Como garantir um frete de qualidade em sua loja virtual

Por: Andressa Barbosa
Criado em: 24/05/19.
Atualizado em 05/07/19.
5 min
de leitura

Índice

frete para ecommerce

O frete é um elemento fundamental para o sucesso de um e-commerce, principalmente por ser um grande desafio equilibrar a expectativa dos consumidores (que fogem de fretes elevados) e a realidade dos lojistas em arcar com esses custos. Então, o jeito é buscar um denominador comum que não assuste o público, nem prejudique o faturamento do negócio.

Para tornar isso realidade, uma saída promissora está na criação de estratégias diferenciadas para suprir a diversidade de suas demandas.

A importância do frete no e-commerce

O primeiro fato que todo vendedor online precisa entender é que o envio de mercadorias não pode ser negligenciado ou empregado na base do improviso. Conhecer as necessidades da sua loja virtual e planejar a gestão das entregas como um todo é fundamental para a sua permanência no mercado.

A cada ano, o público se familiariza ainda mais com as marcas que surgem, além de já ser fidelizado pelas antigas. Como você pretende se colocar diante da concorrência? A resposta para essa pergunta pode estar em uma única palavra: frete.

Continue esta leitura e saiba como o transporte de encomendas desponta como uma das maneiras de sair à frente dos concorrentes.

Crie sua própria política de frete

Não é à toa que o envio de pedidos do comércio eletrônico passa por vilão das vendas e sinaliza uma das maiores dificuldades dos empreendedores digitais. Um frete considerado caro, por exemplo, é responsável por 82,3% do abandono de carrinho.

Porém, o dado divulgado pela pesquisa E-commerce Trends, da Rock Content, não é o único alerta. O mesmo estudo apontou que 40,7% dos consumidores desistem de uma compra devido aos prazos de entrega muito longos.

Por isso, você terá mais tranquilidade para operar se tiver uma visão ampla de todos elementos envolvidos na logística de frete. Neste caso, temos aqui dois componentes essenciais para trabalhar com eficiência nas suas entregas: o tempo e o preço do envio.

Planeje o transporte, priorizando alternativas capazes de oferecer um bom custo-benefício, tanto para o seu e-commerce, quanto para o público. Neste sentido, evite ficar preso a somente um contrato ou com um único transportador.

Tanto a competitividade do seu frete, quanto do seu orçamento podem ser mais flexíveis e assertivos se você ampliar suas opções de entrega. Ou seja, ao utilizar serviços de frete diferentes simultaneamente, você pode mesclar condições e prazos conforme as melhores ofertas disponíveis.

Valorize a reputação da suas entregas

Como vimos há pouco, o cliente se importa, e muito, com o tempo da entrega de um produto. E isso vale para dois momentos da jornada de compra: a tomada de decisão em fechar o pedido e a fidelização do cliente.

Digamos que o visitante tenha ficado satisfeito com a estimativa de entrega indicada e comprou um produto em sua loja virtual. Entretanto, na prática, você não conseguiu cumprir o período informado e a entrega passou da data limite.

Não tem nada mais frustrante para o consumidor do que uma encomenda atrasada! Por isso, a pontualidade do frete deve ser uma meta constante do seu e-commerce. Claro que há situações que fogem do planejamento, mas elas devem ser raras exceções. Ou prepare-se para arcar com o prejuízo de uma reputação ruim.

Uma forma interessante de minimizar possíveis problemas é incluir um adicional de dois ou mais dias ao prazo final mostrado ao cliente. Isso permitirá um fôlego extra caso ocorra algum problema com a transportadora. O mesmo vale se você atua com embalagens personalizadas e precisa de um tempo a mais para customizar os pacotes.

Reduza custos do seu frete

Saber onde você está pisando financeiramente também ocupa destaque na administração das suas entregas. Para conhecer a realidade da sua loja virtual e determinar com assertividade o seu orçamento para fretes, vale seguir alguns passos.

Comece com a identificação do gasto médio do seu e-commerce com o transporte das mercadorias. Para isso, some o custo total pago em fretes no mês e divida esse valor pelo faturamento do período.

Outra dica interessante é segmentar o resultado por regiões. Assim você localizará com precisão os envios mais caros e quais áreas carecem de uma estratégia de redução maior de custos.

Desenvolva sua logística reversa

A qualidade do seu frete passa também pela política de trocas e devoluções de mercadorias. Afinal, pode haver a necessidade do produto retornar para a sua loja virtual, seja para substituição por outro artigo, ou quando o cliente desiste da compra.

Vale lembrar aqui do direito de arrependimento, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor e que permite ao cliente devolver a mercadoria em até sete dias após a entrega.

A volta do item ao lojista, em qualquer modalidade, chama-se logística reversa. O procedimento é um novo frete, no qual o vendedor precisará gerar e pagar pelo envio do artigo do endereço do comprador até o e-commerce.

Saiba mais sobre o assunto neste artigo: Logística reversa: o que é e como ter uma de qualidade.

Seja transparente e atencioso com o público

Outro erro comum no comércio eletrônico é deixar o cliente às cegas. Claro que ninguém gosta de ser portador de notícias ruins, principalmente quando elas representam falhas em nosso trabalho. Mas pecar pela omissão só vai piorar a situação.

O envio vai atrasar por algum motivo? Informe o consumidor antes de ele perceber o problema, e demonstre que você está ciente do ocorrido e tomando as devidas providências.

Não espere a reclamação chegar para tomar uma atitude. A proatividade nesses casos é a melhor saída para evitar danos maiores à reputação da sua loja.

Outra alternativa que pode ajudar na transparência do seu frete é não esconder a cotação do envio, deixando-a visível somente no checkout. Disponibilize a simulação desde a página do produto. Facilite a vida do visitante, assim ele não terá dúvidas que o façam abandonar o carrinho sem efetivar a compra.

Automatize a sua gestão de fretes

Não poderíamos concluir este artigo sem falar do apoio que você pode encontrar na tecnologia. Otimize seu tempo, automatizando tarefas como cotação e geração de fretes em um só lugar.

Já pensou em contar com um painel exclusivo, capaz de sincronizar todos os pedidos da sua loja e ainda oferecer entregas com Correios e também transportadoras privadas? Com o Melhor Envio isso é possível!

Conheça nossa plataforma e descubra como podemos ajudar a fazer do frete o diferencial do seu e-commerce.

Andressa Barbosa

Responsável pela edição e produção de conteúdo do Blog Melhor Envio, Andressa é jornalista e atua focada na redação de informações sobre e-commerce.


    • Danielle Rocha

      Só falta colocar os fretes do melhor envio (via transportadora) para aparecer para o cliente no momento da compra. Essa foi a única razão de eu ter saído do Nuvemshop. Adoro a plataforma. Acho a melhor de todas! Só isso me atrapalha. Vendo produtos com preço baixo e o frete alto assusta muito. O frete via transportadora pela Melhor Envio é muito mais barato que os correios para a maioria das regiões.

      • Oi, Danielle! Tudo bem?

        Para que possamos te ajudar com isso, por favor, nos escreva para contato@nuvemshop.com.br que teremos o maior prazer em te responder. Ficaríamos muito felizes com o seu retorno 🙂

        Abraços.

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