30/04/2014

Como atrair potenciais clientes utilizando a sua página do Google +

Atrair novos clientes

Você já sabe que o Google + é uma rede que possui cerca de 300 mi de usuários mensais ativos? Pois bem, esses números impressionantes só confirmam o poder de alcance que os produtos do Google têm no mercado.

Ter uma página no Google + significa poder utilizar não só a rede social, mas sim, interligar muitos produtos em um só: Google Docs, canais de Youtube, Google Hangouts, entre outros. Caso você ainda não tenha uma página do seu negócio no Google +, sugerimos que você siga os 3 passos simples para criar uma e integrar o seu site ou e-commerce a ela.

Primeiro vamos começar a entender o funcionamento básico do Google Plus; na sequência, traremos dicas preciosas para que a sua página comece a ganhar relevância e, consequentemente, traga mais seguidores/consumidores para a sua marca.

Entendendo o Google Mais e suas principais ferramentas

Círculos

Criar círculos no Google + é uma maneira de segmentar e organizar as pessoas, páginas e marcas que você segue. Ao adicionar uma pessoa ou página em um determinado círculo, você estará apto a acompanhar as postagens que a mesma fizer. No entanto, ela só poderá ver todas as suas postagens se ela optar por te adicionar também em algum círculo. A ideia é formar vários círculos de relevância para o seu negócio. Por exemplo, segmente os seus clientes fiéis e também mapeie o que está acontecendo na concorrência, indo diretamente em suas páginas e adicionando-as.

Se tiver com dificuldades de enxergar as imagens, basta clicar nelas para vê-las num tamanho maior!

Atrair clientes Google Mais

Comunidades

Assim como acontecia com o Orkut, o Google + te permite criar, seguir, gerenciar e abrir tópicos de debate relativos ao interesse do seu negócio. Por exemplo, se você tiver uma loja de produtos cosméticos femininos, poderá participar de comunidades relevantes para o seu negócio, ampliando a sua rede de potenciais consumidores. Para encontrar comunidades, insira diretamente o assunto de seu interesse na barra de pesquisa do Google +, clique sobre as comunidades que te interessam e comece a segui-las. Vale recordar que somente comunidades públicas aparecem nessa busca.

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Hangouts

O Google Hangouts permite que você tenha conversas em vídeo diretamente com os seus seguidores do Google + ou, ainda, com usuários que também possuam o Gmail. O Hangouts permite que você fale com até dez pessoas simultaneamente. Outra oportunidade interessante é criar o chamado Hangout on Air, o qual será transmitido publicamente através do seu canal do Youtube para um número ilimitado de pessoas. Através dos Hangouts públicos, você poderá promover a sua expertise para o mundo, incrementar o nível do conteúdo produzido para o seu público-alvo e, ainda, ter a possibilidade de divulgar sua marca de uma maneira muito mais dinâmica.

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Autoridade:

O Google poderá certificar algum conteúdo postado em um blog ou site de terceiros utilizando o perfil do autor no Google +. Dessa maneira, você pode atestar a qualidade do conteúdo criado por uma autoridade no assunto (no caso você ou um convidado) com a possibilidade de aumentar o número de seguidores realmente interessados no que você escreve e publica em sua página ou perfil do Google +.

Ao vincular uma autoridade ao seu blog ou site utilizando o perfil do Google +, o seu conteúdo posicionado poderá ser mostrado juntamente com a sua foto e o número de seguidores dentro da página de resultados quando ocorrer uma pesquisa por palavras-chave.

Por exemplo: a dona de um negócio de cosméticos femininos pode ter um blog onde escreve regularmente sobre maquiagem, cabelo e dicas de moda para mulheres brasileiras. Ao vincular seu perfil Google + como autor da postagem, a mesma aparecerá com as seguintes características:

Como atrair clientes Google Mais

Seguramente, o resultado ativado pela busca (SERP) com o certificado de autoridade irá ser muito mais chamativo do que os demais. Especula-se, inclusive, que isso pode aumentar a CTR (Taxa de Cliques) para o site em até 150%!

Agora que você conhece algumas das principais ferramentas do Google Mais, te daremos dicas para que você consiga se posicionar melhor.

1. Entenda o perfil do seus potenciais consumidores

Através da barra de busca principal do Google +, você pode realizar uma pesquisa detalhada por termos relacionados ao seu negócio e visualizar as principais postagens e perfis. Saiba o que eles comentam e compartilham para, a partir daí, começar a delinear as suas postagens. Tenha certeza em fazer uma pesquisa aprofundada, começando por temáticas gerais até finalmente chegar nas mais específicas. Por exemplo, inclua termos mais abrangentes do que simplesmente “dicas de beleza”, como “meu look de sábado a noite”, “cabelo de festa em 10 minutos”. Outra dica muito importante é seguir as comunidades relacionadas ao seu negócio, para isso basta segmentar as suas pesquisas para comunidades.

Como atrair clientes Google Mais

2. Capriche no conteúdo a ser compartilhado

Dentro do mundo de coisas compartilhadas diariamente, somente postagens relevantes sobrevivem. Portando, use a criatividade, capriche nas temáticas e ofereça um leque amplo para os olhos dos seus potenciais seguidores: postagens dos seus blogs, infográficos, vídeos, fotografias de boa qualidade. Os tópicos podem incluir insights sobre o mercado, depoimentos de clientes, fotografias que mostrem os seus produtos no cotidiano, etc. Vá além do conteúdo comercial, isso te ajudará a gerar mais impacto.

