Como medir as conversões de uma loja virtual com as metas do Google Analytics

Por: Leandro Sabater
Como medir as conversões de uma loja virtual com as metas do Google Analytics

Aqui você encontra:

Como vimos em artigos anteriores, através do Google Analytics é possível obter muitas informações relevantes sobre os resultados da sua loja virtual: a quantidade de visitantes, os produtos mais populares, as compras concretizadas, entre outras.

Porém, para obter esses dados, é indispensável saber diferenciar as conversões do seu site e mensurá-las efetivamente. Conversões são as ações que os usuários podem realizar em seu site, gerando valor para a sua empresa.

No caso de uma loja virtual, por exemplo, a conversão principal seria a venda. Para isso, o Google Analytics permite que você defina quatro tipos de meta em seu site, configurações essas que te permitem definir quais ações dos visitantes você deseja acompanhar:

  • URL de destino: é a página visitada pelo usuário. Pode ser uma em que você agradece pela compra ou recepciona um novo cliente;
  • Duração da visita: é o tempo médio que os visitantes costumam passar na página. Se eles ficam poucos segundos, você pode se perguntar se o conteúdo está atrativo o suficiente;
  • Páginas visitadas: corresponde à quantidade de páginas que o usuário visita em uma sessão, ou seja, em um único acesso;
  • Evento: ocorre quando algum visitante realiza uma ação previamente definida como um “evento” por você: compartilhamento nas redes sociais, clique em um anúncio etc.

A seguir, então, nos concentraremos em como usar o Google Analytics para medir conversões em seu e-commerce por meio de metas.

Como criar metas no Google Analytics

Primeiramente, lembre-se de que você precisa criar uma conta no Google Analytics e associá-la ao seu e-commerce. Então, você poderá começar a mensurar as conversões.

Para isso, alguns passos serão necessários:

  1. Criar uma meta e configurá-la;
  2. Definir qual tipo será a sua;
  3. Verificar, revisar e editar a meta, se necessário;
  4. E, por fim, acompanhar o status dos registros que serão feitos a partir dela.

Além disso, é possível compartilhar e importar metas. Para descobrir todo o passo a passo, basta acessar esse tutorial completo do próprio Google Analytics.

Dicas para clientes da Nuvemshop

Agora, para você que é empreendedor da Nuvemshop, temos algumas orientações extras. Se seu desejo é ativar a meta personalizada de finalização de pedidos, siga as instruções abaixo na sua conta do Google Analytics:

  1. Acesse Administrador > Vista da propriedade > Metas;
  2. Clique em Nova meta;
  3. Selecione o modelo Personalizado e clique em Continuar;
  4. Estabeleça um nome para sua meta, escolha o Código de posição da meta. É só escolher de acordo com o número de metas que você tem. Se não tiver nenhuma ainda, selecione “ID de meta 1”, por exemplo. Também selecione o tipo Destino e clique em Continuar.

Para qualquer outra dúvida, acesse o tutorial Como vincular o Google Analytics? da nossa Central de Atendimento 😉

Entendido?

Com esta informação, você estará preparado para começar a medir as conversões da sua loja virtual e acompanhar melhor o desempenho do seu negócio. Aprenda também como configurar um funil no Google Analytics para que você entenda com mais detalhes como aprimorar cada etapa do processo de compra e aumente suas vendas.

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