Como medir as conversões de uma loja virtual com as metas do Google Analytics

Aqui você encontra:
Como vimos em artigos anteriores, através do Google Analytics é possível obter muitas informações relevantes sobre os resultados da sua loja virtual: a quantidade de visitantes, os produtos mais populares, as compras concretizadas, entre outras.
Porém, para obter esses dados, é indispensável saber diferenciar as conversões do seu site e mensurá-las efetivamente. Conversões são as ações que os usuários podem realizar em seu site, gerando valor para a sua empresa.
No caso de uma loja virtual, por exemplo, a conversão principal seria a venda. Para isso, o Google Analytics permite que você defina quatro tipos de meta em seu site, configurações essas que te permitem definir quais ações dos visitantes você deseja acompanhar:
- URL de destino: é a página visitada pelo usuário. Pode ser uma em que você agradece pela compra ou recepciona um novo cliente;
- Duração da visita: é o tempo médio que os visitantes costumam passar na página. Se eles ficam poucos segundos, você pode se perguntar se o conteúdo está atrativo o suficiente;
- Páginas visitadas: corresponde à quantidade de páginas que o usuário visita em uma sessão, ou seja, em um único acesso;
- Evento: ocorre quando algum visitante realiza uma ação previamente definida como um “evento” por você: compartilhamento nas redes sociais, clique em um anúncio etc.
A seguir, então, nos concentraremos em como usar o Google Analytics para medir conversões em seu e-commerce por meio de metas.
Como criar metas no Google Analytics
Primeiramente, lembre-se de que você precisa criar uma conta no Google Analytics e associá-la ao seu e-commerce. Então, você poderá começar a mensurar as conversões.
Para isso, alguns passos serão necessários:
- Criar uma meta e configurá-la;
- Definir qual tipo será a sua;
- Verificar, revisar e editar a meta, se necessário;
- E, por fim, acompanhar o status dos registros que serão feitos a partir dela.
Além disso, é possível compartilhar e importar metas. Para descobrir todo o passo a passo, basta acessar esse tutorial completo do próprio Google Analytics.
Dicas para clientes da Nuvemshop
Agora, para você que é empreendedor da Nuvemshop, temos algumas orientações extras. Se seu desejo é ativar a meta personalizada de finalização de pedidos, siga as instruções abaixo na sua conta do Google Analytics:
- Acesse Administrador > Vista da propriedade > Metas;
- Clique em Nova meta;
- Selecione o modelo Personalizado e clique em Continuar;
- Estabeleça um nome para sua meta, escolha o Código de posição da meta. É só escolher de acordo com o número de metas que você tem. Se não tiver nenhuma ainda, selecione “ID de meta 1”, por exemplo. Também selecione o tipo Destino e clique em Continuar.
Para qualquer outra dúvida, acesse o tutorial Como vincular o Google Analytics? da nossa Central de Atendimento 😉
Entendido?
Com esta informação, você estará preparado para começar a medir as conversões da sua loja virtual e acompanhar melhor o desempenho do seu negócio. Aprenda também como configurar um funil no Google Analytics para que você entenda com mais detalhes como aprimorar cada etapa do processo de compra e aumente suas vendas.
Ainda não tem uma loja virtual? Aproveite para criar a sua por até 30 dias grátis com a Nuvemshop.