Como mensurar o tráfego do seu blog e obter dados preciosos sobre a audiência

Por: Luane Silvestre
Como mensurar o tráfego do seu blog e obter dados preciosos sobre a audiência

Aqui você encontra:

Embora uma das maiores vantagens da blogosfera seja o relacionamento entre blogueiros e leitores, o sucesso de um blog não está necessariamente relacionado à quantidade de comentários – mesmo porque, por mais interessante que seja o conteúdo, a maioria das pessoas não tem o hábito de escrever uma resposta direta.

Por isso, a melhor maneira de medir a audiência do seu blog é acompanhando o tráfego. Sabendo quantas visitas a página recebe por dia, a origem do público e o conteúdo mais consumido, é possível manter um aprimoramento constante e perceber se está havendo retorno do seu trabalho. Nesta aula, aprenderemos duas maneiras de obter essas métricas:

A partir das estatísticas da plataforma

Algumas plataformas de blogging possuem seu próprio sistema de acompanhamento de tráfego. Apesar de fornecerem apenas dados básicos, esses recursos são bastante úteis para começar a analisar o crescimento da sua página.

Veja como utilizá-los em dois serviços mencionados anteriormente que oferecem essa possibilidade, o Blogger e o WordPress.com:

Blogger

Estatísticas do Blogger

Conferir as estatísticas do seu blog com o Blogger é extremamente simples e rápido:

  1. Acesse seu painel do Blogger;
  2. Clique no blog que você deseja editar;
  3. Selecione “Estatísticas” (como mostrado na imagem).

WordPress.com

Estatísticas do WordPress

Para mensurar o tráfego do seu blog no WordPress.com, você também só passa por três etapas:

  1. Acesse seu painel do WordPress.com;
  2. Selecione o blog que você deseja editar;
  3. Clique em “Estatísticas” (vide imagem).

Tudo certo? Não se preocupe se os números demorarem um pouco para serem atualizados: isso pode levar algumas horas.

Usando o Google Analytics

Caso a plataforma do seu blog não possua estatísticas internas ou você sinta necessidade de métricas mais abrangentes, a opção ideal é o Google Analytics. O serviço pode ser integrado através de um plugin ao WordPress.org e manualmente ao Blogger e ao Tumblr (como mostraremos ainda nesta aula).

Para começar, veja como criar a sua conta na ferramenta:

Como criar uma conta no Google Analytics

1. Acesse a página do Google Analytics e selecione “Criar uma conta”.

Como criar conta com o Google Analytics

2. Na tela seguinte, clique em “Inscreva-se”.

Como criar conta com o Google Analytics

3. Preencha os dados do seu blog e selecione “Obter ID de acompanhamento”.

Como criar conta no Google Analytics

Pronto! Agora você tem acesso a dois dados importantes referentes à sua conta: a ID (1) e o código de acompanhamento (2). Salve-os em um local seguro, você precisará deles a seguir.

Blogger

Como integrar Blogger com Google Analytics

Para integrar seu blog no Blogger ao Google Analytics, faça o seguinte:

  1. Acesse seu painel do Blogger;
  2. Clique no blog que você deseja editar;
  3. Selecione “Configurações” e “Outro” (1);
  4. Insira a sua ID no campo “Google Analytics” (2);
  5. Salve as alterações.

Tumblr

Como integrar Tumblr com Google Analytics

Associar o Google Analytics ao seu blog no Tumblr é igualmente fácil:

  1. Acesse seu painel do Tumblr;
  2. Clique no penúltimo ícone do menu, que representa uma “pessoa”;
  3. Selecione “Editar aparência”;
  4. Na tela de configurações do blog, escolha “Editar tema”;
    Nesta etapa, você terá duas possibilidades:
    a) Caso encontre o campo “Google Analytics ID” (1), simplesmente insira o ID;
    b) Se o seu tema não contar com esse espaço, contudo, clique em “Editar HTML” (2) e cole o código de acompanhamento antes da tag ;
  5. Salve a configuração.

Integração feita! Dentro de algumas horas, o Google Analytics passará a contabilizar as visitas do seu blog.

Mãos à obra!

Não importa a plataforma que você usa: há sempre uma possibilidade de acompanhar o tráfego e conhecer detalhes do público. Com as informações em mãos, chega o momento de refletir sobre a eficiência do seu trabalho. As pessoas estão visitando o blog? Quais os posts favoritos e os menos lidos? Quais dias possuem picos de acesso?

É interessante fazer essa análise de tempos em tempos para saber o que precisa ser transformado e identificar os canais e temas que mais trazem público, escolhendo em quais investir. Para isso, você pode usar os funis de conversão do Google Analytics.

Está gostando de conhecer os segredos da blogosfera? Na próxima e última aula, conheceremos uma ferramenta segura que pode ajudá-lo a ganhar dinheiro nesse espaço: o Google AdSense.

E se você ainda não conhece as vantagens de vender pela internet, aproveite para criar sua loja virtual com a Nuvemshop e experimentar!

Faça como +60mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Quer mudar de vida vendendo pela internet?

Crie agora sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional.

Criar minha loja

Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao acessar o site da Nuvemshop, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies