31/10/2017

Como descobrir se é a hora certa para lançar um novo produto

Como lançar um produto novo na sua loja virtual

Lançar um produto novo na sua loja virtual pode ser uma ótima forma de movimentar os negócios e alavancar as vendas. Mas se isso não for feito com o planejamento adequado, vai acabar te dando muita dor de cabeça e gastos desnecessários. Cada produto é diferente e exige estudo, estratégias e conhecimento do mercado. Por isso, preparamos uma lista com seis perguntas cruciais que você deve buscar responder antes de lançar um novo produto. Preste atenção em cada uma delas e reflita se esse é ou não o momento ideal para um novo lançamento.

1. Quais são as peculiaridades do produto?

Em primeiro lugar, você precisa conhecer o produto que pretende vender. Cada item tem suas peculiaridades, como a sazonalidade por exemplo. É um produto que vende mais em certas épocas do ano e menos em outras? Se sim, você precisa ter claro em que época do ano vai lançá-lo e entender que não será um único item que te gerará vendas o ano todo.

Além disso, é preciso ficar de olho nas modificações do produto ao longo do tempo.Ele pode ficar obsoleto em pouco tempo devido aos avanços tecnológicos? Será que é uma moda passageira que vale a pena investir a curto prazo? Você conseguirá acompanhar as mudanças para que seu produto não fique ultrapassado?

2. Como é o mercado?

Você precisa também, é claro, conhecer o mercado que está entrando. Para isso, vou te fazer algumas perguntas que te ajudarão nessa reflexão. Há público para o seu produto? Quem são eles? O que está acontecendo na economia? Houve aumento de renda ou mudanças nos hábitos de consumo? Você possui concorrentes? Quem são? São fortes? Qual o diferencial que eles oferecem?

É necessário estar sempre atento às notícias e tendências na economia, conhecer seus competidores e principalmente delimitar seu público-alvo.

3. Qual será o seu diferencial?

Depois de conhecer o produto e entender o mercado, chegou a hora de fazer uma reflexão e descobrir quais são seus pontos fortes e fracos para definir seu posicionamento. O que te destaca dos demais? Por que alguém vai comprar o produto na sua loja e não na concorrência? É o frete grátis? O preço mais acessível? A confiabilidade? A qualidade superior do produto?

4. Como vai ser a sua estratégia?

Após refletir bastante sobre o produto e exercitar a sua criatividade, chegou a hora de sair do campo das ideias e partir para ações mais práticas. Essa é a hora de colocar no papel possíveis fornecedores, planejar a distribuição e canais de venda (venda online, física, revenda, atacado), o preço do produto e o esquema de comunicação. Como você vai divulgar seu produto novo?

5. Sua loja está preparada financeiramente?

Ok, chegamos ao momento crucial: o bolso. E é preciso ser extremamente cuidadoso nesse momento para não perder o controle dos gastos e acabar se endividando. Portanto, junto com toda a estratégia de venda, tenha um controle rigoroso dos seus custos, levando em conta os impostos e os gastos com funcionários, e uma estimativa de vendas e de crescimento ao longo do tempo.

Esse controle nunca pode ser deixado de lado pois ele será o seu termômetro para saber se o seu plano está dando certo ou não. Caso você não faça um controle firme das finanças, poderá acabar sendo surpreendido negativamente quando já for tarde demais.

6. Como será o lançamento?

Com tudo pronto, é preciso preparar o terreno e fazer barulho para o grande lançamento. Pense em campanhas criativas, escolha a data certa com base na sazonalidade do produto, pense em descontos ou frete grátis para os primeiros compradores, invista em uma divulgação bem feita por meio de anúncios pagos no Google ou Facebook. Enfim, faça seu produto ser conhecido e desejado pelo público.

Quer uma inspiração?

Depois de tantos pontos a serem refletidos e planejados, você pode estar achando que é impossível gerir um negócio ou lançar uma nova linha de produtos. Para te inspirar, vou deixar aqui um bate-papo muito animador que fizemos com o Jonathan Ciodaro, criador da marca de camisetas Red Feather. Ele começou do zero, sozinho e hoje tem uma marca promissora que cresce a passos largos. O segredo? Muito trabalho, foco e persistência.

E se você ainda não possui uma loja virtual, saiba que vender pela internet é a alternativa mais segura e barata para começar um negócio. Experimente fazer um teste de 15 dias grátis na plataforma da Nuvem Shop!

Data da última atualização: 30/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


    • Marcos Paiva

      Nossa, a Nuvem Shop é SIMPLESMENTE DEMAIS

    como-descobrir-se-a-hora-certa-para-lanar-um-novo-produto