Como montar um brechó online e faturar com roupas usadas?

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Nos últimos anos, pautas como sustentabilidade e consumo consciente passaram a ganhar cada vez mais visibilidade e destaque nas redes sociais e na internet como um todo. Com isso, um modelo de negócio já bem conhecido das pessoas que se interessam por moda foi impulsionado e adaptado ao mundo digital: os brechós online.

Vender roupas usadas por você ou por outras pessoas é uma ótima ideia não só para fazer uma renda extra, mas também para se tornar a sua principal ocupação. No entanto, é preciso muito trabalho, dedicação e criatividade.

Neste conteúdo, criamos uma lista com o passo a passo de como montar um brechó online e arrasar nas vendas. Para começar, assista ao vídeo abaixo:

Siga a leitura para se aprofundar no assunto e anote todas as dicas! 👗

Crie sua loja virtual e venda pela internet
Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador

1. Crie um bom plano de negócio

A organização é uma grande amiga de qualquer empreendedor. Imagine a quantidade de informações e processos que envolvem a gestão de uma empresa, por mais simples que ela seja. Bastante coisa, não é?

O plano de negócios consiste em um documento que reúne tudo o que você precisa saber sobre a sua empresa — como o tipo de sociedade, sócios e investidores, capital de giro etc. Portanto, criá-lo deve ser uma prioridade na sua lista de tarefas.

💡 Saiba mais: Plano de negócios: como fazer o seu?

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2. Escolha um estilo de roupas

Assim como em qualquer modelo de negócio, o ideal para montar o seu brechó online é mirar em um nicho de mercado. Nesse caso, você pode começar optando por um estilo de roupas, como vintage, casual ou alta costura, por exemplo.

Para isso, duas ferramentas que poderão te ajudar são a pesquisa de mercado e a análise da concorrência. Juntas, elas te darão um panorama geral do segmento, além de identificar, mais detalhadamente, quais estratégias seus competidores estão usando para vender pela internet.

Com esta primeira etapa definida, será muito mais fácil encontrar o perfil de consumidor que você quer atingir com o seu brechó online e, a partir disso, desenhar a sua persona — uma representação semifictícia de um cliente real.

💡 Saiba mais: Buyer persona: como identificar seu cliente ideal?

💡 Saiba mais: Como montar uma loja de roupas masculinas?

E se você tem dúvidas sobre essas etapas fundamentais para criar um negócio do zero e começar a vender pela internet, não deixe de conferir o nosso material gratuito com todos os passos necessários:

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3. Conte com bons fornecedores e parceiros

Depois de definir o estilo de roupas que você vai vender e identificar o seu público-alvo, chegou o momento de encontrar seus fornecedores. Em um primeiro momento, vender as próprias peças em um brechó online pode até ser uma boa ideia, mas, com o tempo, essa opção acaba limitando o seu estoque.

Por isso, é importante que você encontre um meio de renová-lo com peças usadas por outras pessoas. Uma alternativa para isso é comprar essas roupas por um preço baixo de quem está querendo praticar o desapego. Você pode negociar o pagamento por peça, por quantidade ou por quilo.

Outra forma de encontrar fornecedores de roupas para o seu brechó online é garimpando estoques antigos de lojas tradicionais ou em bazares de asilos e outras instituições. Aqui, é importante ter um olhar clínico e manter o foco no segmento que você escolheu atuar.

💡 Saiba mais: O que é outlet? Veja como lucrar revendendo itens de marca!

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4. Tenha um estoque inicial

Antes de começar a vender, de fato, as roupas no seu brechó online, você deve ter um estoque mínimo de peças para publicar. Como, geralmente, esse modelo de negócio trabalha com itens únicos e exclusivos, isso garante que o seu cliente tenha uma variação, ao menos, de opções.

Portanto, depois de selecionar seus fornecedores, escolha as peças que você vai comprar de cada um deles e comece a montar o seu estoque. Para te ajudar nesse processo, baixe grátis a nossa planilha de controle de estoque:

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5. Preserve os produtos que você vai vender

Outro ponto de observação muito importante para esse modelo de negócio é garantir a preservação dos itens que você vai disponibilizar em seu brechó online.

Portanto, caso você veja que alguma das peças precisa de ajustes ou reparos — como fazer uma costura, pregar um botão etc. —, é essencial que você os faça antes de cadastrar no estoque e colocar para venda.

Além disso, entregue as peças lavadas e passadas ao seu consumidor, como se fossem novas. Apesar de ter a consciência de que todos os itens do brechó já foram usados, seu cliente deve recebê-los em ótimo estado de conservação.

📹 Veja também: Como vender roupas usadas na internet?

6. Faça a precificação dos itens

Os brechós, tanto físicos quanto online, são conhecidos por oferecerem preços mais baixos do que as lojas tradicionais cobrariam por uma peça. Mas isso não significa que seu produto precise ser desvalorizado.

Como já citamos, a maioria das peças são únicas e exclusivas, e isso pode agregar ainda mais valor às roupas da sua loja virtual. Assim, para determinar o preço de cada uma delas, é fundamental estar de olho nas tendências e ter conhecimento sobre o mercado da moda no geral.

Lembre-se também de acrescentar a essa conta:

  • Custo que você teve para adquirir tal peça;
  • Mão de obra para possíveis reparos;
  • Despesas fixas e variáveis do negócio;
  • Margem de lucro.

Se quiser saber mais sobre precificação de produtos, confira nosso artigo sobre o tema:

💡 Saiba mais: Guia completo sobre precificação de produtos

Além disso, a Nuvemshop desenvolveu uma ferramenta que ajuda a definir o preço dos produtos. Baixe grátis:

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7. Tire boas fotos das peças

Para montar um brechó online e ter sucesso na internet, é fundamental que seu site de vendas tenha fotos de boa qualidade, mostrando todos os ângulos e detalhes da mercadoria. Além disso, garanta que as imagens apresentem cores fiéis.

Para isso, pode ser necessário que as fotos passem por algum tipo de edição básica — mas apenas para tornar a imagem mais próxima da realidade.

💡 Saiba mais: Como editar fotos para loja virtual?

Lembre-se de que o seu trabalho é facilitar a compra para o cliente, que não terá confiança para comprar caso esteja com dúvidas sobre o caimento de uma peça de roupa, por exemplo.

Desse modo, uma boa ideia é publicar imagens dos itens sobre fundo branco — conhecidas como fotos still — e com as mercadorias em uso por modelos. Assim, as pessoas poderão conhecer melhor o produto antes de comprá-lo.

💡 Saiba mais: Como tirar fotos de roupas: 8 dicas para vender mais na internet

📘 Confira o e-book: Como tirar fotos de produtos: 8 dicas para loja virtual

8. Elabore uma descrição para os produtos

A descrição de produtos é um texto contendo as principais características e os benefícios da mercadoria para informar e, possivelmente, gerar uma venda. Portanto, ela precisa responder às principais dúvidas dos clientes em relação a tamanho, material, cor etc.

Lembre-se de que a descrição é uma aliada das fotos de produtos. Portanto, caprichando no texto e nas imagens, as chances de conquistar possíveis compradores interessados nas suas roupas são muito maiores.

9. Defina o seu canal de vendas

O próximo passo para montar um brechó online é definir os canais de venda pelos quais seus clientes poderão encontrar e adquirir suas peças de roupas. Assim, é importante estudar quais deles o seu consumidor costuma acessar com mais frequência.

As principais opções disponíveis são:

Loja virtual

Se você quer criar o seu próprio site de vendas para comercializar as peças do seu brechó online, a melhor opção é montar a sua loja virtual.

Com esse recurso, você poderá cadastrar todos os seus produtos em um ambiente próprio, seguindo suas preferências com relação à paleta de cores, descrição dos produtos, métodos de pagamento e meios de envio. Tudo personalizado do jeitinho que você sempre imaginou para o seu brechó online.

👉 Ferramenta grátis: Gerador de Paleta de Cores Online

O mais legal é que, utilizando uma plataforma de e-commerce como a Nuvemshop, você ainda pode realizar a integração com marketplaces e também com as redes sociais — como mostraremos nos próximos tópicos —, ampliando ainda mais os seus canais de venda.

📹 Veja também: Como criar uma loja virtual na Nuvemshop em 2022?

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Redes sociais

Redes sociais, como o Instagram, por exemplo, podem ser ótimas plataformas para conquistar novos clientes.

Geralmente, pessoas que compram de brechós fazem isso com uma certa frequência e costumam buscar perfis sobre o assunto. Assim, é possível aproveitar recursos como o Instagram Shopping e o Instagram Ads para alcançar tais usuários.

Outra opção interessante para a venda de roupas, justamente por ter também um apelo mais visual, é o Pinterest.

💡 Saiba mais: Guia completo sobre como vender nas redes sociais

Marketplaces

Já quando falamos em marketplaces, existem alguns especializados na venda de itens usados, como o Enjoei e o próprio Mercado Livre.

Nesse caso, a principal vantagem está na visibilidade que esses sites podem dar aos seus produtos, uma vez que são acessados por milhares de pessoas todos os dias. No entanto, ao vender somente por eles, não é possível oferecer uma jornada de compra personalizada ao seu cliente e nem reafirmar a identidade visual do seu brechó virtual.

💡Saiba mais: Guia para vender produtos femininos pela internet

📹 Veja também: Vender no Mercado Livre vale a pena?

