23/10/2015

Como manter a saúde do seu negócio nos primeiros 5 anos

Saúde do ecommerce

O brasileiro pegou gosto por empreender. Mesmo com todas as dificuldades intrínsecas à abertura de um negócio como investimento de risco, carga tributária elevada e instabilidade econômica, a cada dia novas empresas são criadas repletas de expectativas. Contudo, essa força de vontade para abrir o próprio negócio na maioria das vezes não é suficiente para que a empresa se estabeleça no mercado.

Em uma pesquisa da Endeavor, organização de apoio ao empreendedorismo, os três maiores desafios do empreendedor se mostraram relacionados à falta de capacitação e gestão, fluxo de caixa e pessoas. Confiantes de que investir no próprio negócio pode ser uma excelente forma de conquistar a tão desejada estabilidade financeira, listamos alguns pontos importantes para reflexão em um dos períodos mais críticos de um empreendimento, os primeiros cinco anos.

1. Preste atenção ao fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um recurso essencial para os gestores saberem com precisão qual a situação financeira da empresa e, com base no resultado, decidirem os caminhos a seguir. Portanto, invista em um bom sistema para gerenciar o fluxo de caixa e em capacitação da equipe responsável por gerenciar os recursos. Organize-se! Sem dinheiro entrando, não se faz nada.

2. Venda soluções

Quais problemas do cliente o seu negócio ajuda a resolver? As empresas existem para vender soluções e facilitar a vida das pessoas, tornando o dia a dia delas mais agradável. Então, não meça esforços para elaborar formas de atender melhor ao seu público.

3. Agregue valor ao seu produto

Com foco no item acima, nas soluções que a sua empresa entrega ao cliente, saiba trabalhar de forma adequada o seu produto ou serviço. Preste atenção no mercado, na concorrência e em formas de aprimorar o que vende. Diferencie-se e surpreenda.

Data da última atualização: 16/03/2018


O que você achou desse conteúdo?


Amauri Moura

Formado em jornalismo e pós-graduado em comunicação empresarial e institucional, Amauri atuou como assessor de imprensa no setor automotivo e repórter no jornalismo impresso. Atualmente é redator no Moip.


    como-manter-a-sade-do-seu-negcio-nos-primeiros-5-anos