Saiba como funciona o EdgeRank do Facebook e aumente o alcance dos seus posts

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Você sabia que apenas cerca de 6% dos seus fãs que estão online conseguem visualizar suas publicações no Facebook? É por isso que muitas vezes nossas páginas têm milhares de fãs, mas os posts só são vistos por algumas dezenas delas. E como melhorar essa estatística?
Antes de tudo, é importante entender um conceito chamado EdgeRank.
O que é o EdgeRank?
EdgeRank é o algoritmo de ranking do Facebook. É ele que filtra o que vai chegar até seu feed de notícias e quem vai visualizar suas publicações. Esses números mudam o tempo todo dependendo das suas interações nas redes sociais. Podemos entender por “edge” qualquer tipo de interação na rede social, como posts publicados, compartilhamentos, likes e até mensagens inbox.
O EdgeRank é quase como um segredo. Não sabemos ao certo quais são os critérios de relevância das publicações, mas sabemos que ele age com base em três variáveis:
1. Afinidade
Afinidade é o nível de interação que um fã tem com a sua página. Quanto mais esse fã se relaciona com os seus posts, curtindo, comentando, compartilhando ou então interagindo enviando uma mensagem inbox, mais a sua página irá aparecer no feed de notícias dessas pessoas.
2. Peso ou relevância
É o quanto de interação sua publicação gera. Quanto mais likes, shares e comentários você tiver, mais pessoas você vai alcançar. Simples assim.
3. Tempo de vida
Quanto mais recente é o post, mais chance dele aparecer no feed de notícias de alguém, portanto, segundo o EdgeRank, uma publicação nova é mais importante do que uma antiga.
Agora que você já entendeu o que é o EdgeRank, o que fazer?
#1 Pensando nessas três variáveis, é muito importante que sua página produza conteúdo relevante. O post só pelo post não vai ajudar em nada. Antes de publicar algo, pense se a informação é interessante e se o post é “compartilhável”. Isso vai criar mais afinidade e relevância à sua página.
#2 Procure utilizar também todas as funcionalidades que o Facebook disponibiliza, como “Como estou me sentindo hoje” (exemplo abaixo), “Call to action”, “hashtags”, “vídeos”, etc. Abaixo um exemplo de post que combina duas dessas funcionalidades.
#3 Há indícios de que posts visualmente mais chamativos tendem a ter mais interações. Prefira um texto com fotos ao invés de apenas um texto.
#4 Responda as mensagens de seus clientes por inbox e gere mais afinidade.
#5 Faça publicações diárias, inclusive nos finais de semana. É aconselhável de uma a duas vezes por dia.
#6 Cuidado com o feedback negativo. Uma pessoa que oculta uma publicação sua ou para de curtir a sua página faz com que sua posição no EdgeRank caia. Então, tente não irritar as pessoas, por exemplo, fazendo posts o tempo todo. Procure ser o mais agradável possível.
Entendeu?
Espero que essa dica te ajude a melhorar a qualidade das suas publicações para que seus fãs fiquem muito satisfeitos e interajam ainda mais com a sua marca.
Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias de Facebook, dá uma olhadinha nesses links:
- Como conseguir mais engajamento para os posts no Facebook
- Qual o melhor horário para postar no Facebook
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