Como criar e vincular uma página de Google Plus em 3 passos
O Google Plus (ou Google Mais) é a rede social do Google e que nesse momento já superou o número de 540 mi de usuários ativos, ou seja, aqueles usuários que interagem com a rede social, incluindo seguidores e seus comentários. Por tudo isso, é muito importante que a sua empresa tenha uma página no Google Mais. Abaixo, te ensinaremos a fazê-la em apenas três passos!
Primeiramente, você deve possuir uma conta ativa no Google (um Gmail, por exemplo) para seguir o passo-a-passo. Caso você ainda não tenha uma, crie a sua conta Google grátis.
1. Escolha o tipo do seu negócio
Vá diretamente ao Google Mais e coloque o seu usuário e senha do Google.
Uma vez ali, escolha as categorias do seu negócio. Você pode optar por:
- Local da empresa ou lugar (categorias de serviços como restaurantes, hotéis, etc);
- Produto ou marca (vestuário, carros, eletrônicos, etc);
- Artes, entretenimento ou esportes (por exemplo, um filme ou uma peça de teatro);
- Outro.
Uma vez que você tenha escolhido o seu tipo de negócio, selecione a barra vertical:
Clique em Próximo.
2. Complete com os dados da sua marca
Agora você irá completar com os dados da sua empresa:
- Escolha o nome da sua empresa;
- Adicione um link para o seu site.
Por último, caso esteja de acordo, aceite os termos da rede social e clique em Continuar.
3. Personalize a sua página do Google Mais
Como em todas as redes sociais, é importante que o seu perfil seja profissional, completo e atualizado.
- Escolha a sua foto do perfil. Essa foto deve ser o logo da sua marca para que os usuários possam reconhecê-lo rapidamente;
- Anexe uma foto de capa, preferencialmente de 2120 pixels de largura por 1192 pixels de altura. Use essa foto para agregar mais detalhes sobre a sua marca ou sobre os produtos que você oferece. Tenha em conta que, devido ao design dos perfis do Google Plus, a sua foto de perfil irá tapar o lado esquerdo da sua foto de capa, portanto, evite colocar dados relevantes neste lado.
- Descreva sucintamente o objetivo da sua marca dentro do Google Mais. Você também pode contar um pouco mais sobre a história da sua empresa, sobre seus produtos ou serviços, e como você pretende utilizar esse canal social.
- Adicione também os dados de contato da empresa, como telefone e e-mail.
Lembre-se de clicar em Salvar antes de fechar
Pronto! Você já tem a sua página Google Mais!
Conselho bônus 1: vincule a sua página do Google Mais com o seu site ou e-commerce
Para que o seu site apareça como verificado em sua página do Google Plus, você deve vincular o seu site com a sua página. Para isso, você deverá agregar um fragmento de código HTML em seu site.
Validar seu site no Google Mais com um código HTML
1. Assegure-se de estar utilizando o Google Plus como sua página desejada. Para isso, vá diretamente em Painel ou Ínicio, depois em Páginas e escolha a página que você criou;
2. Clique em Perfil;
3. Clique diretamente em Postagens e em seguida em Vincular seu Site;
4. Copie o código que irá aparecer e cole diretamente dentro da tag <head> em todas as páginas do seu site. Cada página tem o seu próprio código, seguindo esse formato: href=”https://plus.google.com/IDPage” rel=”publisher”>Google+;
5. Você pode adicionalmente enviar um e-mail para que o seu webmaster realize esse procedimento para você;
6. Logo após inserir a tag, refaça o caminho dos passos 1 a 3 e clique em Testar Site.
Ao seguir esses passos, você comprovará que é o proprietário do domínio e fornecerá ao Google dados suficientes para que sua página seja indexada nas pesquisas feitas através do buscador.
Conselho Bônus 2: Como verificar uma página de Google Mais
Por que ter a sua página no Google Plus verificada?
Uma página verificada significa que o Google a reconhece como propriedade real da sua marca:
Além de oferecer mais confiança aos seus seguidores, existe a possibilidade que essa página seja apresentada como uma página social dentro da rede de busca do Google.
Isso te ajudará a aumentar a sua quantidade de seguidores, pois permitirá, com somente um clique em Seguir, que novos usuários sigam a sua marca, além de aumentar o seu destaque diante da concorrência.
Como verificar a sua página do Google Mais
Atualmente esse processo acontece através dos algoritmos do Google, que detectam a relevância da página e a elegem para ser verificada. Como diversas estratégias da internet, podemos dar uma ajudinha aos algoritmos em prol da sua página:
- A página deve ser vinculada à sua loja online (veja o Conselho Bônus 1);
- A página deve ser constantemente atualizada e contribuir de forma relevante para o meio em que atua;
- O seu site ou e-commerce deve possuir um logotipo de acesso direto para a sua página no Google Plus. Se você utiliza a Nuvem Shop, vá diretamente em Layout, depois em Info de Contato e insira os dados da sua página. Caso contrário, siga o modelo fornecido pelo tutorial para desenvolvedores do Google;
- A página do Google Mais a ser vinculada necessita ter uma quantidade expressiva de seguidores (o Google nunca informou ao certo essa quantidade, no entanto).
Alguns poucos passos e mais um canal importante de posicionamento social para o seu e-commerce! Você já tem a sua página?