22/03/2016

Como medir os resultados da sua página com o Facebook Insights

Metricas de desempenho Facebook

Se você utiliza o Facebook para divulgar seu negócio e atrair novos clientes, não pode deixar de acompanhar as estatísticas da fanpage. O recurso, conhecido como “Insights” (ou “Informações”, em Português), apresenta métricas extremamente relevantes para que você entenda os resultados do seu trabalho.

Cada aba possui seu foco e seus próprios gráficos com objetivos diferentes. Acesse sua página, clique em “Informações” na barra superior e explore a ferramenta conosco:

Curtidas

Facebook Insights Curtidas

Esta aba trata do objetivo mais “básico” de quem publica no Facebook: as curtidas da página. Determinando um período de tempo, você pode acompanhar o crescimento da sua base de seguidores e entender o volume de pessoas que está “convertendo” a cada dia.

Além do primeiro gráfico com a evolução geral, há também dois mais específicos: o de total líquido de curtidas e o que indica onde elas ocorreram. O primeiro é perfeito para entender a taxa de rejeição da página; o segundo, para identificar as regiões em que seu público-alvo se concentra e oferecer promoções ou conteúdos exclusivos. Para saber mais, confira este artigo.

Alcance

Facebook Insights Alcance

A aba “Alcance” é relativa à sua audiência total, ou seja, pessoas que visualizaram suas publicações mas não necessariamente curtem sua página. No primeiro gráfico você pode identificar a proporção orgânica e a paga (a que não foi impulsionada por anúncios e a que foi).

O gráfico de reações, comentários e compartilhamentos, por sua vez, indica o volume de cada tipo de interação com o seu conteúdo – com base nele você pode personalizar suas calls-to-action. O de ocultar, denunciar como spam e descurtidas pode ser usado para entender a taxa de rejeição dos seus posts. O último gráfico, por sua vez, mostra o volume total de pessoas que sua página atingiu. Veja mais detalhes aqui.

Visualizações da página

Facebook Insights Visualizacoes de pagina

“Visualizações da página” parece uma aba extremamente simples, mas também traz informações valiosas. Logo no primeiro gráfico, você pode identificar os horários de maior alcance e a proporção de visualização dos seus posts de acordo com cada espaço do Facebook – estatísticas perfeitas para a sua organização de conteúdo.

O segundo gráfico é parecido, mas um pouco diferente: mostra a quantidade de pessoas que a visualizaram, independentemente do número de vezes. O melhor é poder acompanhar esse volume também por faixa etária e gênero, país, cidade e dispositivo – mais dados interessantes sobre sua audiência. Por fim, “Mais fontes” mostra a origem dos seus visitantes e te ajuda a potencializar seu SEO.

Ações na página

Facebook Insights Acoes na pagina

Esta aba corresponde à interação dos usuários diretamente com os recursos da sua página, sem contabilizar a dos posts. Você pode verificar a quantidade de cliques em quatro elementos: “Como chegar”, número de telefone, link para o site e a CTA, também medidos de acordo com determinados períodos de tempo.

Enquanto o primeiro gráfico é uma síntese de tudo, os seguintes abordam cada um desses itens com maior profundidade, também segmentando seu público de acordo com faixa etária e gênero, país, cidade e dispositivo.

Publicações

Facebook Insights Publicacoes

A aba “Publicações” conta com mais informações interessantes para sua estratégia de conteúdo. O gráfico “Quando os fãs estiverem conectados” exibe a quantidade de seguidores online em cada horário, enquanto o “Tipos de publicações” indica quais formatos têm maior alcance e o volume de engajamento de cada um.

Além disso, é possível acompanhar a quantidade de visualizações, cliques, reações, comentários e compartilhamentos de cada um dos seus posts. Isso te dá uma visão mais pontual sobre o recebimento do seu material por parte do público e permite que você planeje suas próximas pautas de acordo com o que gera maior retorno. Confira mais detalhes neste post.

Vídeos

Facebook Insights Videos

O formato de vídeo, contudo, recebe uma aba especial. Selecionando um período de tempo, você pode saber não apenas a quantidade de visualizações orgânicas e pagas como também o quanto elas prenderam a atenção dos usuários.

Há três gráficos diferentes: um para o volume de visualizações de até três segundos (ou seja, que não captaram o interesse), outro para as com dez segundos ou mais (que provavelmente foram mais atrativas) e um terceiro com os seus vídeos de maior destaque para que você acerte nos próximos. Interessante, não?

Pessoas

Facebook Insights Pessoas

Por fim, “Pessoas” reúne as mais variadas informações sobre os usuários de alguma forma relacionados com a sua página. Saiba o gênero e a proporção de cada faixa etária de quem a curte, visualizou suas publicações ou mesmo interagiu direta e indiretamente.

E mais: conheça exatamente a quantidade de pessoas de cada país, cidade e idioma também com base nesses três diferentes critérios. Nada melhor do que conhecer quem te acompanha! Veja mais detalhes aqui.

Gostou?

Agora que você conhece cada parte do Facebook Insights, pode aprimorar seu planejamento de conteúdo e suas iniciativas de marketing de forma a aumentar as visitas e conversões em sua loja virtual. Boa sorte!

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


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