O que é Google Analytics, para que serve e como usar em 2024?

Foto de computador em tela do Google Analytics

Pontos principais do artigo:

  • O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que coleta dados de acesso dos usuários para fazer o monitoramento e análise de sites, como blogs e e-commerces;
  • Com os dados da ferramenta, é possível entender como as pessoas usam seu site, quais páginas são mais populares, qual a origem do tráfego, entre outras informações;
  • Se você tem um negócio online, saber o que é Google Analytics e como usar a plataforma é essencial para tomar decisões mais acertadas sobre o seu site;
  • Na Nuvemshop, você pode criar uma loja virtual grátis e vincular ao Google Analytics de forma simples e prática por meio do painel administrativo, sem precisar de conhecimentos técnicos.

Se você chegou até aqui, provavelmente já ouviu falar do Google Analytics, uma ferramenta muito utilizada para acompanhar as visitas e ações dos usuários nas páginas da internet. Para quem tem um e-commerce, o recurso é indispensável, já que ajuda a entender o comportamento do consumidor no site.

Embora seja muito importante para quem precisa monitorar páginas web, muitas empresas ainda não sabem o que é Google Analytics ou, pelo menos, não usam todas as suas funcionalidades.

Mas, como estamos em uma era cada vez mais big data, é importante saber como coletar e analisar os dados para tomar decisões acertadas, não é mesmo? Então, se você quer saber o que é Google Analytics e como usar a ferramenta para fazer o seu negócio online crescer, continue a leitura!

💡 Saiba mais: O que é Google Analytics 4 e o que muda nessa nova versão?

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O que é Google Analytics?

Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento e análise que te permite obter estatísticas sobre a sua página. Com isso, é possível entender melhor o comportamento dos consumidores e usuários e, assim, definir melhorias ou novas direções.

Você pode identificar:

  • Como se comporta certo segmento de usuários (vindos de buscas no Google ou do Facebook, por exemplo);
  • A quantidade de vendas geradas graças a uma campanha de marketing;
  • Qual é o perfil de quem acessa a página;
  • Em qual momento do processo de compra os usuários abandonaram a loja virtual;
  • De quais países ou regiões provêm as vendas;
  • Quais dispositivos usados para fazer os acessos;
  • As páginas mais visitadas da loja.

É importante destacar que a informação é anônima, ou seja, os usuários não são identificados. O objetivo é analisar dados de forma geral e ampla, abrangendo todo o negócio.

💡 Saiba mais: O que é a LGPD e como adequar o seu site à Lei Geral de Proteção de Dados?

Para que serve o Google Analytics?

Google Analytics serve para monitorar e analisar páginas web diversas, como sites, blogs, lojas online etc. Por meio dele, é possível coletar informações importantes para otimizar e melhorar a performance dos conteúdos.

Os relatórios gerados pelo GA permitem extrair insights poderosos sobre sua empresa e os pontos que precisam ser melhorados para o alcance das metas. Isso porque o sistema fornece dados de áreas como:

  • Mídias sociais: mostrando quais conteúdos geram bons resultados nas redes sociais;
  • Comércio eletrônico: retrata como anda o desempenho das vendas no e-commerce;
  • Marketing: avalia quais campanhas trazem mais potenciais clientes;
  • Tráfego: mostra a origem dos acessos no seu site;
  • Visitantes: o total de pessoas que retornaram ao site ou estão entrando pela primeira vez.

Além disso, a ferramenta é gratuita, sua interface é amigável e tem capacidade para processar volumes enormes de dados — o que é uma grande vantagem em comparação a outras ferramentas do mercado. Por isso, vale a pena investir em aprender o que é Google Analytics!

💡 Saiba mais: 24 melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site

Como funciona o Google Analytics?

O Google Analytics funciona coletando informações dos usuários que acessam o site, como idade, gênero, comportamento, localização, gostos pessoais etc. Dessa forma, o sistema cria relatórios estratégicos que podem ajudar as ações do time de marketing.

Para captar esses dados, a ferramenta usa um JavaScript instalado em todas as páginas do site. Desse modo, quando um usuários estiver nas páginas, serão coletados cookies de navegação com o mapeamento de todo o envolvimento da pessoa com o site. Isto é, o tempo de permanência, onde ela clicou, quais conteúdos acessou, entre outros.

Também é possível identificar como o usuário chegou ao seu site — se for pelas redes sociais, por mecanismo de busca, e-mail, link externo etc. Caso o acesso tenha sido feito a partir da pesquisa do Google, você consegue, inclusive, identificar a palavra-chave utilizada na busca.

💡 Saiba mais: Como rankear um site no Google?

Quais métricas o Google Analytics usa?

As principais métricas analisadas por meio do Google Analytics são:

  • Usuários: número de pessoas únicas que visitaram a página em determinado período;
  • Sessões: tempo de permanência na página e quantas vezes o usuário retornou;
  • Página por sessão: média do número de páginas visitadas;
  • Duração da sessão: tempo médio que o usuário permanece ativo na página;
  • Taxa de rejeição: porcentagem das sessões em que não houve interação com a página, isto é, o usuário entrou e saiu rapidamente.

💡 Saiba mais: 5 cursos do Google gratuitos para impulsionar seu e-commerce

Como criar uma conta no Google Analytics?

Agora que você já sabe o que é Google Analytics e como ele funciona, chegou o momento de criar a sua conta na ferramenta e configurá-la.

Caso você já tenha uma conta do Google, basta seguir os passos da configuração usando esse e-mail. Do contrário, é preciso criar uma conta antes de prosseguir com o tutorial.

