21/06/2017

Conheça formas de aumentar o tráfego da sua loja virtual

como aumentar tráfego da loja virtual

Com o comércio eletrônico crescendo a cada dia, não é tarefa fácil se destacar em meio a tantos concorrentes que oferecem serviços, produtos e vantagens similares às suas. Demanda de você, empreendedor, tempo para investir em estratégias de marketing e paciência para alcançar os objetivos traçados.

Atualmente, não basta mais vender produtos por bons preços. É necessário diferenciar-se, trazer conteúdos interessantes aos clientes. Para isso, selecionamos algumas orientações que te auxiliarão a turbinar o tráfego da sua loja e aumentar as suas vendas! Vamos lá?

1. Dedique-se às palavras-chave e crie um conteúdo exclusivo

Ao redigir o conteúdo do site, nunca se esqueça de considerar o seu público-alvo e o segmento com o qual você trabalha. Valorize palavras-chave que estejam relacionadas ao produto/serviço oferecido. Por exemplo: se seu foco são consumidores teen, use um vocabulário descolado; e se você trabalha com vestuário, use keywords que estejam em alta no mundo da moda. Atualize-se sempre.

Abuse da criatividade e da objetividade, imprima a personalidade de sua marca. Crie descrições relevantes, que sejam interessantes e informativas ao cliente: do que se trata o produto, como é feito e o que ele pode acrescentar à vida do comprador.

Caracterize tudo com clareza, assim você pode tanto oferecer uma navegação agradável quanto permitir que os mecanismos de busca encontrem sua loja com maior facilidade.

2. Informação é poder!

Você já ouviu essa máxima, certo? Então promova sua marca com newsletters. Atuando como “jornal digital”, esse é um dos meios de informar seu cliente sobre promoções, lançamentos da sua marca e, até mesmo, os mais vendidos do mês. Aprenda como adicionar um pop-up para newsletter na sua loja virtual.

O boletim informativo tem como objetivo instigar o consumidor a trafegar mais por seu empreendimento e te permite acompanhar quantos cliques foram obtidos; assim fica mais fácil cruzar dados, perceber preferências e potencializar vendas.

Nesses periódicos, invista em descrições rápidas e fotos atrativas, para que o cliente capte rapidamente o conteúdo. Para produzi-los, você pode utilizar uma ferramenta como o Mailchimp.

3. Presenteie seu cliente

Os cupons de desconto são uma ótima forma de atrair clientes e alavancar as vendas. Por meio deles, você pode oferecer uma porcentagem de desconto ou frete grátis. Ainda pode criar cupons de valores fixos, para que seus consumidores possam adquiri-los como vale-presentes.

Esse tipo de oferta possibilita a recuperação de carrinhos abandonados – através de newsletters que ofereçam descontos – e a fidelização do consumidor, que estará em contato com a sua loja para acompanhar as novidades e aproveitar os vales.

Gostou da dica? Confira seis ferramentas para usar cupons de desconto na sua loja virtual.

4. Crie um blog corporativo

Além de melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, esse é o recurso certo para contar a história da loja e mostrar sua originalidade. O blog é um ambiente essencial para você se aproximar do seu público. Nele você pode personalizar conteúdos relacionados à indústria em que está inserido, responder a todos os comentários que farão em seus artigos e perceber as diferentes recepções por meio dos posts.

Você ainda pode inserir links do seu site para aumentar o tráfego interno do mesmo e fazer parcerias de cross-blogging, criando conteúdos para outros blogs e trazendo convidados para o seu.

5. Capriche nas fotos!

Em uma loja física, o consumidor tem a possibilidade de ver de perto o produto, tocar e, até mesmo, experimentar. Por isso que, no e-commerce, as fotos são tão importantes: elas são o seu cartão de visita.

Será por meio das imagens que você despertará o interesse no seu cliente. Quanto mais detalhes em boa qualidade você puder oferecer, melhor. É preferível mais fotos – em diferentes ângulos, mostrando textura, tamanho e cor próximos do real – a longas e cansativas descrições de produtos. Para finalizá-las, de modo mais profissional, utilize ferramentas de edição e tratamento de imagens.

6. Antene-se: participe das redes sociais

As redes sociais permitem, como o blog, uma maior intimidade com o seu público, além de assegurar um feedback imediato e ainda mais direto. Esforce-se para criar diferentes publicações para cada tipo de rede social, assim os conteúdos não se tornarão repetitivos e entediantes. Por exemplo, o Instagram é uma rede mais pessoal e de conteúdos rápidos, por isso, quando for utilizá-la, poste cenas do cotidiano da sua loja, frases inspiradoras e fotos de clientes recebendo seus produtos.

Você também pode elaborar posts relacionados às tendências de mercado. Venda o conceito da marca por meio de publicações engajadoras para o seu público: se ela é voltada para artigos de bebês, não poste somente os produtos; crie e/ou compartilhe conteúdos sobre a maternidade e dicas que possam auxiliar as mamães de primeira viagem.

Fortaleça o vínculo com os leitores e aproveite, sempre que possível, para divulgar links da loja. Dessa maneira, você criará oportunidades para mais compartilhamentos relacionados ao seu empreendimento e, consequentemente, maior visualização, tráfego e vendas.

Tudo certo?

Espero que essas dicas tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo em sua loja. Acredite no seu negócio e mãos à obra!

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Data da última atualização: 29/08/2018


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Raquel Lisboa

Editora de conteúdo e responsável pela gestão de parcerias educacionais na Nuvem Shop. Adora comédias românticas e musicais. É licenciada em Letras e nunca dispensa a companhia de um livro. Acredita que uma xícara de chá resolve quase qualquer problema. E, como uma boa geminiana, gosta de bater papo e falar sobre diversos assuntos ao mesmo tempo (o que é notório nesta bio!).


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