Uma dica bem interessante é utilizar as postagens recorrentes. Por exemplo, em um dia onde o engajamento é maior (teste sempre postagens em diferentes horas e dias da semana para perceber quando o seu público responde melhor), experimente criar uma campanha do tipo: #lookparaofimdesemana ou #cabeloexpress. É importante que você use uma hashtag única para caracterizar a postagem e que a campanha aconteça em um determinado dia da semana.

Quer saber como criar uma estratégia de conteúdo? Leia essas nove dicas essenciais para elaborar o seu marketing de conteúdo.

3. Utilize os recursos do Google Mais para criar postagens de sucesso

O Google + oferece várias possibilidades na hora de criar uma postagem, portanto, capriche na hora de se comunicar. Algumas dicas:

Utilize hashtags: sim, no Google + também é possível utilizar as hashtags! Pense sempre em postar adicionando hashtags relevantes para o assunto, pois, desta maneira, será mais fácil para você encontrar posts relacionados, seguir conversas, ou, ainda, participar dos trendings topics do momento.

Busque anexar imagens de boa qualidade: ao compartilhar um blogpost ou um vídeo, o próprio Google + te oferece uma pequena imagem como referência, chamamos isso de thumbnail. Você pode testar deixar essa imagem de lado e selecionar uma foto de mais qualidade e que represente melhor o conteúdo. Para as postagens em que a imagem é o foco, leve isso em conta!

Atrair clientes Google Mais

Postagens populares: conheça as postagens populares do Google + e contribua ativamente para elas, faça comentários e relacione suas postagens aos trending topics do momento. Vá diretamente ao Início e logo em Postagens Interessantes. Pesquise os posts através das hashtags para encontrar os tópicos quentes relacionados ao seu negócio. Para citar algum perfil ou página utilize sempre o indicativo “+” na frente do nome!

Como atrair clientes Google Mais

Saiba para quem você está compartilhando: você pode segmentar as postagens para serem exibidas dentro de círculos específicos, comunidades, ou, ainda, círculos extendidos onde você englobará as pessoas do seu círculo direto. Saiba que ao postar em alguma comunidade ou círculo, somente essas pessoas podem visualizar o seu post nas pesquisas, o que pode ser interessante caso você queira segmentar o seu público.

4. Hospede um Hangout

Aproveite esse super-recurso do Google + para ganhar pontos frente à concorrência. Como citamos, você pode realizar um Hangout para até dez convidados ou um Hangout On Air para um número ilimitado de visitantes – e ter o vídeo gravado e disponibilizado diretamente no canal do Youtube da sua marca.

Como atrair clientes Google Mais

Para hospedar um Hangout On Air, siga os passos:

1. Clique diretamente dentro da aba Hangout e selecione Hangout On Air. Importante: certifique-se que você esteja utilizando a página da sua empresa como usuário Google + para criar um Hangout da sua marca. Caso você já tenha um canal no Youtube e já tenha habilitado a alternativa de envios para vídeos acima de 15 minutos, vá diretamente ao passo 7. Caso contrário, continue a seguir os passos normalmente.

2. Para abrir um Hangout on Air é necessário ter um canal no Youtube. Abra um canal facilmente com a sua conta Google. Lembre-se que um usuário do Youtube pode abrir vários canais de interesse.

3. Ao abrir esse canal, o Google + inserirá essa conta automaticamente dentro de suas configuraçoes. Para gerenciar as integraçoes vá até Perfil, depois Sobre e verifique a aba Links.

4. Para habilitar os Hangouts, que normalmente duram mais do que 15 minutos, você deverá ativar o seu canal do Youtube para realizar vídeos que ultrapassem essa barreira de tempo. Para isso, vá ao administrador de canais do Youtube, acessando Gerenciador de Vídeos, seguido por Configuraçoes do Canal.

5. Dentro das configuraçoes, clique em Ativar para habilitar o envio de vídeos de mais de 15 minutos.

6. Para completar, você deverá inserir o número do seu telefone celular ou fixo e escolher as alternativas de mensagem ou chamada para receber o código de confirmaçao. Inserido o código, aguarde pela mensagem abaixo:

7. Com a conta verificada, é só nomear e agendar o seu Hangout! Lembre-se de caprichar na hora de descrevê-lo, utilizando palavras-chave para potencializar a relevância do mesmo nas buscas.

Você pode compartilhar o link em várias redes sociais, ou, ainda, realizar um e-mail marketing para aumentar o alcance do seu conteúdo. Lembre-se que após o término do Hangout ao vivo, o Youtube disponibilizará o vídeo dentro do seu canal após algumas horas. Você poderá editá-lo, inserir músicas, legendas, etc, a partir do editor de vídeos do Youtube.

Resumo

Com um leque bem grande de ferramentas e crescimento expansivo de usuários, o Google + ainda merece ser melhor explorado pelos empreendedores e seus negócios. Te ensinamos como navegar entre os conceitos mais importantes dessa relevante rede social e como você pode aproveitar para captar potenciais consumidores para o seu e-commerce, criando postagens relevantes, enfatizando a qualidade do seu conteúdo, aumentando o seu relacionamento e, também, aumentando a seu contato com o maior buscador do mundo!

E você, já tem a sua página no Google +? Quer compartilhar alguma experiência conosco?

Data da última atualização: 16/03/2018


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Mariana Firmino

Mariana é engenheira de formação e escreve para o blog da Nuvem Shop eventualmente. Gosta muito de cinema, de tocar violão e de ler e viajar. Um dia terá um blog!


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