  1. Acesse o Google Analytics e faça o login na sua conta do Google se já tiver uma;
  2. Se não, crie uma conta clicando em “Comece hoje mesmo”;
  3. Depois de adicionar informações de login e senha, é necessário iniciar as configurações da plataforma;
  4. Você deve adicionar os dados da conta, da propriedade — ou seja, de quem vai monitorar o GA — e da empresa;
  5. Também serão solicitadas informações como número de funcionários, setor da organização, motivos para usar a ferramenta etc.;
  6. Em seguida, é preciso selecionar o seu país de origem e aceitar os termos de serviço da plataforma;
  7. Para começar a coletar os dados, você deve escolher onde essa ação deve ocorrer (em um app Android, iOS ou na web);
  8. Após selecionar a opção, você receberá instruções de como adicionar a tag responsável por coletar os dados.

💡 Saiba mais: 51 ferramentas para e-commerce para potencializar vendas

Como usar o Google Analytics?

Após criar a conta, é necessário fazer algumas configurações para extrair o máximo de informações das suas páginas por meio do GA. Veja, a seguir, quais são esses ajustes:

Análise de páginas

O Analytics permite analisar não apenas qual página recebe mais acessos, mas também qual parte do conteúdo tem mais cliques e visualizações. Essa informação é útil porque permite otimizar o layout de cada página e aumentar as chances de conversão.

💡 Saiba mais: Como fazer o layout de um site?

Conversão por navegador

É possível analisar quais os navegadores preferidos dos usuários (como Chrome, Mozila ou Safari, por exemplo) e por onde ocorrem mais conversões. Isso ajuda a entender se o site performa bem em todos os navegadores ou se há algum problema de usabilidade.

Funil de conversão

No Google Analytics você consegue acompanhar os funis de conversão, ou seja, criar uma meta com foco na quantidade de conversões geradas por página. Dispor dessa informação é fundamental para fazer o seu planejamento de vendas, melhorar os pontos de conversão da página e estabelecer metas futuras.

💡 Saiba mais: Como criar uma página de vendas e aumentar sua taxa de conversão?

Teste A/B

O teste A/B é um experimento que compara duas versões de um mesmo elemento de um site, anúncio ou e-mail, determinando qual delas gera melhores resultados em marketing digital. Com o GA, você consegue constatar o quanto um layout está sendo efetivo para sua estratégia e, se necessário, fazer mudanças baseadas em dados.

Anotações

Por fim, o Analytics permite fazer anotações sobre eventos importantes que possam impactar direta ou indiretamente os números ali exibidos. Pode ser uma campanha sazonal, uma mudança no site ou alguma atualização do Google, por exemplo.

💡 Saiba mais: Principais updates do Google em SEO até hoje

Como vincular um site ao Google Analytics?

Para veicular seu site ou alguma página específica ao Google Analytics é preciso seguir os passos abaixo:

  1. Faça login na plataforma;
  2. Vá até “Administrador”;
  3. Selecione a conta que deseja usar no menu “Conta”;
  4. No botão “Propriedade”, escolha qual site ou páginas você deseja acompanhar;
  5. Em “Informações de acompanhamento”, clique em “Código de acompanhamento”.

Se você usa uma plataforma de e-commerce ou outro tipo de site, para integrar o GA basta copiar o código de acompanhamento e colá-lo em todas as páginas do seu site antes da tag </head>.

💡 Saiba mais: Guia de HTML básico para iniciantes

Uma vez instalado o código, a ferramenta começará a analisar a informação do tráfego, mas não será possível analisar os dados anteriores à integração.

Quem escolhe a Nuvemshop não necessita da ajuda de um webmaster ou qualquer conhecimento técnico. Basta copiar o ID, informá-lo em seu painel de administração e pronto, o Google Analytics começará a medir o tráfego da sua loja automaticamente!

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Aprendeu o que é Google Analytics?

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor o que é Google Analytics e para que serve essa ferramenta completa e gratuita que pode ajudar você a analisar os dados do seu negócio e potencializar os resultados.

E, como mencionamos, configurar o GA nas páginas do e-commerce pode ser muito fácil para quem escolhe a Nuvemshop. Então, que tal criar a sua loja virtual grátis e começar a acompanhar as métricas do seu negócio? 💙

Aqui você encontra:
Perguntas frequentes sobre Google Analytics

Google Analytics é uma ferramenta gratuita de monitoramento e análise que te permite obter estatísticas sobre a sua página para compreender o comportamento dos consumidores e usuários e, assim, definir melhorias ou novas direções.

Google Analytics serve para monitorar e analisar páginas web diversas, como sites, blogs, lojas online etc. Por meio dele, é possível coletar informações importantes para otimizar e melhorar a performance dos conteúdos. Além disso, a ferramenta é gratuita, sua interface é amigável e tem capacidade para processar volumes enormes de dados.

O Google Analytics funciona coletando informações dos usuários que acessam o site, como idade, gênero, comportamento, localização, gostos pessoais etc. Dessa forma, o sistema cria relatórios estratégicos que podem ajudar as ações do time de marketing.

  1. Faça login na plataforma;
  2. Vá até “Administrador”;
  3. Selecione a conta que deseja usar no menu “Conta”;
  4. No botão “Propriedade”, escolha qual site ou páginas você deseja acompanhar;
  5. Em “Informações de acompanhamento”, clique em “Código de acompanhamento”;
  6. Copie o código e cole-o em todas as páginas do seu site antes da tag </head>.

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