Como o conteúdo interativo pode gerar mais engajamento com sua audiência

Por: Rock Content
Como o conteúdo interativo pode gerar mais engajamento com sua audiência

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Você já sabe que estimular o engajamento da audiência é fundamental para os resultados da sua estratégia digital. Sabe também que alcançar essa meta depende da sua capacidade de oferecer ao público experiências qualificadas, de modo a distinguir sua marca de outras tantas concorrentes.

Para fazer isso, é fundamental se manter atento às variações das preferências do consumidor, sendo essa a única forma de estabelecer uma relação mais estreita. Uma das grandes tendências nesse sentido é a produção do conteúdo interativo, que é excelente em gerar estímulos positivos nos consumidores.

Então, esse tipo de material se torna uma ferramenta valiosa para qualquer estratégia de Marketing Digital, podendo ser aplicado tanto para atrair e converter leads, quanto para obter dados relevantes.

Quer saber mais sobre como gerar engajamento com conteúdo interativo? Continue a leitura e confira!

O que são conteúdos interativos?

Conteúdos interativos são aqueles que contam com algum elemento de interatividade, estabelecendo um diálogo com o leitor. Ao contrário dos materiais chamados passivos, os interativos permitem que a audiência, de alguma forma, participe ativamente da própria experiência.

Quando inserido no contexto do Marketing de Conteúdo, trata-se de um formato especialmente útil, já que facilita a criação de uma conexão com a persona. Afinal, um indivíduo está muito mais propício a se interessar por algo que gere algum tipo de resposta, em vez de apenas estabelecer uma relação de via única.

Naturalmente, tais conteúdos devem gerar algum valor para a audiência, de preferência possibilitando a resolução de algum problema ou se posicionando como fonte confiável de informações. Ao longo do texto, nos aprofundaremos mais nos tipos de materiais que podem ser utilizados nesse sentido, mas com alguns você já convive diariamente.

Quizzes, por exemplo, são cada vez mais explorados em estratégias digitais. A ferramenta de perguntas e respostas interage diretamente com o visitante, permitindo que ele teste os próprios conhecimentos sobre um assunto e, dessa forma, forneça informações valiosas sobre o estágio do funil em que se encontra.

Dito isso, é importante lembrar a necessidade de evitar que esses conteúdos sejam facilmente percebidos como peças com objetivos publicitários. A ideia é que o público se sinta genuinamente engajado em algo que se interessa por sua participação, incentivando-o a realizar as ações que vão beneficiar a estratégia.

Por que utilizar conteúdos interativos em sua estratégia?

O primeiro motivo que apontamos para você considerar a utilização de conteúdos interativos em sua estratégia tem relação com as preferências do público. Como você sabe, atrair e reter a atenção de uma pessoa é uma tarefa cada vez mais complicada, especialmente com o grande volume de conteúdos produzidos diariamente na internet.

A solução, então, é investir em materiais autênticos e interessantes, de modo a tornar única a experiência da persona. De acordo com um estudo realizado pelo Content Marketing Institute, esse é um objetivo que pode ser alcançado a partir do uso de conteúdos interativos.

No estudo, 87% dos mais de 20.000 entrevistados concordam que esse tipo de material é muito mais eficaz em reter a atenção do público.

Se isso não for motivo suficiente para você considerar fazer otimizações em sua estratégia, tenha em mente que o mercado já está nesse movimento. A mesma pesquisa indica que 79% das marcas planejam adotar a produção de conteúdo interativo como um dos pilares de suas abordagens de Marketing Digital.

Aumento do engajamento com conteúdo interativo

Embora seja importante, o processo de atrair a atenção da audiência é apenas o primeiro passo para o alcance do seu objetivo. Sendo assim, o grande benefício desse tipo de material é seu potencial de elevar o engajamento do público, facilitando assim a conversão e a nutrição de leads.

Quando você estimula o visitante ou o seguidor a interagir com você, é criado um gatilho para que ele tome determinadas ações. Trata-se de uma maneira de tornar a experiência do cliente mais leve, de certa forma simulando um diálogo humanizado. Em vez de apenas ouvir o que a empresa tem a dizer, ele sente que sua voz também será ouvida.

Então, seja em redes sociais, seja em blogs, a tendência é que os clientes se engajem mais com as marcas que estabelecem uma relação de mão dupla.

Isso, aliás, pode ser explicado sob o prisma do conceito de consumidor 4.0, que prevê a preferência por relações humanizadas, qualificadas e personalizadas.

Quais são os principais tipos de conteúdos interativos?

Agora que você entende o que é o conteúdo interativo e quais são seus principais benefícios, deve estar se perguntando quais tipos de formato você pode explorar em sua estratégia. No primeiro tópico, citamos o quiz, que pode ser facilmente utilizado em stories no Instagram, por exemplo.

