O que é EdgeRank e como utilizá-lo a favor do seu negócio?

Por: Talitha Adde

tela de computador com algoritmos, o que pode representar o edgerank

Aqui você encontra:

EdgeRank é um algoritmo criado pelo Facebook que decide o que será mostrado em um feed de notícias após estudar o que é relevante para o usuário. Em geral, ele analisa o tipo de conteúdo que seus seguidores consomem na rede social e, a partir disso, define o que será exibido para cada usuário.


Se você vende pelo Facebook já deve ter notado que algumas de suas publicações não são vistas por todos os seguidores da sua página. O responsável por isso é o EdgeRank, um algoritmo do Facebook que determina como os posts de um determinado perfil alcançarão os usuários da rede social.

Para chegar nesse resultado, são avaliados, dentro de um círculo social de seguidores, a quem determinados assuntos podem ser interessantes.

Por isso, entender o que é EdgeRank e como ele funciona pode te ajudar a mudar a sua estratégia no Facebook, além de fazer grande diferença para os resultados de vendas pela rede social.

Então, vamos descobrir juntos tudo sobre o algoritmo do Facebook? 🔎

O que é EdgeRank?

EdgeRank é um algoritmo criado pelo Facebook que decide o que será mostrado em um feed de notícias após estudar o que é relevante para o usuário. Em geral, ele analisa o tipo de conteúdo que seus seguidores consomem na rede social e, a partir disso, define o que será exibido para cada usuário.

Podemos entender por “edge” qualquer tipo de interação na rede social, como posts publicados, compartilhamentos, likes e até mensagens inbox.

No caso de uma fanpage, ou seja, a página comercial do Facebook, o algoritmo se baseia no histórico de compras, afinidades e interação de seus clientes com determinadas marcas para distribuir o conteúdo do seu negócio.

Como funciona o EdgeRank do Facebook?

As regras do EdgeRank são complexas e muitas delas são omitidas pelo Facebook para garantirem a propriedade intelectual do algoritmo.

No entanto, o EdgeRank se baseia em três pilares bastante conhecidos: afinidade, relevância e tempo. Vamos conhecer cada um deles:

1. Afinidade

Afinidade é o total de interações que cada publicação recebe. Podem ser curtidas, comentários ou visualizações.

Com esses dados, o EdgeRank estabelece que os usuários que interagem com a sua página têm maiores chances de ver as novas atualizações no seu feed de notícias.

2. Relevância

A relevância determina o peso de cada conteúdo publicado. De acordo com a receptividade dos seguidores de uma página (o quanto clicam, curtem, comentam ou compartilham), a mensagem vai sendo exibida para mais e mais pessoas.

Sendo assim, comentários e compartilhamentos de um conteúdo da sua página tem mais valor para o EdgeRank do que uma curtida, por exemplo.

3. Tempo

O tempo de publicação prioriza a distribuição de posts recentes. Ou seja, mensagens mais novas são melhor distribuídas e exibidas à frente de posts mais antigos.

Como melhorar o EdgeRank?

Agora que você já entendeu como o EdgeRank funciona, vamos te dar algumas dicas de como melhorar os resultados da sua página. Veja a seguir:

1. Opte por imagens e vídeos

Imagens e vídeos têm um peso de relevância maior por serem conteúdos interativos. Além disso, em função das cores e do tamanho que ocupam no feed, acabam chamando mais a atenção dos seguidores.

Isso aumenta a probabilidade de cliques, compartilhamentos e comentários, tornando a publicação ainda mais relevante.

Portanto, se você tem uma loja virtual, que tal tirar boas fotos dos seus produtos para conquistar o ❤️ do algoritmo do Facebook?

💡Saiba mais: Por que utilizar vídeo marketing na sua estratégia de marketing digital?

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2. Incentive o engajamento

Melhorar o EdgeRank depende, diretamente, do engajamento dos usuários com as suas publicações. Por isso, crie conteúdos com perguntas.

No caso de uma página de um e-commerce, você pode pedir opinião sobre os produtos ou promover um quiz para divulgar o próximo lançamento da sua loja, por exemplo. O céu é o limite para gerar engajamento.

3. Escolha os melhores horários para postar

O horário da publicação interfere, diretamente, nos resultados da sua publicação.

Entender quais são os hábitos do seu público e descobrir quais são os horários de pico pode ter um impacto significativo no engajamento.

Uma boa maneira de encontrar esses dados é pela própria plataforma do Facebook. Para isso, clique no botão insights, na página inicial do seu perfil: 

captura de tela do botão insights do facebook

Em seguida, selecione visualizações de página. Nesta seção, você consegue descobrir informações variadas sobre o público da sua página, inclusive o melhor horário para postagem.

captura de tela do botão visualizações de página do facebook

 

💡Saiba mais: Qual é o melhor horário para postar no Facebook?

4. Incentive a interação

Ao fazer uma publicação, pode ser interessante pedir para os seus seguidores curtir, compartilhar ou comentar. Por isso, usar CTAs, ou seja, chamadas para uma ação, fazem toda a diferença.

Isso pode funcionar como um incentivo extra para que as pessoas realmente interajam com o post.

5. Poste com frequência

Equilibrar a frequência de posts é fundamental para ser bem-visto pelo EdgeRank.

Se forem muitos posts por dia, os seguidores podem se incomodar com o volume e deixar de seguir a página. Se forem poucos, as suas chances de ser relevante pelo critério de tempo serão menores.

Para descobrir a frequência ideal de postagens, você pode fazer testes. Se você posta duas vezes por semana, por exemplo, aumente para três e analise os resultados.

Além disso, faça um calendário editorial para organizar os seus conteúdos e garantir que as suas publicações tenham conteúdo relevante para os seus seguidores.

6. Promova as publicações

Para aumentar o alcance de um post específico, basta apertar no botão Turbinar publicação.

captura de tela de como turbinar uma publicação no facebook

Essa é uma ótima estratégia para atingir mais pessoas e incentivar a interação.

Resumo

Como você viu, entender o que é o EdgeRank e como ele funciona é essencial para otimizar as suas vendas pelo Facebook.

Antes de ir embora, veja um resumo deste conteúdo:

O que é EdgeRank?

EdgeRank é um algoritmo criado pelo Facebook que decide o que será mostrado em um feed de notícias após estudar o que é relevante para um usuário, em geral, analisando o tipo de conteúdo que ele e seus seguidores na rede social consomem.

Como o EdgeRank é calculado?

  1. Afinidade
  2. Relevância
  3. Tempo

Como melhorar o EdgeRank?

  1. Opte por imagens e vídeos
  2. Incentive o engajamento
  3. Escolha os melhores horários para postar
  4. Incentive a interação
  5. Poste com frequência
  6. Promova as publicações

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