11/01/2017

Black Friday, Natal, Ano Novo e verão: confira as melhores campanhas de e-mail marketing

Campanhas de e-mail marketing para e-commerce

Canal já consagrado da publicidade online, o e-mail marketing continua fazendo muito pelas vendas dos e-commerces. E como já é tradição aqui no blog, separamos as melhores campanhas da temporada final/começo de ano para inspirar você a caprichar nas mensagens para seus clientes em 2017.

Confira hoje as comunicações mais criativas e eficientes que chegaram à nossa caixa de entrada:

Black Friday

E-mail marketing Black Friday e-commerce
O Walmart cativou seu lugar na lista com um e-mail para a Black Friday que foge do convencional: em vez da comum abordagem que expõe diversos produtos com promoções especiais, enviou uma espécie de “cartão” com uma proposta de valor em relação à data.

De forma simples e em poucas palavras, apresentou todas as vantagens que o consumidor teria ao escolher comprar por lá: até 70% de desconto, menor preço dos últimos 60 dias (em resposta às comuns reclamações de que os preços nessa época são “a metade do dobro”) e garantia de entrega no prazo – que, se não cumprida, seria compensada com um ano de frete grátis. Como a própria mensagem diz, um compromisso firmado com o público.

E-mail marketing Black Friday e-commerce
A Shop2gether também dispensou a clássica exposição de itens promocionais e apostou em dois elementos inovadores. O primeiro é a lista de todas as marcas de produtos que estão com desconto para a Black Friday, incluindo a contagem e a faixa promocional de cada uma.

O segundo é ilustrado pela imagem: o e-commerce elaborou uma playlist exclusiva e especial para a data (pontos por explorar o formato!) e ofereceu de brinde um fone de ouvido para todas as compras realizadas no período, complementando a comunicação com uma descontraída fotografia de um cachorro ouvindo música, em contraste com a imagem inicial mais elaborada.

Natal

E-mail marketing Natal e-commerce
O Submarino aparece duas vezes neste artigo, e você poderá perceber que ambas as mensagens estão coordenadas em termos de abordagem e identidade visual. Começando pela do Natal: um cartão ilustrado que sugere “muitas natalices”, de maneira casual e divertida.

O ponto alto é a checklist que faz uma brincadeira com tradições brasileiras para essa época e as inconfundíveis piadas em família: presentes, rabanada, passas, pavê e pacumê, primos, ceia, amigo secreto, música da Simone, meia e pijama, e as namoradinhas?. A conversão fica por conta da CTA para baixar o aplicativo da loja, que contém uma “surpresa de Natal”.

E-mail marketing Natal e-commerce
O cartão de Natal das Lojas Americanas é mais despretensioso, mas também um exemplo de e-mail marketing. E está nessa lista justamente para mostrar que não é preciso de muito para elaborar uma campanha visualmente atrativa e que acrescente pontos ao seu relacionamento com o cliente.

Trata-se de um gif cujo fundo são diversas caixas de presente, que por sua vez revelam alguns produtos ocasionalmente. Mas o foco é mesmo a mensagem, que não fala de comprar coisas e sim de aproveitar a data perto das pessoas queridas, porque “esse é o melhor presente”. Lembrou da semelhança com o marketing 3.0?

Ano Novo

E-mail marketing Ano Novo e-commerce
Vamos agora para segunda campanha escolhida do Submarino. Logo pela imagem, podemos perceber que ela combina com a outra no quesito “informalidade e visual artesanal”. Mas, dessa vez, é um infográfico com as principais vendas de 2016.

Além da ideia diferenciada, o charme desse e-mail marketing é mesmo o design. Cada número relacionado a um produto é acompanhado de uma descrição divertida e uma ilustração temática, fazendo referência a diversos tópicos populares do ano: Harry Potter, Stranger Things, Game of Thrones, The Last Guardian, Homem Aranha, “onda de separação” e a “nova geração de consoles”. Finalizando com a frase dos tempos de Orkut: 2017, não te conheço, mas te considero pacas.

E-mail marketing Ano Novo e-commerce
A mensagem de Ano Novo das Lojas Americanas, por sua vez, é menos direcionada ao público jovem e tenta agradar a pessoas de diferentes idades. Trata-se de outra checklist, mas com sugestões de metas para 2017.

De “cuidar da minha calopsita” a “ter um filho”, cada um dos itens é ilustrado por um produto e, se clicado, leva a uma página especial sobre o tema, decorada com um banner que dialoga com o e-mail. A linguagem se mantém cordial e alegre. Uma campanha relativamente simples, agradável e, ainda assim, direcionada a conversões.

Verão

E-mail marketing Verão e-commerce
O verão não é exatamente uma data comemorativa ou comercial, mas acreditamos que valia a pena incluir algumas campanhas especiais nessa lista. A Renner ganhou seu espaço pela criatividade e o timing. Logo no começo de dezembro, enviou uma checklist especial para a mala de férias.

Os itens incluem peças de roupa leves, biquínis, acessórios e protetor solar. E, depois, vem uma apresentação de outros conteúdos relacionados: “mala para ele”, volta às aulas e uma seção de moda praia, com as devidas CTA’s. A comunicação finaliza-se com um banner indicando até 70% de desconto na loja virtual, para não ter erro e garantir a conversão de qualquer leitor.

E-mail marketing Verão e-commerce
A Hope, como uma marca de lingerie, tinha o desafio de variar os produtos oferecidos no e-mail marketing de forma a evitar a monotonia – e o fez muito bem. Selecionando cores que se adequam à estação, atribuiu uma qualidade a cada uma delas – alegria com o amarelo, diversão com o laranja e elegância com o vermelho.

Depois, sugeriu peças da loja em cada uma das tonalidades, complementando o conteúdo com composições completas para inspirar a cliente. É possível também observarmos outras técnicas, como preços promocionais e o famoso combo de produtos. Tudo com um design leve e tropical, com a cara do verão.

Gostou?

Esperamos que você tenha se inspirado com o trabalho desses e-commerces que se dedicaram a elaborar campanhas originais e efetivas. Se quiser aprender mais, confira um curso inteiro (e gratuito) sobre o assunto em nossa Universidade do E-commerce.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Luane Silvestre

Entusiasta da comunicação e da tecnologia, acredita no potencial de unir as duas ferramentas para transformar negócios e pessoas. É especialista em Marketing e lidera a equipe de Educação da Nuvem Shop no Brasil.


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