Como medir ações em redes sociais com o Google Analytics

Por: Luane Silvestre
Criado em: 18/05/16.
Atualizado em 30/08/18.
5 min
de leitura

Índice

    Pessoa usando computador

    Como já vimos ao longo de diversos artigos, o Google Analytics é uma ferramenta essencial para colocar em prática a análise digital do seu negócio online. Através de diferentes relatórios e gráficos, você poderá fazer um acompanhamento detalhado de tudo o que acontece em sua loja virtual: quantidade de visitas, vendas concretizadas, taxa de abandono de carrinho, etc.

    E já que as redes sociais se transformaram em uma parte indispensável da estratégia de aquisição de clientes, é muito importante medir a eficiência de todas as ações geradas nesses canais. Ou seja: entender quão significativas estão sendo suas publicações no Facebook, Twitter, Google Plus e as demais plataformas utilizadas pela sua marca.

    Pensemos em um exemplo: na página do Facebook da sua loja, você faz um post para divulgar um novo produto. Mas provavelmente há diversos outros posts por lá, motivo pelo qual é preciso diferenciar quais visitantes acessaram seu site a partir dessa divulgação específica. Para isso servem as UTM tags, que medem as ações ocorridas em seus perfis.

    No vídeo a seguir, você aprenderá o que são UTM tags, como usá-las e de que forma essa informação aparece no Google Analytics.

    Já está vendendo pela internet? Experimente a Nuvemshop por 15 dias grátis e tenha acesso à solução de comércio eletrônico mais completa e segura.

    Luane Silvestre

    Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. Já foi Gerente de Educação aqui na Nuvem Shop, e hoje é co-fundadora da Halya, oferece conteúdos e mentorias personalizadas sobre Branding, Comunicação, E-Commerce, Inbound Marketing, Neuromarketing e UX.


    Registre-se gratuitamente

    Receba posts sobre marketing e empreendedorismo diretamente no seu e-mail.

    Coloque o conhecimento na prática

    +15 mil alunos já aplicaram o aprendizado na Universidade e criaram seus negócios com a Nuvemshop.

    Teste 15 dias grátis

    Faça sua marca crescer

    Cria sua loja virtual com a Nuvemshop e venda de maneira profissional como eles:

    Osmoze - www.osmozestore.com.br
    Morango Brasil - morangobrasil.com.br
    Osram - loja.osram.com.br
    Testar 15 dias grátis