25/11/2015

Como apresentar seus produtos na sua loja virtual

Como apresentar os produtos do meu ecommerce

A forma como você apresenta seus produtos na internet pode garantir o sucesso ou o fracasso da sua loja virtual. Quem procura por algum produto artesanal, por exemplo, certamente está buscando por uma peça bonita e que agrade aos olhos. Por isso, a primeira coisa que essa pessoa vai olhar são as fotos e a descrição do produto.

Além de não convencer o cliente a comprar o produto, uma loja virtual com fotos mal feitas passa uma impressão de descuido e relaxo e com certeza deixa o possível consumidor inseguro para finalizar a compra. O pensamento é esse: se essa loja não se preocupa nem em apresentar suas peças de uma forma clara e bonita, como irá se preocupar em garantir uma entrega eficiente e segura?

Já que pela internet é impossível tocar no produto, sentir de qual material ele é feito e experimentá-lo, você deve se esforçar para suprir ao máximo essa falta por meio das fotos e do texto de descrição. Isso também irá te poupar de responder muitas perguntas recorrentes a respeito de cores, tamanhos e materiais.

A seguir, vamos te dar alguns toques do que você deve levar em consideração na hora de apresentar seu artesanato e vender pela internet:

As imagens

Não se contente com apenas uma foto

A menos que o cliente esteja muito seguro do que quer, só uma foto não vai convencê-lo a comprar o seu produto. Ele quer vê-lo de diferentes ângulos para ter certeza de que está tudo ok.

Tire fotos bem iluminadas e em um local limpo

Elimine qualquer poluição na imagem que possa tirar a atenção do produto. O ideal é que a peça seja fotografada em um fundo neutro, sem outros objetos em volta, e que esteja muito bem iluminada em todas as partes. Certifique-se de que o produto esteja bem iluminado e sem sombras.

Tire fotos de detalhes importantes

Uma coisa que conta muito em produtos artesanais são os pequenos detalhes e a matéria prima usada. Portanto, deixe isso bem claro para o consumidor também nas fotos. Além das imagens do produto inteiro, mostre com fotos bem próximas aqueles pequenos detalhes que fazem toda a diferença, como um acabamento perfeito em um laço, o ponto que você usou para fazer ou então a textura do material. Apenas tenha cuidado para não perder o foco em imagens tão fechadas.

Mostre o produto sendo usado

Principalmente se você trabalha com vestuário, é interessante mostrar o produto sendo usado por alguém para que quem veja entenda como é o caimento da vestimenta no corpo. Além disso, se for um objeto de decoração você pode colocar uma foto com uma sugestão de como o comprador pode usá-lo em casa.

Mostre imagens de todas as cores e variações do produto

Se o produto tem mais de uma variação, não especifique isso somente na descrição, mostre na foto. As pessoas vão querer ver como é o produto em outra cor ou variação antes de comprá-lo.

A descrição

Mesmo achando que você já mostrou todas as informações nas fotos, especifique tudo isso novamente na descrição. Deixe as pessoas totalmente seguras de que estarão fazendo um bom negócio ao comprar seu produto.

Coloque o tamanho exato em centímetros ou metros, mencione o material usado (pois isso conta muito no artesanato), diga quais são os tamanhos, modelos e cores disponíveis.

Caso o produto seja feito por encomenda, lembre-se de avisar. Deixe bem claro logo na descrição quanto tempo você levará para produzir a peça até despachá-la para a entrega

Saiba mais

Agora que você já sabe como apresentar seus produtos na internet, você pode aprender como tirar boas fotos. Nós temos uma série de artigos sobre esse assunto em nosso blog, uma palestra ministrada por um fotógrafo e também um e-book super completo e gratuito feito em parceria com a Universidade Buscapé e a Rock Content.

E se quiser colocar tudo isso em prática na sua própria loja virtual, te convidamos a testar 15 dias grátis na plataforma da Nuvem Shop. Lá você pode cadastrar seus produtos, deixá-los bem apresentáveis e começar a vender!

Data da última atualização: 29/08/2018


O que você achou desse conteúdo?


Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


    como-apresentar-seus-produtos-na-sua-loja-virtual