15/02/2012

Chaves para uma campanha de e-mail marketing eficaz

Mulher fazendo ligação.

Você já sabe que o marketing é um grande aliado do sucesso da sua loja virtual. É através dele que as pessoas poderão conhecer a sua marca, identificar-se com o estilo de vida proposto e consumir os seus produtos.

Com a crescente popularização da internet, muitas empresas começaram a marcar presença nas redes sociais e, sem dúvida, os sites de relacionamento são uma plataforma extremamente válida! O que não podemos deixar de considerar, contudo, é que nem todos os seus clientes estarão por lá.

O e-mail, por sua vez, é um meio de comunicação mais democrático: está relacionado tanto aos usuários das redes sociais quanto aos outros, menos adeptos da tecnologia. Tendo isto em mente, por que não organizar campanhas de e-mail marketing?  Apresentamos as melhores práticas para a sua:

Faça um bom planejamento da campanha

Como acontece com qualquer ação de marketing, primeiramente é importante identificar quem é o seu público-alvo, como por exemplo os clientes atuais, os clientes em potencial ou até um grupo de pessoas que você conheceu em uma conferência e podem se interessar pelo seu negócio.

Depois, pergunte-se qual é o objetivo da campanha: gerar mais vendas, aumentar o número de comunicação institucional registrado? Defina também o orçamento disponível para a ação, a ferramenta de implementação (você pode utilizar o MailChimp, gratuito) e como serão medidos os resultados.

Busque segmentar a sua proposta

A comunicação com mulheres entre 18 e 25 anos não se efetiva da mesma forma com homens com mais de 5o, por exemplo. Isso significa que você deve segmentar o seu banco de dados de acordo com as características de cada parte do seu público.

A proposta da sua campanha de e-mail marketing precisa ser adequada ao segmento específico que você deseja atingir, portanto, tenha em mente exatamente o grupo para o qual você irá escrever.

Elabore com cuidado o assunto do e-mail

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o assunto do e-mail é tão importante quanto a própria mensagem. Se o título não for atraente o suficiente para o público, quem desejará conhecer a campanha? Para elaborar o seu, considere algumas sugestões:

  • Torne-o simples e objetivo;
  • Crie alguma expectativa em seu cliente;
  • Evite palavras que possam ser confundidas com as de um e-mail spam;
  • Inclua o nome da empresa, para demonstrar profissionalismo;
  • Use a criatividade!

Certa vez, recebi um e-mail de uma loja conhecida cujo assunto era “Não curte o Carnaval? O xxx tem a solução!”. Esta abordagem me fez abrir o e-mail no mesmo instante, mesmo gostando de Carnaval.

Escreva a mensagem de forma clara

Considerando o segmento do seu público-alvo, é fundamental adequar a sua linguagem à dele. Isso não significa que você deva ser informal ou utilizar gírias: apenas simplifique seu enunciado, torne-o o mais curto e direto possível e deixe de lado os termos técnicos demais. É interessante também incluir o nome do cliente na saudação. Ao invés de “Prezado João da Silva”, escolha “Olá, João!”.

Tenha também alguns cuidados relacionados à formatação da mensagem no e-mail:

  • Utilize uma única fonte, que seja legível e simples;
  • Coordene as cores, dando preferência para fundos claros;
  • Inclua o logotipo da empresa no canto superior esquerdo;
  • Inclua uma “chamada à ação” (call-to-action, em Inglês) para que o destinatário saiba o que fazer – pode ser um botão e/ou link. Assim, você não corre o risco de apresentar uma oferta interessante e o seu receptor desistir dela por não saber qual é o próximo passo;
  • Ao final, informe outras formas de contato e os links para seus perfis nas redes sociais.

Prepare a sua landing page

Quando a pessoa clicar no link da chamada à ação, ela deverá ser enviada para uma landing page (expressão em inglês para “página de destino”). Trata-se, basicamente, de uma página apresentando de forma mais detalhada e com elementos visuais a sua proposta, através da qual é possível consolidar o consumo do seu produto.

Se, por exemplo, a sua call-to-action foi “Registre-se para um teste gratuito”, a landing page ideal deveria possuir uma ficha de inscrição. Caso contrário, a taxa de rejeição da página (quando o usuário a fecha em menos de 30 segundos) seria muito alta.

Teste o e-mail antes de enviá-lo

E-mail pronto e devidamente revisado? Antes de enviá-lo, verifique se ele funcionará da forma esperada em todos os serviços de e-mails diferentes, especialmente os gratuitos como Gmail, Outlook e Yahoo.

Cheque se tudo está conforme o produzido: a formatação, o layout, as imagens e os links.

Lembre-se de medir a eficácia da campanha

Depois de um tempo, é hora de conferir a resposta do público à sua campanha. Dependendo do serviço de envio utilizado, você terá diferentes métricas. Algumas delas são:

  • O número de e-mails recebidos;
  • O número de e-mails abertos;
  • O número de pessoas que clicaram na call-to-action.

Observe também o desenvolvimento das suas vendas, verificando se elas aumentaram nos dias seguintes ao envio da mensagem.

Tudo certo?

Com a campanha finalizada, utilize seus resultados para aprimorar ainda mais a sua loja. Continue testando diferentes segmentos, propostas, landing pages e plataformas. Não há uma única maneira de alcançar clientes, por isso é importante estar em constante aprendizado.

Por fim, lembre-se de manter o seu banco de dados atualizado com os endereços de e-mail mais recentes de seus clientes e sempre aprimorar a sua lista.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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