25/05/2017

Como conquistar seguidores qualificados e gerar engajamento no Instagram

Como conquistar seguidores qualificados no Instagram

Se a sua marca está no Instagram, você precisa alcançar um número cada vez maior de seguidores para que o seu produto se torne conhecido para mais e mais pessoas. Entretanto, ganhar seguidores a qualquer custo pode não ser uma boa ideia. Pagar por eles, então, não vai adiantar de nada. O segredo está em conquistar seguidores qualificados e conseguir promover engajamento com eles.

Ou seja, se você possui uma marca de acessórios femininos, pouco adianta ter meninos de 12 anos te seguindo, entende? Eles não fazem o perfil do seu público e não vão conseguir engajar com a sua marca. Como consequência, isso não se converterá em vendas para você.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para te ajudar a conquistar seguidores que estejam alinhados com o perfil do seu público. Vamos lá?

Tenha um perfil comercial

Este item não impacta diretamente nos seus seguidores, mas é um passo importante para profissionalizar sua conta do Instagram. Com um perfil para empresas você consegue colocar seus dados de contato, fazer anúncios e medir o engajamento dos seus posts. Assim é mais fácil saber o horário e qual tipo de foto ou vídeo faz mais sucesso entre seus fãs.

Conheça seu público

Antes de partir para a ação, tire um tempo para apenas observar. Para que tipo de pessoa sua marca é direcionada? Homens, mulheres ou ambos? Qual a faixa etária? Solteiros ou casados? E o poder de compra? Do que essas pessoas gostam?

Procure outras marcas que vendem produtos parecidos com o seu e veja que tipo de pessoa interage mais com essas marcas. Entre no perfil de várias dessas pessoas, veja que tipo de conteúdo elas postam, quais são as hashtags que elas mais usam. Faça um dossiê completo e anote tudo o que observar. Quando traçar o perfil do seu público no Instagram, parta para a ação.

Siga os seguidores dos seus concorrentes

Essa tarefa pode dar um pouco de trabalho, mas com certeza te renderá bons frutos e trará seguidores alinhados com a sua marca. Claro, se eles seguem seus principais concorrentes é porque se identificam com aquelas marcas. Então, por que não se identificariam com a sua também?

Identifique as empresas que mais se parecem com a sua e siga os seguidores dela. Além de segui-los, procure interagir com essas pessoas curtindo e comentando algumas de suas fotos. Mas faça isso de forma verdadeira, com comentários reais e personalizados. Isso fará com que você seja notado e, provavelmente, seguido de volta por quem se identificou com o seu perfil.

PS.: Antes de fazer isso, certifique-se de que você já tem publicações suficientes para atrair a atenção do usuário. Ninguém vai querer seguir um Instagram sem conteúdo.

Use e abuse das hashtags

As hashtags foram inventadas para serem usadas. E, quando usadas de forma correta, são grandes aliadas na tarefa de conquistar um público fiel e engajado. Por isso, além de identificar as hashtags mais usadas pelo seu público e usá-las nas suas próprias postagens – o que já garante uma maior visibilidade da sua marca – , você também pode, e deve, seguir e interagir com usuários que publicaram algo usando essas mesmas hashtags.

Faça parcerias com influenciadores

Esse já é um passo mais além que você pode tomar na sua estratégia de marketing no Instagram. Existem perfis de personalidades com milhares de seguidores. São celebridades, blogueiros ou referências em algum assunto de nicho. Essas pessoas são influenciadoras e usam do seu poder de alcance para propagar ideias a um público fiel, e fazer parcerias com elas pode significar um salto grande na sua popularidade. Porém, é importante tomar alguns cuidados na escolha do perfil certo.

Ao fazer uma parceria de conteúdo com um influenciador, sua marca será imediatamente associada aos valores daquela pessoa. Por isso, é muito importante que a personalidade escolhida reflita esses valores no seu dia a dia. Veja quem são as personalidades mais seguidas pelo seu público, pesquise tudo sobre elas, veja se possuem blogs e qual o tipo de mensagem que elas transmitem ao público. Garanta também que essas pessoas não estejam envolvidas em polêmicas e escândalos.

Após decidir com quem sua marca deseja se associar (escolha mais de uma pessoa), comece a interagir para iniciar um relacionamento de confiança. Siga o perfil, curta e comente suas fotos e envie uma mensagem se apresentando como marca.

Depois do contato inicial, peça para que a pessoa escolha um produto da sua marca para que você envie como um presente. Ou envie alguns brindes e kits com seus produtos. Esse tipo de iniciativa costuma ser muito apreciado e até gera posts gratuitos para a sua marca. Quando um influenciador fizer um post com um produto seu, não se esqueça de compartilhar também no seu perfil.

À medida que esse relacionamento for se intensificando e dando certo para ambas as partes, comece a pensar em estratégias mais agressivas e com um valor de investimento maior, como eventos com a presença da personalidade ou a presença dela em fotos e campanhas da marca.

Gostou dessas dicas?

Bom, essas foram apenas algumas dicas para que você conquiste seguidores que se tornarão clientes. Espero que você tenha gostado! Voltaremos a discutir com mais profundidade sobre o Instagram nos próximos artigos.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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