13/11/2018

Black Friday no Instagram: 5 ações para aumentar as suas vendas

vender na black friday pelo instagram

“Quero comprar um celular novo, mas vou esperar a Black Friday.”

Você certamente ouviu ou já disse essa frase, não é mesmo?

Desde 2010, a Black Friday é uma ação anual das lojas virtuais brasileiras, que ganhou tanta notoriedade quanto as campanhas do Dia dos Namorados e do Natal.

Assim, por ser uma data esperada no comércio nacional, as chances de vender aumentam. É um período oportuno para oferecer bons descontos e queimar o estoque (motivo pelo qual surgiu nos Estados Unidos).

O que também deve virar tradição é promover a Black Friday no Instagram, rede social que já alcançou mais de 50 milhões de usuários só no Brasil. Com o foco nas imagens e nas decisões rápidas, essa mídia é perfeita pra te ajudar a converter ainda mais nessa época do ano.

Está se perguntando como aproveitar a ferramenta a favor do seu e-commerce? Continue acompanhando, vamos te mostrar a seguir! 😉

1. Jamais se esqueça do Instagram Shopping

Você já deve ter visto imagens no Instagram com tags que mostram o nome do item e o preço, e que também são links para a página de um produto, certo? Pois bem, isso só é possível com o Instagram Shopping.

Para usar este recurso, você precisa ter uma conta para empresas no Instagram ligada à sua página comercial do Facebook. Depois, é preciso subir o arquivo do catálogo de produtos da sua loja virtual no Gerenciador de Negócios para linkar as etiquetas.

O Facebook possui um tutorial para isso e esta integração pode ser feita sem problemas  – basta acompanhar o passo a passo.

2. Apresente seus produtos com cuidado

O Instagram é uma rede social com foco estético. Isso significa que quem está na timeline ou nos Stories precisa de um conteúdo muito bom para se concentrar em algo específico, afinal, são muitas imagens e vídeos disputando a atenção.

Por isso, é indispensável investir em apresentações e abordagens inovadoras durante a Black Friday (ou em qualquer outra data comercial).

Na prática, isso significa produzir fotos interessantes mostrando o item que está com desconto em uso. Acompanhe o exemplo: uma bolsa fotografada em um fundo neutro é só mais uma. Mas, uma imagem da bolsa sendo usada com um look incrível, em um café descolado, gera mais sentido e vira objeto de aspiração.

Do mesmo modo, para vídeos no Instagram (Stories ou IGTV): publique pessoas usando ou comentando os seus artigos em oferta. A dica é associá-los a uma experiência para gerar o desejo de compra!

3. Não tenha medo de conteúdos patrocinados

O alcance orgânico no Instagram é um pouco baixo e isso não acontece somente com o perfil da sua loja. Portanto, em momentos onde você quer alavancar as suas vendas – como na Black Friday -, é bastante recomendado patrocinar conteúdos, ou seja, anunciar.

Para que este investimento funcione, é fundamental contar com ótimas imagens, chamadas para a ação e informações claras, como quanto será o desconto e a duração (limitada para essa época do ano).

4. Contrate influenciadores digitais do jeito certo

O digital influencer no Instagram é um dos melhores canais de conversão para uma marca.

Se você acredita que fazer tal contrato, para ajudar na divulgação da sua Black Friday, é impossível porque custa muito, saiba que existem influenciadores de todos os tamanhos e que conversam com vários nichos.

Quanto mais específica for a temática, melhor para você anunciar junto dele. Isso garante um público mais segmentado e, consequentemente, mais predisposto a gostar dos produtos e descontos promovidos pelo seu e-commerce.

Mas, antes de fechar uma parceria com um blogueiro, youtuber ou especialista, se pergunte:

  • Este influenciador se relaciona com o meu público-alvo?
  • Os seguidores dele comprariam os produtos da minha loja?
  • Eu quero ver a minha empresa associada a ele?
  • Como seria a parceria ideal?
  • Quais são os meus objetivos de venda ao contratar este profissional?
  • Quero promover a minha loja virtual ou algum produto em questão?

As respostas dessas questões te ajudarão a fechar uma parceria com grandes chances de atingir os resultados que você espera.

5. Use CTAs para garantir mais vendas

Não importa o formato dos conteúdos publicados, o objetivo sempre será o mesmo: chamar os usuários para a ação. E isso só é possível por meio de CTAs.

Podem ser algo como:

  • Utilize o cupom BLACKFRIDAY para adquirir este produto até amanhã;
  • Confira mais promoções da Black Friday em nosso site;
  • Clique neste link para comprar o item no preço especial da Black Friday.

Todas estas chamadas com certeza darão um empurrãozinho para que o usuário, que está conferindo seu conteúdo no Instagram, tome uma atitude.

Aplicando as dicas anteriores…

Sem dúvida, a Black Friday é uma excelente época do ano para quem tem um e-commerce. Apenas não se esqueça de que essa é uma estratégia não só para o seu negócio ganhar mais, mas para também para conquistar e reter clientes.

Sua comunicação pode ser incrível no Instagram (e em outros canais), mas, se a experiência do consumidor não for excelente após a compra, seus esforços não terão valido a pena e poderão até gerar reclamações.

Para finalizar, nossa maior dica é trabalhar essa campanha sazonal tendo sempre em mente que você pode continuar colhendo os frutos dessa ação mesmo depois da última sexta-feira de novembro.

Data da última atualização: 26/11/2018


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Ludmila Alves

Ludmila é especialista em conteúdo e SEO. Integra a equipe de marketing do Bume, plataforma para crescimento e gestão de perfis no Instagram.


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