Como aumentar o tráfego de referência do seu site

Indicação

A internet é um universo virtual antagônico em diversos sentidos. Se de um lado apresenta o imediatismo das informações, por outro alguns resultados são gerados e obtidos em ritmo um pouco mais lento.

Para os que estão inseridos nesta rede e buscam aumentar o tráfego do seu site, é preciso aprender a lidar com todos esses aspectos: velocidade de circulação de informações; paciência em esperar os primeiros retornos e realização de iniciativas em colaboração com outros usuários.

Aliás, na internet tudo depende do seu conceito de tempo. Se você considera que dois meses é um bom tempo para atingir resultados satisfatórios utilizando estratégias de marketing digital, saiba que está caminhando bem.

Entretanto, se este mesmo prazo é longo e você tem pressa em engrenar e turbinar seu site, então comece a repensar seu planejamento e táticas de crescimento de tráfego de referência.

Quando mencionamos referência, do que você lembra? Credibilidade, indicações, direcionamentos, algo em que se espelhar, entre outras definições. De forma simples e adentrando no universo da internet e marketing digital, tráfego de referência é a recomendação de um site por outro, ou seja, quando um site cria um link para o seu e você começa a receber visitas dos usuários dele.

Baseado em estudos de especialistas em marketing digital, tráfego de referência engloba diversos aspectos mencionados até o momento neste artigo. Para alguns, os resultados começaram a aparecer em pouco mais de dois meses. Em outros casos, ferramentas diversas foram empregadas, como produção de textos e postagens em mídias sociais, marketing boca a boca, guest blogging, entre outras.

Se você é iniciante nesta área e sua ideia é aumentar o tráfego do seu site ou blog, talvez encontre um pouco de dificuldade, mas saiba que é possível fazer isso sem ter alta classificação no Google, o que é um grande incentivo. Basta seguir essas orientações.

Além de auxiliar a alcançar seus objetivos, você estabelecerá vínculos com outros donos de blog e descobrirá que tudo pode ficar mais fácil quando se realiza ações em conjunto na internet.

Escreva conteúdos para outros blogs

Produzir conteúdos para outros blogs do seu segmento como autor convidado se chama guest blogging. Ao utilizar esse recurso, o bacana é que você também estabelece relacionamentos com outros blogueiros de referência e o seu texto é publicado em outras redes, possibilitando uma projeção maior da sua página.

É importante encontrar um que tenha alguma relação com os assuntos que você aborda. No entanto, isso não é uma regra, pois você pode encontrar blogs cujo público-alvo seja diferente do seu e que, mesmo assim, possibilitam o direcionamento de tráfego. É um pouco mais difícil, mas acontece. Uma condição essencial é que sejam bem lidos, confiáveis e de autoridade.

Você provavelmente já conhece blogs do seu segmento, mas, caso contrário, realize buscas no Google para encontrá-los. Após localizá-los e publicar seu artigo, responda aos comentários e produza mais conteúdos para direcionar visitantes e leitores ao seu site.

Faça parcerias e invista em eventos e ações locais

Parcerias com empresas e profissionais que atuam em marketing de conteúdo são boas táticas para aumentar o tráfego de referência em seu site. Patrocinar eventos locais com público-alvo específico é uma delas. Nessas situações, a probabilidade de encontrar visitantes que se interessarão pelo seu site e por você são maiores.

Caso seu dinheiro seja pouco para ser um parceiro ou patrocinador, verifique se pode ser um palestrante. Com isso, a referência de seu nome e marca aumentará, uma vez que o público entrará em contato diretamente contigo.

Comentários em blogs não são apenas comentários

Entenda que, dependendo da forma que você escreve, comentários em blogs são iniciativas estratégicas. A maioria dos donos de blog analisa o engajamento de seu conteúdo e, consequentemente, o perfil dos seus usuários, por isso leem o que cada um escreve.

Para isso é necessário um plano estratégico, que envolve selecionar blogs certos para comentários, analisar a credibilidade do site, agilidade, entre outros fatores. Estipule um período para realizar essa ação e verifique o número de referências e tráfego de busca que são gerados.

Atualize-se e, se possível, seja um dos primeiros a comentar uma publicação em outros blogs. Desta forma, você pode gerar mais tráfego dessas fontes. Isso dá a oportunidade de ser o primeiro a escrever um comentário impactante.

Imediatismo e atividade nas redes sociais

As redes sociais são imediatistas. Os usuários que as utilizam, em muitos casos, desejam otimizar seu tempo. E, você, dono de um blog ou site, deve sempre comentar e publicar conteúdos relevantes.

Atualmente, a maioria das pessoas possui aparelhos mobile, como smartphones. Assim, não esqueça deste público e, principalmente, verifique se o conteúdo do seu blog está adaptado a essas plataformas. Caso contrário, suas chances de obter tráfego de referência são menores.

Por fim, lembre-se de que bons resultados dependem muito mais de você. Aprofunde-se neste tema e utilize essas estratégias, pois, como mencionado no início deste artigo, você conseguirá o retorno que deseja e aprenderá muito, principalmente por meio da interação com outros usuários e donos de blogs iguais a você.


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Grant Lingel

Grant Lingel é americano e mora em Vitória, ES, desde 2011. Ele é escritor e faz consultaria de marketing para startups e empreendedores.


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