Black Friday, Cyber Monday e Boxing Day no Brasil

Por: Bruno Fernandes
Black Friday, Cyber Monday e Boxing Day no Brasil

Aqui você encontra:

O final de ano traz consigo algumas datas importantes para o e-commerce brasileiro. Além do Natal, claro, temos a Black Friday (que já se tornou popular por aqui há alguns anos), a Cyber Monday e o Boxing Day, que ainda tentam galgar seus primeiros passos no cenário nacional. Para que você entenda, falaremos brevemente sobre cada uma dessas datas a seguir:

O que é a Black Friday?

A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro e coincide com o feriado norte-americano de Thanksgiving. A data é bastante popular nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 2010. Apesar de estar apenas no seu quarto ano, a Black Friday já regista números expressivos por aqui.

Em 2013, por exemplo, as vendas da Black Friday superaram em 95% o ano anterior, movimentando um total de R$ 424 mi (para efeito comparativo, o Natal faturou R$ 3,85 bi em 2013).

Nos Estados Unidos, onde surgiu, a Black Friday era focada no varejo offline, mas atualmente algumas lojas online também aderem à onda de descontos. Aqui no Brasil, a Black Friday acontece tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce.

Para se ter uma ideia de como que é a loucura da Black Friday nos EUA, dê uma olhada no final deste vídeo:

O que é a Cyber Monday?

A Cyber Monday é  a segunda feira pós-Black Friday e serve, em linhas gerais, para liquidar os estoques que sobraram da data anterior. A Cyber Monday, que é exclusiva para o e-commerce, acontece ainda de forma tímida aqui no Brasil. Em 2013, cerca de 50 lojas participaram do evento em todo o país (sobretudo os grandes varejistas). A expectativa para 2014 é que mais empresas entrem na dança dos descontos online.

O que é o Boxing Day?

O Boxing Day é mais uma data “importada” e acontece logo após o Natal. O objetivo é liquidar de vez os produtos que ficaram “encalhados” até o dia 25 de dezembro. O evento começou a ser adotado no Brasil em 2011; em 2012, mais de 200 mil pedidos foram feitos apenas pela internet, totalizando R$ 81,6 mi em vendas e um ticket médio de 405 reais.

Entendido?

Esperamos ter te ajudado a entender um pouco mais sobre essas importantes datas do e-commerce. Vai aderir a elas no final de ano? Conte para nós o que você está pretendendo fazer na sua loja 🙂

Falando em final de ano, já viu o nosso e-book de Natal? Lá tem dicas bem legais para você vender mais durante a mais valiosa data do comércio eletrônico brasileiro.

Se você leu tudo isso e se empolgou em montar seu negócio virtual, que tal fazer o teste de 15 dias gratuitos na plataforma da Nuvemshop? É simples, rápido e o melhor, sem a necessidade de conhecimentos técnicos. Aproveite!

Ganhe tempo e receba conteúdos da Nuvemshop no seu e-mail Ganhe tempo

Receba semanalmente uma curadoria dos melhores conteúdos sobre Marketing, Vendas, Gestão e E-commerce diretamente no seu e-mail.

Faça como +30mil lojas e
crie a sua Nuvemshop

Testar 30 dias grátis
Crie a sua loja na Nuvemshop

Nossa resposta ao Coronavírus

Conheça a iniciativa #TamoJunto. Todas as ações que estamos criando aqui na Nuvemshop para te ajudar neste momento.

Conhecer a #TamoJunto