3 questões para saber se o seu negócio está no caminho certo

Por: Luane Silvestre
3 questões para saber se o seu negócio está no caminho certo

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Você procura seguir seu planejamento financeiro, trabalha com fornecedores de qualidade, conta com uma boa equipe de funcionários, orienta sua rotina de trabalho de acordo com metas e planos de ação, gerencia suas tarefas da maneira mais produtiva possível e até utiliza algumas ferramentas úteis.

Como saber, porém, se todo esse esforço tem dado resultado? Confira a seguir três perguntas importantes que você pode fazer a si mesmo periodicamente para garantir que a sua empresa e a sua carreira como empreendedor caminhem na direção certa.

1. Suas metas estão sendo atingidas?

De nada adianta finalizar todos os seus projetos e manter sua lista de pendências sempre equilibrada se isso não estiver levando você e a sua equipe aonde querem chegar, não é?

Reserve um tempo especial para voltar à reflexão inicial a respeito dos seus objetivos e analisar o seu progresso. Que projetos foram finalizados de maneira apenas razoável? Quais resultados foram além do esperado e trouxeram um crescimento ainda maior do que o previsto? Existe algum plano de ação que precisa ser alterado?

Embora você já tenha previsto diferentes cenários ao estabelecer suas metas, é importante prestar atenção especial à situação atual do seu negócio e, se for preciso, “recalcular a rota”.

Caso suas metas iniciais sejam alteradas, certifique-se de comunicar toda a equipe, focando-se nas razões da mudança e orientando seus colaboradores a atualizarem seus planos de ação.

2. Sua empresa está obtendo lucro?

O mesmo estudo deve ser aplicado ao seu planejamento financeiro, elaborado durante a fundação do seu negócio. Consulte as movimentações bancárias da sua empresa, verifique suas últimas compras e investimentos e colete todos os registros possíveis de entrada e saída de capital.

A partir destas informações, será possível calcular a sua margem de lucro, ou seja, o montante que sobra da receita após a subtração de todas as despesas durante o período de tempo determinado.

Caso o resultado seja positivo, determine a média percentual mensal de ganho e compare-a com as metas periódicas do seu planejamento. Caso seja negativo (prejuízo), pergunte-se quais medidas deverão ser tomadas para que a sua empresa se recupere do déficit.

Essa análise precisa ser feita de maneira cautelosa e realista. Não trabalhe com suposições e estimativas, mas com dados reais. O orçamento está sendo respeitado? Identifique quais fatores contribuíram para a atual situação, selecione gastos que poderão ser evitados futuramente e, caso seja preciso, atualize o seu planejamento.

3. Seus clientes estão satisfeitos?

Você já refletiu sobre os dois pontos anteriores e, felizmente, concluiu que a sua empresa está em constante crescimento, aumentando sua margem de lucro e caminhando da maneira esperada. Resta agora a terceira questão, não menos importante: qual é o nível de satisfação do seu público?

Conhecer as expectativas e opiniões dos seus clientes é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa. O diferencial escolhido para seu negócio está realmente se fazendo presente? O produto tem sido entregue da maneira prometida?

Uma métrica de satisfação interessante é o Net Promoter Score (NSP), que se refere ao grau, de um a dez, em que o consumidor recomendaria a sua marca para um conhecido. Você pode identificar os fatores que influenciou cada “nota” e, a partir da média dos números obtidos, saber se o seu serviço está agradando ao público – afinal, nós só recomendamos aquilo do qual realmente gostamos, não é?

Outro bom recurso é a Taxa de Fidelização do Cliente, ou seja, a porcentagem de compradores que voltam a utilizar o seu serviço em relação aos clientes totais. Mais uma vez, o ideal é buscar saber o que gerou a fidelização. Com este artigo, você pode aprender a pedir feedback da maneira ideal e ter acesso a essas valiosas respostas, de forma a promover as mudanças necessárias.

Não se esqueça de considerar também a maneira como as pessoas se posicionam em relação à sua comunicação e o suporte prestado aos clientes. Avalie seu serviço de atendimento a partir de métricas especiais para essa área.

Tudo certo?

Com um acompanhamento constante destes três pontos do seu empreendimento, você poderá tomar todas as ações possíveis para garantir o crescimento da empresa, manter seus colaboradores bem orientados e ficar seguro em relação ao seu trabalho.

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