Como calcular a rentabilidade da sua loja virtual
Criado em: 29/12/15.
Atualizado em 29/08/18.

de leitura
Índice
Depois de falarmos sobre tantos indicadores e métricas importantes para uma loja virtual, podemos nos perguntar se existe algo que englobe tudo isso e dê um panorama do resultado total de nosso empreendimento. O retorno sobre os ativos, conhecido como ROA (return on assets, em inglês), é uma grande ferramenta para medir a rentabilidade e considera:
- A utilidade que podemos gerar;
- O ativo que usamos para obtê-la.
É importante ter em mente que ROA não é o mesmo que ROI (retorno sobre o investimento). O conceito deste segundo é mais amplo e pode ser aplicado de diversas formas para investimentos em geral.
A principal diferença do ROA é que este utiliza para cálculo os ativos que uma empresa imobiliza em suas atividades. A rentabilidade é resultado de um giro de negócio em um tempo determinado (geralmente um ano) e sua relação com o ativo imobilizado que “sacrificamos” para obtê-lo. Ela também diz quão atrativo é o nosso negócio, oferecendo uma taxa de rendimento interno que nos permite:
- Compará-la com a de outra empresa com características similares;
- Compará-la com a taxa de juros que o banco requer;
- Compará-la com outros investimentos;
- Determinar um indicador para os investimentos.
Cálculo de rentabilidade
Para calcular a rentabilidade do seu empreendimento online, vamos retomar o status de resultados do artigo sobre diagnóstico econômico e analisar a utilidade para o período de um ano:
Utilidade = Margem de contribuição – Quadro de gastos
Por outro lado, também determinaremos o ativo imobilizado que usamos para obtê-lo, formado por:
Ativo imobilizado = Capital de trabalho – Ativo fixo
Capital de trabalho
Em uma loja virtual, o capital de trabalho é composto por:
- Estoque disponível: a quantidade de artigos reservados para não atrasar as entregas representa um montante de dinheiro que se encontra imobilizado. O mesmo acontece com a matéria-prima que não está sendo utilizada para produzir.
- Cobranças: a quantidade média de dinheiro que se encontra imobilizada a partir do momento em que realizamos a venda e cobramos o dinheiro. É o caso do MercadoPago, que retém o montante por 14 dias antes de liberar o saque.
- Efetivo: o saldo habitual em suas contas e seu caixa.
- Depósitos: custos garantidos ou gerados habitualmente, como por exemplo o investimento em Google Ads.
Ativo fixo
O ativo fixo, por sua vez, pode ser de dois tipos:
- Imobilizado intangível: de acordo com cada caso, é possível considerar como sendo os gastos iniciais para criar o site (contratação de designers, manutenção do banco de dados de clientes, etc).
- Imobilizado material: em uma loja virtual corresponde a computadores, móveis e todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento do negócio.
O ROA é calculado então da seguinte maneira:
ROA = (Utilidade / Ativo) x 100
Outra forma interessante de chegar ao mesmo resultado é:
ROA = (Utilidade / Vendas) * (Vendas / Ativo) x 100
Este último se chama Índice DuPont e nos oferece uma outra abertura que será útil para a análise e a tomada de decisões.
Resumo
Se você tem um empreendimento, é fundamental entender se os resultados obtidos são os esperados. Para isso, um dos fatores mais importantes é a rentabilidade do seu negócio. Ela te permitirá saber o que acontece com o dinheiro que entra em sua loja virtual: trata-se de um lucro real?
Conhecendo a rentabilidade, é possível também identificar sua situação em relação à concorrência e que tipo de empréstimos ou créditos você pode pedir ao banco.
Entendido? Agora você já pode analisar o seu negócio online. Se ainda não conhece as vantagens do e-commerce, crie sua loja virtual com a Nuvemshop e aproveite!
Mariano Butler
Mariano é líder de projetos e cofundador do SITIO eCommerce Manager. É formado em administração e professor assistente na Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires. Gosta de tocar guitarra e viajar.