08/05/2015

[Dica Rápida] Como criar anúncios bem-sucedidos no Facebook

Como fazer bons anúncios no Facebook

Recentemente, o Facebook anunciou algumas mudanças em seu algoritmo, o que vai dificultar ainda mais o desempenho orgânico das fanpages. Isso significa que as publicações não pagas de marcas, empresas e organizações aparecerão com menos frequência no feed de notícias das pessoas. Porém, querendo ou não, o Facebook continua sendo uma forte ferramenta para a divulgação e até venda de produtos. Por isso, aderir aos anúncios pagos tem se tornado uma alternativa cada vez mais necessária para empresas.

Conhecendo mais sobre o Facebook Ads

E para te ajudar a entender mais sobre o mundo do Facebook Ads, nas próximas semanas iremos fazer uma série de posts com esse tema. Na nossa Universidade do E-commerce, você já tem acesso a uma rápida aula sobre os tipos de anúncios disponíveis na ferramenta, qual o objetivo de cada um deles e ainda como gerenciar as suas campanhas. Entendido isso e definido o tipo de campanha que você deseja fazer, está na hora de descobrir do que é feito um bom anúncio. Então, olhos atentos para essas dicas sobre como criar um anúncio de sucesso no Facebook.

Os anúncios geralmente são compostos por imagem e texto. Os dois devem ser complementares, mas também passar a mensagem individualmente. A imagem sozinha deve conseguir transmitir pelo menos a ideia central do que você quer anunciar. E o texto deve ser mais específico, dizendo exatamente o que você está anunciando, seja um produto, uma oferta especial, uma liquidação, etc. Mas vamos falar sobre cada um desses itens separadamente:

Imagens

Use as imagens para cativar

Como dito anteriormente, a imagem deve passar a ideia central por si só, mas além disso deve transmitir a personalidade da sua marca. Se você vende sorvetes, por exemplo, isso tem que estar claro na foto escolhida. É fato que na sua imagem deve ter um sorvete bem apetitoso. Mas, mais do que apenas colocar uma foto do produto, você pode ser mais criativo e colocar pessoas usando esse produto. No exemplo citado, uma criança tomando um sorvete (foto) exprime um clima bem diferente do que apenas a imagem de um sorvete:

Facebook Ads: use imagens que cativem.

Evite excesso de informação

Coloque imagens simples, sem muita informação, pois elas devem chamar a atenção mesmo quando vistas em um tamanho pequeno ou no celular. Portanto, prefira fundos mais neutros, sem muitos detalhes e deixe o foco para o produto em questão.

Use cores vivas

Dependendo da campanha, uma foto em preto e branco ou com tons pastéis pode ser mais indicada. Porém, uma imagem com cores vivas e contrastantes saltam aos olhos mais facilmente. Pense no layout do próprio Facebook, que é branco e azul, e evite colocar imagens com os mesmos tons.

Ao anunciar no Facebook, use cores que se destaquem do layout da página

Evite colocar muito texto na foto

Deixe para inserir o texto no campo certo para isso. Até porque o Facebook tem uma regra que só permite imagens de anúncios com no máximo 20% de seu espaço preenchido por texto. Então, coloque na foto apenas o que for essencial. Para saber se a sua imagem está dentro desses padrões, o Facebook disponibiliza uma ferramenta que mede a porcentagem de texto dentro da foto dividindo ela em grades, veja:

Ferramenta de grade mede a quantidade de texto em imagens de anúncios no Facebook.

Ferramenta de grade mede a quantidade de texto em imagens de anúncios no Facebook.

Observe na segunda imagem que a quantidade de texto supera os 20% exigidos pelo Facebook. Neste caso, o anúncio seria recusado.

Texto

Seja específico

O texto é a sua chance de fazer com que o seu público tome alguma ação em relação àquele anúncio. Portanto, se o que você quer é que ele saiba de uma liquidação dos seus produtos, você deve deixar essa informação clara, usando palavras-chave como “liquidação”, “oferta”, “queima de estoque”, etc.

Instigue o seu público a tomar uma ação

Se o anúncio quer direcioná-lo a um site de compras ou a alguma ação como se inscrever em uma lista ou baixar um aplicativo, coloque palavras que o convidem a fazer isso, como “compre agora”, “inscreva-se” e “baixe o app”. Fazer perguntas também desperta a curiosidade das pessoas.

Seja breve

O texto do seu anúncio não pode passar de 90 caracteres, pois um texto grande, além de correr o risco de ser cortado em telas de aparelhos menores, pode fazer com que as pessoas percam o interesse no meio de tantas informações.

Faça testes

Com essas dicas em mente, agora é a sua vez de tentar! A verdade é que não existem regras; as coisas funcionam de formas diferentes para cada marca. Portanto, faça testes. Lance campanhas de um mesmo produto com fotos e textos diferentes, analise os resultados no Gerenciador de Anúncios e no Facebook Insights e veja quais se saíram melhor. Assim, você vai começar a entender a melhor forma de engajar as pessoas.

Resumo

Bom, espero que essas dicas tenham te ajudado a fazer campanhas mais certeiras e planejadas para a sua marca. Nas próximas semanas, continuaremos falando sobre anúncios no Facebook.

E se você deseja vender online, te aconselhamos a testar por 15 dias grátis a plataforma da Nuvem Shop. Você não precisa de conhecimentos técnicos e ela ainda permite a integração com o Facebook para você vender diretamente na sua fanpage!

Boa sorte!

Data da última atualização: 16/03/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


    dica-rpida-como-criar-anncios-bem-sucedidos-no-facebook