13/11/2015

Como mensurar o tráfego do seu blog e obter dados preciosos sobre a audiência

Como medir o tráfego do meu blog

Embora uma das maiores vantagens da blogosfera seja o relacionamento entre blogueiros e leitores, o sucesso de um blog não está necessariamente relacionado à quantidade de comentários – mesmo porque, por mais interessante que seja o conteúdo, a maioria das pessoas não tem o hábito de escrever uma resposta direta.

Por isso, a melhor maneira de medir a audiência do seu blog é acompanhando o tráfego. Sabendo quantas visitas a página recebe por dia, a origem do público e o conteúdo mais consumido, é possível manter um aprimoramento constante e perceber se está havendo retorno do seu trabalho. Nesta aula, aprenderemos duas maneiras de obter essas métricas:

A partir das estatísticas da plataforma

Algumas plataformas de blogging possuem seu próprio sistema de acompanhamento de tráfego. Apesar de fornecerem apenas dados básicos, esses recursos são bastante úteis para começar a analisar o crescimento da sua página.

Veja como utilizá-los em dois serviços mencionados anteriormente que oferecem essa possibilidade, o Blogger e o WordPress.com:

Blogger

Estatísticas do Blogger

Conferir as estatísticas do seu blog com o Blogger é extremamente simples e rápido:

  1. Acesse seu painel do Blogger;
  2. Clique no blog que você deseja editar;
  3. Selecione “Estatísticas” (como mostrado na imagem).

WordPress.com

Estatísticas do WordPress

Para mensurar o tráfego do seu blog no WordPress.com, você também só passa por três etapas:

  1. Acesse seu painel do WordPress.com;
  2. Selecione o blog que você deseja editar;
  3. Clique em “Estatísticas” (vide imagem).

Tudo certo? Não se preocupe se os números demorarem um pouco para serem atualizados: isso pode levar algumas horas.

Usando o Google Analytics

Caso a plataforma do seu blog não possua estatísticas internas ou você sinta necessidade de métricas mais abrangentes, a opção ideal é o Google Analytics. O serviço pode ser integrado através de um plugin ao WordPress.org e manualmente ao Blogger e ao Tumblr (como mostraremos ainda nesta aula).

Para começar, veja como criar a sua conta na ferramenta:

Como criar uma conta no Google Analytics

1. Acesse a página do Google Analytics e selecione “Criar uma conta”.

Como criar conta com o Google Analytics

2. Na tela seguinte, clique em “Inscreva-se”.

Como criar conta com o Google Analytics

3. Preencha os dados do seu blog e selecione “Obter ID de acompanhamento”.

Como criar conta no Google Analytics

Pronto! Agora você tem acesso a dois dados importantes referentes à sua conta: a ID (1) e o código de acompanhamento (2). Salve-os em um local seguro, você precisará deles a seguir.

Blogger

Como integrar Blogger com Google Analytics

Para integrar seu blog no Blogger ao Google Analytics, faça o seguinte:

  1. Acesse seu painel do Blogger;
  2. Clique no blog que você deseja editar;
  3. Selecione “Configurações” e “Outro” (1);
  4. Insira a sua ID no campo “Google Analytics” (2);
  5. Salve as alterações.

Tumblr

Como integrar Tumblr com Google Analytics

Associar o Google Analytics ao seu blog no Tumblr é igualmente fácil:

  1. Acesse seu painel do Tumblr;
  2. Clique no penúltimo ícone do menu, que representa uma “pessoa”;
  3. Selecione “Editar aparência”;
  4. Na tela de configurações do blog, escolha “Editar tema”;
    Nesta etapa, você terá duas possibilidades:
    a) Caso encontre o campo “Google Analytics ID” (1), simplesmente insira o ID;
    b) Se o seu tema não contar com esse espaço, contudo, clique em “Editar HTML” (2) e cole o código de acompanhamento antes da tag ;
  5. Salve a configuração.

Integração feita! Dentro de algumas horas, o Google Analytics passará a contabilizar as visitas do seu blog.

Mãos à obra!

Não importa a plataforma que você usa: há sempre uma possibilidade de acompanhar o tráfego e conhecer detalhes do público. Com as informações em mãos, chega o momento de refletir sobre a eficiência do seu trabalho. As pessoas estão visitando o blog? Quais os posts favoritos e os menos lidos? Quais dias possuem picos de acesso?

É interessante fazer essa análise de tempos em tempos para saber o que precisa ser transformado e identificar os canais e temas que mais trazem público, escolhendo em quais investir – conheça alguns dos filtros da ferramenta neste artigo.

Está gostando de conhecer os segredos da blogosfera? Na próxima e última aula, conheceremos uma ferramenta segura que pode ajudá-lo a ganhar dinheiro nesse espaço: o Google AdSense.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


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