Além de testar o conhecimento da persona sobre o assunto com respostas predeterminadas, você também pode incentivar que ela responda perguntas de forma mais livre. O uso de questionários nesse sentido permite conhecer melhor o público, mas lembre-se: tome cuidado para não tornar a experiência entediante.

Em outras palavras, se for utilizar questionários, faça com que eles gerem algum valor para o cliente. É importante que ele entenda os motivos do interesse em suas respostas e, principalmente, sinta-se interessado em providenciá-las. A seguir, vamos listar outros formatos que podem ser utilizados. Acompanhe!

Infográficos

Os infográficos são materiais já inseridos no mundo do Marketing Digital. Se você já trabalhou com eles, sabe que são excelentes ferramentas para nutrir o lead na fase de atração, em que ele ainda está descobrindo o próprio problema. Sendo assim, trata-se de um conteúdo mais educativo, que foca o compartilhamento de informações.

Ao inserir o elemento da interatividade, você torna a experiência de ler um infográfico mais lúdica e interessante, facilitando e incentivando o consumo por parte do leitor.

Pegue como exemplo este infográfico interativo. Além da habitual oferta de informações, o material é repleto de elementos que estimulam o engajamento do público, como testes de conhecimento e recursos que só são revelados conforme o visitante navega pela página.

Vídeos

O uso de vídeos é uma tendência crescente no Marketing Digital, sendo peça central na estratégia de diversas marcas. Acontece que, no modelo tradicional, os vídeos são peças passivas, ou seja, não permitem que a audiência participe ativamente da experiência, restringindo-a a uma posição de espectador.

Contudo, existem diversas maneiras de inserir a interatividade nos vídeos, tornando quem os assiste em participantes ativos. Uma delas é criar um modelo que permita tomadas de ação por parte do público, personalizando o desenvolvimento e o enredo da peça. É o caso de uma campanha criada pela Maybelline.

A empresa de cosméticos criou um material em que propõe à audiência a criação de um look estilizado. Para isso, o espectador escolhe entre diferentes situações e estilos de maquiagem, a começar pelo cenário: dia ou noite. A partir das respostas, é exibido um tutorial de um look personalizado.

Outra marca que já comprovou a eficácia do uso de vídeos interativos é a montadora de carros Honda. Na campanha, chamada The Other Side, a audiência assiste a cenas que parecem cotidianas, mas, ao pressionar a letra R no teclado, é transportada para uma versão completamente diferente do enredo, gerando uma experiência e tanto.

Vídeos interativos são, também, uma excelente forma de educar a audiência, independentemente da complexidade do assunto. Isso fica claro no vídeo narrado por Nicky Case. A partir de elementos interativos e princípios de gamificação, o conteúdo explica o que é ansiedade sob um olhar da neurociência.

Calculadoras

Calculadoras interativas são excelentes ferramentas para enriquecer a etapa de decisão do cliente, apresentando de forma prática os impactos da sua solução. Se você atua com serviços B2B, por exemplo, pode utilizar o recurso para dar ao consumidor o poder de calcular facilmente o ROI que ele pode alcançar ao fechar com você.

No cenário B2C, a relevância é mantida. Imagine, por exemplo, uma agência de viagens que tenta educar a persona sobre os custos envolvidos em um pacote. O oferecimento de uma calculadora interativa é extremamente útil, visto que o cliente poderá, de forma simples, realizar os cálculos e embasar a própria decisão.

Landing Pages

As landing pages são ferramentas já consagradas no Marketing de Conteúdo. Geralmente, essas páginas oferecem um material de valor em troca dos dados de contato do visitante, transformando-o em lead. Acontece que, em alguns casos, uma landing page tradicional já não é suficiente para engajar o público.

A solução? Investir na criação de landing pages interativas. A partir da inclusão de elementos como quizzes e questionários, você torna a página muito mais interessante e informativa do que a apresentada no modelo clássico, que se limita à descrição do material e ao formulário de captação de informações.

Uma ideia que vem se tornando mais comum é a inclusão de sessões mais informativas na página. Adicionar, por exemplo, os depoimentos de outros clientes e os diferenciais da marca pode ser o necessário para dar o último empurrão que o visitante precisa para ser convertido.

Potencializar com conteúdos interativos a busca por engajamento é uma prática que tem tudo para melhorar seus resultados. Por serem mais lúdicos e autênticos, e permitirem o diálogo com o público, esses materiais trazem benefícios como a otimização da geração de leads, da captação de dados e do relacionamento entre marca e consumidor.

E aí, que tal aproveitar esse conhecimento e começar a usar conteúdos interativos para aumentar o engajamento? Confira quais são os estágios da criação de uma estratégia interativa!

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