Como aumentar a taxa de conversão através do chat online

Por: Rafael Garcia Francisco
Criado em: 18/07/19.
Atualizado em 26/09/19.
5 min
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Índice

como aumentar a taxa de conversao com o chat online

A taxa de conversão é um dos principais KPIs que você deve acompanhar no seu negócio, afinal, ele representa o resultado das suas estratégias de vendas e de marketing digital, além do potencial do seu e-commerce em converter visitantes em leads e, posteriormente, clientes.

Entretanto, quando o objetivo é impulsionar essa métrica, você não pode focar apenas nos setores de vendas e de marketing. É importante dar a devida atenção ao atendimento ao consumidor, especialmente no ambiente digital, visto que esse pode ser o maior diferencial competitivo da sua loja online.

Por isso, hoje vamos apresentar dicas de como alavancar seu suporte virtual e aumentar sua taxa de conversão através do chat online – o canal de comunicação preferido dos usuários.

O que é taxa de conversão?

Antes de mais nada, é importante estarmos na mesma página sobre a definição da taxa de conversão. Primeiramente, o propósito principal da CVR é o lucro, entretanto, sua interpretação varia de acordo com o segmento de seu negócio.

No geral, a conversão representa quantos visitantes realmente realizaram a ação desejada de acordo com os objetivos estabelecidos – estes podendo ser uma compra na sua loja online (conversão de clientes através do funil de vendas), um cadastro em sua newsletter (conversão de leads) etc.

Como o atendimento ao cliente influencia a taxa de conversão?

O atendimento ao cliente sempre teve grande impacto nas vendas de qualquer negócio, seja ele uma loja online ou física. Entretanto, no ambiente digital, há desafios e barreiras que devem ser quebradas para que você realmente possa converter.

Acompanhe o seguinte cenário: no seu e-commerce, você oferece atendimento por telefone e e-mail, e os visitantes podem acessar sua página de contato e obter essas informações. Contudo, durante a jornada do cliente, seus consumidores em potencial se deparam com dúvidas comuns e, ao invés de entrar em contato com sua empresa, buscam soluções e respostas em outras fontes, como o Google, por exemplo.

Assim que seu prospect sai da loja e procura alternativas, ele certamente encontrará não apenas as respostas que precisa, mas também as páginas, ofertas e propostas de seus concorrentes diretos. Percebe o risco?

O consumidor digital já está acostumado a comparar preços e sabe que existem diversas possibilidades a apenas alguns cliques. Por não conseguir retê-los em sua página, você está, consequentemente, perdendo oportunidades de negócio.

Então, como resolver esse desafio?

Entenda o potencial do chat online

Uma solução de chat online, disponível diretamente na página de seu negócio, oferece um canal de atendimento e de comunicação com os seus clientes. Por ser parte da estrutura da sua loja virtual, pode ser utilizado por visitantes a qualquer momento.

Além disso, o chat online também oferece o menor tempo de resposta entre todos os canais de atendimento disponíveis no ambiente digital. Atender rapidamente e de dentro do seu site são diferenciais que apenas esse recurso oferece e, por isso mesmo, 73% dos consumidores preferem-no na hora de se comunicar.

Essas características já são capazes de destacar o chat online entre os demais canais, mas isso ainda não é tudo. Soluções profissionais oferecem recursos projetados para aumentar sua taxa de conversão e te ajudar a transformar visitantes em clientes.

Seja capaz de abordar visitantes

Lembra do nosso exemplo anterior, onde sua loja oferece atendimento apenas por e-mail e telefone? Nesse cenário, o posicionamento da empresa em relação ao suporte online é reativo, ou seja, o próprio visitante deve tomar a iniciativa de procurar seus canais e entrar em contato, o que já não supre as demandas do consumidor moderno.

Felizmente, visando quebrar essa barreira, com um chat online você poderá monitorar visitantes em tempo real e abordá-los de forma personalizada – assim como acontece em uma loja física, por exemplo.

Essa ferramenta é conhecida como convite proativo e ela é capaz de revolucionar seu atendimento online. Com esse tipo de chamado, você consegue contatar o cliente para uma conversa no chat e colocar-se à disposição para responder dúvidas e resolver problemas imediatamente.

Utilize este recurso para reter visitantes na página ao oferecer cupons de desconto antes que saiam da loja, chamar a atenção para promoções exclusivas, alavancar o senso de urgência e impulsionar a tomada de decisão de compra.

Otimize etapas do funil e cadastre seus leads

Agora que seus visitantes não precisam sair do seu e-commerce para encontrar respostas e você é capaz de abordá-los proativamente, aproveite este canal de atendimento online para acompanhar seus prospects durante sua jornada de compra e otimizar as etapas de seu funil de vendas, apresentando soluções e produtos de acordo com a demanda de cada cliente.

E claro, durante uma conversa por chat, sua equipe terá a oportunidade de obter dados de contato e informações sobre o perfil de cada visitante, como suas dores, necessidades, desafios, interesses e preferências, fazendo com que este recurso também ajude na conversão de leads e, principalmente, na segmentação de sua base de clientes.

Todas essas ações têm grande impacto na experiência do consumidor e servem para aumentar sua taxa de conversão.

Oferecer um atendimento de excelência em seu e-commerce é crucial, portanto, não deixe de investir em uma solução que realmente pode alavancar seus resultados e te ajudar a conquistar clientes dentro da página do seu negócio. Para isso, conheça agora mesmo o JivoChat e descubra, na prática, porque os consumidores preferem o chat online.

Rafael Garcia Francisco

Gerente de conteúdo e escritor para as áreas de marketing digital, e-commerce e vendas. É apaixonado por novas tecnologias, música e café.


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