmente, concluiu que a sua empresa está em constante crescimento, aumentando sua margem de lucro e caminhando da maneira esperada. Resta agora a terceira questão, não menos importante: qual é o nível de satisfação do seu público?

Conhecer as expectativas e opiniões dos seus clientes é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa. O diferencial escolhido para seu negócio está realmente se fazendo presente? O produto tem sido entregue da maneira prometida?

Uma métrica de satisfação interessante é o Net Promoter Score (NSP), que se refere ao grau, de um a dez, em que o consumidor recomendaria a sua marca para um conhecido. Você pode identificar os fatores que influenciou cada “nota” e, a partir da média dos números obtidos, saber se o seu serviço está agradando ao público – afinal, nós só recomendamos aquilo do qual realmente gostamos, não é?

Outro bom recurso é a Taxa de Fidelização do Cliente, ou seja, a porcentagem de compradores que voltam a utilizar o seu serviço em relação aos clientes totais. Mais uma vez, o ideal é buscar saber o que gerou a fidelização. Com este artigo, você pode aprender a pedir feedback da maneira ideal e ter acesso a essas valiosas respostas, de forma a promover as mudanças necessárias.

Não se esqueça de considerar também a maneira como as pessoas se posicionam em relação à sua comunicação e o suporte prestado aos clientes. Avalie seu serviço de atendimento a partir de métricas especiais para essa área.

Tudo certo?

Com um acompanhamento constante destes três pontos do seu empreendimento, você poderá tomar todas as ações possíveis para garantir o crescimento da empresa, manter seus colaboradores bem orientados e ficar seguro em relação ao seu trabalho.

Caso invista no e-commerce, é importante também escolher uma plataforma completa e confiável – como a oferecida pela Nuvem Shop. Crie sua loja virtual e experimente!

Data da última atualização: 29/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


3-questes-para-saber-se-o-seu-negcio-est-no-caminho-certo