6 dicas para aumentar seu ticket médio sem necessariamente aumentar as vendas

Qualquer lojista online deve ter, sobretudo, três formas principais de aumentar o faturamento sem aumentar os preços: a primeira maneira é conseguindo mais clientes, a segunda é gerando compras recorrentes de clientes antigos e a terceira é aumentando o valor médio de um pedido de compra.

Neste artigo, compartilharemos algumas técnicas que você pode aplicar para aumentar o faturamento nas compras realizadas pelos seus clientes. Lembre-se: você pode conseguir isso sem aumentar a quantidade de vendas e os preços!

Por que aumentar o valor de um pedido de compra?

Há diversos motivos para te fazer dedicar um tempo a fim de aumentar o valor médio (ticket médio) dos seus pedidos. Veja os principais:

  • Pode ser uma maneira rápida de aumentar o faturamento do seu negócio;
  • Aumentar o faturamento da sua loja na internet com novos clientes geralmente implica em aumentar as visitas do seu site, o que às vezes requer um investimento financeiro. É mais sensato trabalhar com o volume de clientes atual, especialmente se você estiver começando;
  • Pode ser saudável para o seu negócio diante de uma queda na quantidade das vendas, época do ano ou uma crise econômica; isso te permitirá um faturamento razoável de modo a cobrir seus custos.

A seguir, explicaremos quais as alternativas mais usadas para aumentar o valor médio dos seus pedidos de compra:

1. Kits de produtos (compre junto)

Os kits de produtos possibilitam que o seu cliente adquira um conjunto de produtos complementares (compre junto) geralmente a um preço mais acessível se comparado a cada um dos itens separadamente. Por exemplo: uma loja online de cosméticos para mulheres pode oferecer um pacote que inclua um blush, uma base e um delineador a um preço 15% mais barato do que esses produtos sairiam individualmente.

Ainda que esses descontos representem um custo para o negócio, com eles é possível aumentar o valor do pedido. Pense que sem essa possibilidade o cliente deve comprar somente um dos produtos separadamente, fazendo com que o seu faturamento caia.

Conselho para a sua loja online: conheça os produtos que seus clientes costumam comprar em conjunto. Logo, você poderá criar um kit com esses itens. Certifique-se de que todo o conteúdo do kit esteja bem claro para o cliente para evitar um mal-entendido. Observe um bom exemplo:

2. Produtos complementares

Ao invés de disponibilizar um kit pronto (como vimos acima), você poderá oferecer um produto complementar como opcional antes do cliente fechar a compra.

Por exemplo: em uma loja de tênis, você poderá incluir de forma opcional a possibilidade de o cliente adquirir (por um custo adicional, claro) cadarços de cores diferentes para o tênis que ele estiver comprando.

3. Frete grátis

Essa tática é muito utilizada em compras pela internet e é uma excelente forma de aumentar o valor médio das suas compras. Veja como oferecer o frete grátis:

  • Para todas as compras: essa modalidade com certeza vai pesar no bolso do lojista, pois ele terá que arcar com 100% do custo de entrega. No entanto, é a modalidade que mais desperta o interesse dos consumidores;
  • Nas compras acima de determinado valor: micro e pequenos empreendedores utilizam muito essa alternativa por ser financeiramente mais viável;
  • Na compra de um determinado produto ou kit: assim como no item anterior, aqui você faz o seu cliente comprar mais (ou produtos de maior valor) para conseguir o benefício do frete grátis.

4. Desconto e economia nas compras por quantidade

Se você oferece um desconto para o seu cliente na compra de mais de uma unidade de determinado produto, é muito importante que você mostre a economia que ele estará fazendo de acordo com as unidades que comprar.

Por exemplo:

  • 1 unidade: 35 reais cada unidade
  • 2 unidades: 32 reais cada unidade
  • 3 unidades: 30 reais cada unidade
  • +4 unidades: 27 reais cada unidade

5. Gift card

Você pode dar um gift card de presente na compra de determinados produtos ou para compras acima de um determinado valor. Desta forma, além de incentivar o aumento do valor do pedido, você também incentivará a compra recorrente por parte do cliente.

Sua loja poderá oferecer, por exemplo, um gift card com 10% de desconto ou com um valor específico para uma compra futura.

6. Produto de presente (cortesia)

Dar um produto de presente é uma alternativa a oferecer frete grátis ou qualquer outro benefício. Veja quando conceder uma cortesia:

  • Em compras acima de determinado valor: quando o seu cliente fizer uma compra de alto valor, é legal presenteá-lo com um item simbólico de presente;
  • Em pacotes de produtos: em uma loja de esportes, por exemplo, você poderá oferecer um quarto pacote de bolas de tênis para o cliente que comprar três pacotes;
  • Na primeira compra: um produto de presente junto com um bilhete agradecendo pela preferência pode ser fatal na hora de fazer o consumidor voltar a comprar com você;
  • Para clientes recorrentes: agradar novos consumidores é importante, mas igualmente essencial é manter os clientes antigos fiéis à sua loja. Aqui você tem duas alternativas: enviar uma cortesia independente desse cliente ter feito uma compra ou dar o presente junto com uma compra eventual.

Resumo

As estratégias podem até variar de negócio para negócio, mas o interesse é sempre o mesmo: aumentar o valor médio da ordem de compra. Escolha as melhores táticas para a sua loja e faça com que o seu cliente enxergue o benefício real de adquirir um produto seu.

Gostou? Quer criar sua loja online? Que tal testar os 15 dias gratuitos da plataforma da Nuvem Shop? É simples, rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos!

[Post original] 28/3/2013
[Atualizado em] 25/2/2015


O que você achou desse conteúdo?


Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação e escreve para o blog da Nuvem Shop eventualmente. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!

    6-dicas-para-aumentar-seu-ticket-mdio-sem-necessariamente-aumentar-as-vendas