7 conselhos para gerar a sua primeira venda na internet

Pessoa comprando em loja virtual

Você decidiu investir no e-commerce, abriu um negócio e caprichou em cada detalhe da sua loja virtual. Mas como finalmente começar a vender pela internet como um profissional?

Sabemos que esse é um desafio que gera bastante expectativa e, para te ajudar, separamos alguns conselhos que podem ser úteis:

1. Conte com seus amigos

Ter a sua própria loja online é algo moderno e inovador: não tenha receio de divulgá-la para seus amigos e familiares. Mesmo que eles não comprem nada, certamente poderão compartilhar a novidade entre seus próprios círculos de conhecidos.

Uma boa maneira de fazer isso é postar o link para o e-commerce em suas redes sociais. As chances de conquistar seus primeiros clientes assim são realmente grandes: não é à toa que marketing boca a boca é um dos que mais funcionam.

2. Aproveite as redes sociais

Para fortalecer o posicionamento da sua marca, vale a pena criar perfis nas principais mídias sociais. Anuncie que a loja virtual já está funcionando, compartilhe boas fotos dos produtos e lance uma promoção de inauguração. Confira nossos e-books gratuitos com estratégias especiais para cada rede:

Escolha um e mãos à obra!

3. Sorteie um de seus produtos

Uma excelente forma de incentivar as pessoas a falarem sobre o seu negócio, tanto online quanto offline, é sortear algum de seus produtos de forma gratuita. Neste artigo, você fica por dentro das principais táticas e regras.

Além de te ajudar a entender melhor os seus potenciais consumidores, essa ação atrairá novos visitantes ao seu site. Você pode pensar no custo do produto sorteado como um investimento em uma campanha de marketing.

4. Invista em anúncios pagos

E falando em investimentos, vale a pena aproveitar algumas das plataformas pagas de publicidade caso o seu orçamento permita. Esse infográfico compara as mais populares e aponta as vantagens e desvantagens entre elas para facilitar sua escolha.

Depois de tomar sua decisão, confira nossos materiais exclusivos:

5. Participe de clubes de compra

Uma tendência forte na América Latina são as compras coletivas, realizadas através de sites como o Groupon, o Peixe Urbano e o Privalia.  Estes serviços oferecem, aos seus milhares de seguidores, ofertas semanais de produtos ou serviços com descontos que variam entre diferentes faixas e são válidos durante um curto período de tempo.

Para alcançar essa imensa quantidade de clientes em potencial, entre em contato com uma dessas empresas e ofereça um desconto generoso para o seu produto mais atrativo. Você precisará pagar uma comissão por cada venda, mas tudo bem: o objetivo não é simplesmente lucrar, e sim gerar uma excelente experiência de compra para que as pessoas voltem mais vezes à sua loja. Assim como no caso dos sorteios, você pode pensar nisso como o custo de uma campanha de marketing.

6. Integre outros canais de venda

É importante divulgar sua marca e seus produtos em outros locais além do site em si. Assim, você amplia seu público-alvo e aumenta as chances de novos consumidores conhecerem e comprarem o que você vende. Caso possua uma loja física, por exemplo, uma ideia é entregar a cada cliente um cupom de desconto exclusivo para a sua loja virtual (veja como fazer os seus neste artigo).

Outra alternativa é integrar seu e-commerce ao Facebook, criando uma loja diretamente por lá, ou a marketplaces como o MercadoLivre, o Buscapé e o Google Shopping. Tudo isso é possível em poucos minutos se você usa a Nuvem Shop como plataforma.

7. Experimente o e-mail marketing

Por fim, não podemos deixar de sugerir um meio de publicidade mais tradicional na internet, que continua dando muito certo: o e-mail marketing. Criando campanhas sazonais, você pode gerar vendas para quem apenas se inscreveu em sua newsletter por acaso.

Crie um bom template para a mensagem, ofereça benefícios exclusivos como frete grátis e códigos de desconto, inclua uma call-to-action atrativa e pronto. Algumas ferramentas, inclusive, permitem que você saiba exatamente quantas pessoas abriram sua mensagem e clicaram no link. Temos também um curso gratuito e completo sobre o tema.

Entendido?

De qualquer maneira, é preciso ter paciência: os resultados não surgem do dia para a noite. Para continuar aumentando suas chances de vender, confira também as checklists que preparamos detalhando essas e mais estratégias:

Ainda não aproveita as vantagens de vender pela internet? Então, teste a Nuvem Shop por 15 dias grátis. Você não vai se arrepender.

[Atualizado em 22/09/2016.]


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Alejandro Vázquez

Alejandro é cofundador da Nuvem Shop e diretor de atendimento ao cliente. É apaixonado por ajudar os clientes a ter um negócio de sucesso, adora ler, correr e conhecer novas comidas e lugares.


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