16/11/2012

Como fazer pesquisas em sua loja virtual com o Survey Monkey

Como fazer pesquisas com clientes

Fazer as perguntas certas é o primeiro passo para ver o seu empreendimento crescer. Ouvir o que os consumidores têm a dizer pode apontar muitos pontos de melhoria que você não havia percebido antes, além de identificar quais características do seu produto são mais valorizadas pelo público.

Neste artigo, você aprenderá a fazer enquetes em sua loja virtual através da ferramenta Survey Monkey. Para saber mais sobre a importância de pedir feedback e como fazê-lo da melhor maneira possível, sugerimos a leitura de dois conteúdos também do nosso blog:

Por que fazer a pesquisa?

Como administrador de um e-commerce, há alguns pontos cruciais aos quais você deve dar atenção. O primeiro deles é a conversão: levar os usuários a interagirem com seu site. Seu objetivo pode ser que naveguem por pelo menos cinco páginas ou comprem em menos de três minutos, por exemplo. Esse processo é conhecido como funil de vendas.

Outro ponto importante é justamente o oposto: abandono de carrinhos. Por que as pessoas desistem de comprar? Será pelo custo ou prazo de frete? Seu checkout não é intuitivo o suficiente? Essas são questões que você pode perguntar diretamente aos clientes.

Fazendo pesquisas em sua loja virtual, você pode captar um índice de respostas diretas, além de entender as expectativas dos consumidores para o futuro.

O que perguntar aos seus clientes?

O tema das enquetes dependerá de em qual ponto do seu negócio você deseja se focar para desenvolver melhorias. Deixamos algumas sugestões:

  • Na página inicial: perguntar o que seu visitante achou do layout ou como conheceu sua marca.
  • Nos resultados de pesquisa: questionar se o consumidor encontrou o que procurava.
  • Na página de produto: mostrar características do item e pedir que o cliente vote na mais importante.
  • No checkout: perguntar se o custo de frete é justo ou se o meio de pagamento lhe parece confiável.

É possível ainda fazer questões mais genéricas, dando opções de próximos lançamentos para que os usuários votem no que desejam primeiro, por exemplo.

Aproveitando o Survey Monkey

Exemplo pesquisa em loja virtual com Survey Monkey

O Survey Monkey é uma das ferramentas mais completas do mercado para a realização de pesquisas dentro de um site. Oferece um plano gratuito, que permite até 100 perguntas, e outros pagos com mais funcionalidades. Veja o passo a passo para utilizá-lo:

  1. Acesse o site oficial e clique em “Inscrição grátis”.
  2. Preencha o formulário com suas informações.
  3. Crie sua pergunta!
  4. Escolha o melhor formato de resposta.
  5. Personalize o questionário como quiser.
  6. Ao avançar, entre as opções de coleta, escolha “Incorporar no site”.
  7. Copie o código e incorpore-o ao HTML da sua loja virtual.

Se você tem acesso ao FTP da sua Nuvem Shop, pode fazer esse último passo sozinho ou com a ajuda de um designer. Caso contrário, entre em contato conosco e um dos Consultores Nuvem irá ajudá-lo com isso.

Gostou?

Agora que você já sabe como fazer pesquisas aos visitantes da sua loja virtual, aproveite ao máximo essa possibilidade para obter preciosas respostas e aprimorar seu negócio exatamente nos ponto prioritários.

Ainda não vende pela internet? Então, experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis e veja por que vale a pena.

[Atualizado em 29/12/2016].

Data da última atualização: 29/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Nuvem Shop


    como-fazer-pesquisas-em-sua-loja-virtual-com-o-survey-monkey