08/05/2016

Como medir as conversões de uma loja virtual com as metas do Google Analytics

Medir conversoes loja virtual com metas do Google Analytics

Como vimos em artigos anteriores, através do Google Analytics é possível obter muitas informações relevantes sobre os resultados da sua loja virtual: a quantidade de visitantes, os produtos mais populares, as compras concretizadas, entre outras.

Porém, para obter esses dados, é indispensável saber diferenciar as conversões do seu site e mensurá-las efetivamente. Conversões são as ações que os usuários podem realizar em seu site, gerando valor para a sua empresa.

No caso de uma loja virtual, por exemplo, a conversão principal seria a venda. Para isso, o Google Analytics permite que você defina quatro tipos de meta em seu site, configurações essas que te permitem definir quais ações dos visitantes você deseja acompanhar:

  • URL de destino: é a página visitada pelo usuário. Pode ser uma em que você agradece pela compra ou recepciona um novo cliente;
  • Duração da visita: é o tempo médio que os visitantes costumam passar na página. Se eles ficam poucos segundos, você pode se perguntar se o conteúdo está atrativo o suficiente;
  • Páginas visitadas: corresponde à quantidade de páginas que o usuário visita em uma sessão, ou seja, em um único acesso;
  • Evento: ocorre quando algum visitante realiza uma ação previamente definida como um “evento” por você: compartilhamento nas redes sociais, clique em um anúncio etc.

A seguir, então, nos concentraremos em como usar o Google Analytics para medir conversões em seu e-commerce por meio de metas.

Como criar metas no Google Analytics

Primeiramente, lembre-se de que você precisa criar uma conta no Google Analytics e associá-la ao seu e-commerce. Então, você poderá começar a mensurar as conversões.

Para isso, alguns passos serão necessários:

  1. Criar uma meta e configurá-la;
  2. Definir qual tipo será a sua;
  3. Verificar, revisar e editar a meta, se necessário;
  4. E, por fim, acompanhar o status dos registros que serão feitos a partir dela.

Além disso, é possível compartilhar e importar metas. Para descobrir todo o passo a passo, basta acessar esse tutorial completo do próprio Google Analytics.

Dicas para clientes da Nuvem Shop

Agora, para você que é empreendedor da Nuvem Shop, temos algumas orientações extras. Se seu desejo é ativar a meta personalizada de finalização de pedidos, siga as instruções abaixo na sua conta do Google Analytics:

  1. Acesse Administrador > Vista da propriedade > Metas;
  2. Clique em Nova meta;
  3. Selecione o modelo Personalizado e clique em Continuar;
  4. Estabeleça um nome para sua meta, escolha o Código de posição da meta. É só escolher de acordo com o número de metas que você tem. Se não tiver nenhuma ainda, selecione “ID de meta 1”, por exemplo. Também selecione o tipo Destino e clique em Continuar.

Outro passo importante é se atentar ao tipo de checkout. Aqui na Nuvem Shop temos dois, o novo e o antigo, e em cada tópico abaixo você poderá identificá-los. Por isso, siga as diretrizes que forem pertinentes à sua loja:

Checkout novo

Se o seu site tiver esse checkout, acompanhe as instruções (atenção: esse é modelo bruto, sem configurações de layout, ok?):

checkout novo

  1. Abra o Google Analytics e em Destino, selecione Igual a e insira a seguinte URL: https://new-checkout.nuvemshop.com.br/success. Ative o Funil, para monitorar todas as páginas do checkout e preencha as etapas como a imagem abaixo:                                                                                                                                                                                                    1-frame
  2. Clique em Salvar e a meta estará configurada.

Checkout antigo

Agora, se a sua loja tiver esse checkout antigo, acompanhe os passos abaixo (mais uma vez atenção: esse é modelo bruto, sem configurações de layout):

checkout-antigo

  1. Em Destino, no Google Analytics, selecione Igual a e insira a seguinte URL: https://checkout.nuvemshop.com.br/order/success/. Ative o Funil, para monitorar todas as páginas do checkout e preencha as etapas como a imagem abaixo:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    frame-2
  2. Clique em Salvar e a meta estará configurada.

Finalizou? Então está tudo pronto!

Entendido?

Com esta informação, você estará preparado para começar a medir as conversões da sua loja virtual e acompanhar melhor o desempenho do seu negócio. Aprenda também como configurar um funil no Google Analytics para que você entenda com mais detalhes como aprimorar cada etapa do processo de compra e aumente suas vendas.

Ainda não tem uma loja virtual? Aproveite para criar a sua por até 15 dias grátis com a Nuvem Shop.

[Atualizado em 30/01/2018.]

Data da última atualização: 30/08/2018


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Leandro Sabater

Leandro gosta muito de ler, de música e de futebol. Sempre está pensando no que comer e, no seu ponto de vista, fruta não é uma sobremesa.


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