10. Aposte na imagem do seu negócio

Investir na imagem do seu brechó online é um fator muito importante no momento de conquistar e converter o seu cliente. Isso porque, como ele não pode ter contato físico com as peças antes de adquiri-las, o apelo visual fará toda a diferença.

Portanto, crie uma identidade visual única, que transmita a mensagem que o seu e-commerce quer passar e que converse com a sua persona.

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💡 Saiba mais: 100 melhores frases para lojas de roupas

Além disso, tenha cuidado com as fotos de cada um dos produtos, como já mencionamos. Busque uma iluminação natural e explore todos os ângulos possíveis. Assim, seu cliente terá a noção real de todos os detalhes das peças de roupa.

📹 Veja também: Como tirar fotos de roupas para vender?

11. Invista em marketing digital e de conteúdo

Ainda que você opte por não utilizar as redes sociais como um canal de vendas, incluí-las em suas estratégias de marketing digital é praticamente um item básico.

Utilizando o Instagram, o Pinterest — como já citamos — e o Facebook, você pode criar publicações orgânicas e patrocinadas para atrair possíveis clientes a visitarem o seu brechó online.

Outro recurso que pode estar presente no seu planejamento de marketing são as estratégias de SEOSearch Engine Optimization ou otimização para mecanismos de buscas, como o Google —, em que você cria um blog e, a partir dele, passa a produzir conteúdos relevantes de acordo com a intenção de busca dos usuários.

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12. Pense nos meios de pagamento e envio

A escolha dos métodos de pagamento e a definição dos meios de envio são quase as últimas etapas na hora de montar um brechó online. Mas isso não significa que elas devam ser feitas sem um olhar especial, uma vez que podem ser decisivas para a experiência de compra do seu consumidor.

Quanto às formas de pagamento, além de disponibilizar as opções mais escolhidas pelos clientes — como cartão de crédito, boleto bancário e Pix —, é importante garantir que o checkout seja transparente.

Ou seja, toda a finalização da compra, incluindo o preenchimento dos dados pessoais, será feita dentro da própria loja — sem que o usuário seja redirecionado para outra página. Veja como acontece no Brechó das Miga:

Página de checkout da loja virtual Brechó das Miga.

Agora, quando falamos dos meios de envio, você deve disponibilizar ao comprador mais de uma opção de frete. Isso dará a ele o poder de escolha entre pagar menos pela entrega ou receber o produto no menor tempo possível.

💡 Saiba mais: Correios ou transportadora: saiba como utilizá-los no e-commerce

13. Use a criatividade para encantar e fidelizar os clientes

Por último, mas não menos importante, ter um brechó online é uma maneira de usar e abusar da sua criatividade. Seja na escolha dos looks, na produção das fotos ou nas publicações das suas redes sociais, você precisa inovar e fazer algo único, que te destaque perante os seus concorrentes.

Isso, além de atrair a atenção dos novos usuários para o seu negócio, também será um diferencial para fidelizar os clientes que já conhecem a sua empresa. Como citamos, pessoas que compram de brechós físicos e/ou online têm o costume de fazer isso com recorrência.

Assim, oferecendo sempre novidades e um bom atendimento ao cliente, será fácil conquistar e reconquistar muitos consumidores.

💡 Saiba mais: 7 melhores estratégias sobre como fidelizar clientes

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Aprendeu como montar um brechó online?

E aí, pronto para se jogar no mundo da moda e montar o seu brechó virtual? Esperamos que as dicas deste conteúdo tenham te ajudado!

Se você já quer sair daqui colocando a mão na massa, te convidamos a criar sua loja virtual grátis na plataforma da Nuvemshop. É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos! 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre como montar um brechó online

  1. Crie um bom plano de negócio;
  2. Escolha um estilo de roupas;
  3. Conte com bons fornecedores e parceiros;
  4. Tenha um estoque inicial;
  5. Preserve os produtos que você vai vender;
  6. Faça a precificação dos itens;
  7. Tire boas fotos das peças;
  8. Elabore uma descrição para os produtos;
  9. Defina o seu canal de vendas;
  10. Aposte na imagem do seu negócio;
  11. Invista em marketing digital e de conteúdo;
  12. Pense nos meios de pagamento e envio;
  13. Use a criatividade para encantar e fidelizar os clientes.

Um brechó online é uma loja que vende roupas e acessórios usados. Os itens são selecionados, passam por um processo de revitalização e restauro, e são vendidos pela internet, por meio de plataformas de e-commerce.

Vale muito a pena, porque é um negócio que requer baixo investimento inicial. Dependendo das peças selecionadas, você pode ter um lucro de até 20% em cada venda.

Para abrir um brechó online, é preciso ter um bom plano de negócios, contar com produtos diferenciados e de qualidade, se cadastrar em uma plataforma de e-commerce e divulgar o seu trabalho nas redes sociais para atrair clientes.

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