16/06/2014

Guia completo sobre como criar anúncios no Google Mais

G+ Post Ads

O Google Plus (ou Google Mais), como vocês já devem saber, é a rede social do Google. Nós já explicamos aqui como criar uma conta por lá e também demos algumas dicas úteis para você que quer fazer marketing no canal sem gastar dinheiro.

O post de hoje tem um enfoque mais avançado. Nós ensinaremos passo a passo a como fazer anúncios no Google Mais (+Post Ads). Pronto para aprender e vender mais pela internet? Vamos lá!

Dicas iniciais

Através da publicidade no Google Mais você conseguirá alcançar um número maior de seguidores na rede social para os seus posts, vídeos e também hangouts. Antes de começar, no entanto, é importante ter em mente que os anúncios do Plus só podem ser feitos através do Google Ads. Ou seja, se você nunca usou a plataforma de anúncios do Google, terá que criar uma conta antes.

Depois disso, é igualmente relevante saber que o Google define alguns pré-requisitos mínimos para que você possa criar +Post Ads (anúncios no Google Mais). O principal e mais importante é que sua página tenha no mínimo mil seguidores. É provável que isso mude no futuro, mas por enquanto é impossível avançar sem atender a essa exigência.

Primeiros passos na campanha

Faça o login na sua conta do Google Ads e vá diretamente em “+Campanha” e “Apenas na Rede de Display”.

Como fazer anúncios no Google Mais

Como fazer anúncios no Google Mais

Feito isso, dê um nome para a sua campanha e selecione a alternativa “engajamento” para dar continuidade.

Como fazer anúncios no Google Mais

Na sequência, você poderá escolher os dispositivos onde seu anúncio vai aparecer (desktops, tablets, smartphones, etc), os locais (país, estado, cidade) e o idioma dos usuários.

Em seguida você irá definir o tipo de lance para o seu anúncio. Para +Post Ads está disponível apenas a alternativa Custo por Clique (CPC), que te cobrará sempre que alguém interagir com o seu anúncio. O Google considera um engajamento quando o usuário clica de fato na publicidade ou simplesmente passa o cursor do mouse por cima dela.

Em orçamento, por fim, você definirá quanta verba disponibilizará pelo período da campanha. Exemplo: se você optar por um orçamento de 200 reais por dez dias, o Google gastará aproximadamente 20 reais por dia até o término da campanha. Aqui vale a pena balancear o quanto você gasta por clique com o tanto de cliques que deseja obter. Se seu clique custa dez centavos e você quer obter 200 cliques por dia, crie um orçamento que atenda a essas expectativas.

Ainda no setup da campanha, você conseguirá definir coisas como:

  • Ad Extensions: selecione se você quer que o seu anúncio seja mostrado com o número de telefone da sua empresa, endereço, etc;
  • Horários: defina os melhores horários para que seus anúncios sejam mostrados para os seus clientes;
  • Rotatividade: se você tem vários anúncios dentro de um grupo de anúncios, escolha quais deles mostrar com mais frequência;
  • Limite de frequência: defina um número máximo de vezes para que o mesmo usuário visualize o seu anúncio.

Feito tudo isso, clique em “Salvar e Continuar”.

Segmentando o público

Agora chegou a hora de escolher o público que poderá ver os seus anúncios. Antes de tudo, escolha um nome para o seu grupo de anúncios e defina o lance máximo de CPC para engajamentos.

Para segmentar seu público-alvo, o Google te dá duas alternativas bem interessantes:

  • Interesses e remarketing: aqui você deverá escolher uma série de interesses em comum com o seu negócio para que a ferramenta possa encontrar o seu público. Por exemplo: se você tem uma loja de jogos de videogame, pode selecionar “Jogadores de Videogame” como parte da sua audiência. Você também poderá utilizar suas listas de remarketing para capturar clientes;
  • Palavras-chave da Rede de Display: defina as palavras-chave relacionadas ao seu negócio e faça com que o seu anúncio apareça para o target certo.

Após concluir esse processo, clique “Salvar e Continuar” para dar sequência.

Dando vida ao anúncio

Depois de passar por todos os passos anteriores, você está quase chegando lá! Agora é a hora de escolher um modelo para o seu anúncio. Escolha a alternativa “Postar seu conteúdo do Google + na internet”:

Como anunciar no Google Mais

Em seguida, selecione a sua página no Google Mais e escolha quais postagens você deseja promover. Aqui você poderá deixar padronizado para anunciar sempre o último post da página ou simplesmente escolher um post específico para impulsionar. Você também tem a possibilidade de criar anúncios em diversos tamanhos, o que aumentará a sua chance de ser exibido em mais sites.

Como fazer anúncios no Google Mais

Pronto, agora o seu anúncio está prontinho! Antes de começar a rodar, vale ressaltar que a publicidade será avaliada pela equipe do Google para ser liberada, processo esse que pode demorar algumas horas.

Fazendo a análise dos anúncios

Depois de criar os anúncios, é hora de analisar os resultados. Para isso, vá até a aba “Campanhas” e clique na tab “Anúncios” (em vermelho) para ter acesso aos relatórios:

Como fazer anúncios no Google MaisNa linha do tempo (em amarelo), será possível acompanhar o quanto seu anúncio está evoluindo por dia, por semana, por mês ou até por trimestre. O legal da linha do tempo é que além dos cliques, você também poderá seguir dia a dia a Taxa de Cliques (CTR, na siga em inglês), CPC Médio, Custo e qualquer outra métrica da campanha.

Em azul, observe o desempenho de cada anúncio em separado. Neste caso, como fizemos anúncios de quatro tamanhos diferentes, você terá cada um deles disponível para analisar. Fique atento ao número de cliques recebidos e também à CTR, que nada mas é do que a frequência que o seu anúncio está sendo clicado depois que ele é exibido aos internautas. É igualmente importante ficar de olho no CPC Médio, pois através dele você conseguirá saber quanto está custando, em média, cada clique no seu anúncio.

Resumo

O +Post Ads é mais uma ferramenta legal a ser explorada para vender mais pela internet. Antes de ir por esse caminho, contudo, recomendo que você esgote suas possibilidades em plataformas mais consolidadas, como Google Ads e Facebook Ads. De todo modo, acredito que valha a pena fazer um teste na ferramenta e observar os resultados. Se eles forem bons, você certamente ganhará uma nova maneira de fazer publicidade e ganhar clientes.

Data da última atualização: 16/03/2018


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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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