Como fazer uma análise para e-commerce (antes de lançar a loja e com ela no ar)

Por: Victoria Salemi

pessoas reunidas fazendo análise para e-commerce

Você já se perguntou sobre o que é importante na hora de abrir uma loja virtual? Entre esses fatores, certamente, a análise para e-commerce é um dos mais relevantes. Afinal, é por meio desse estudo que você será capaz de montar — e manter — a melhor versão do seu negócio.

Por meio da análise de dados e de informações sobre o mercado, seus concorrentes e seu próprio negócio, será possível identificar oportunidades e pontos de melhoria.

Por esse motivo, ao longo das próximas linhas, você vai descobrir como fazer uma análise de e-commerce para chegar aos melhores resultados possíveis com sua loja virtual. Então, vamos começar?

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Como fazer uma análise para e-commerce antes de lançar sua loja?

Começar um e-commerce é uma decisão que pode mudar sua vida e trazer uma série de benefícios, tanto financeiros quanto pessoais. Entretanto, antes de se arriscar, é preciso se certificar de que você está no caminho certo.

No livro “A Startup Enxuta”, o autor Eric Ries apresenta a ferramenta de MVP (Produto Mínimo Viável, em português) para a validação de ideias.

Um MVP é uma versão inicial ou simulação de oferta de um produto. Ele ajuda a identificar a demanda pela sua ideia e a coletar feedbacks para evitar que você produza algo que não desperte o interesse de ninguém.

Vamos supor que você criou um modelo inovador para fabricar berços infantis usando garrafas pet. Um MVP vai te mostrar como o consumidor reage à sua ideia antes de você fazer um lançamento completo. Desse modo, ele serve como uma versão mais simples antes de:

  • Abrir uma empresa;
  • Montar um e-commerce;
  • Desenvolver projetos nas redes sociais;
  • Contratar softwares de gestão;
  • Dedicar-se à produção e ao estoque;
  • Elaborar campanhas de marketing.

Nessa fase de investigação, também é preciso traçar um panorama do nicho de mercado. Assim, algumas perguntas que você deverá responder são:

  • Existe um líder de mercado?
  • Há muita competição no segmento?
  • Quais as fraquezas dos players atuais?

Para uma análise de mercado, o ideal é selecionar três concorrentes — um forte, um médio e um fraco. Com isso decidido, vamos ao passo a passo para fazer sua análise de e-commerce:

Análise de mercado

Panorama

O primeiro passo é identificar um panorama geral do mercado. Nesse sentido, o Google Trends é uma ótima ferramenta para isso.

Com ele, é possível analisar o volume de buscas de uma palavra-chave durante determinado período, que pode ser no dia, na semana, no mês, no ano ou retroativamente até 2004.

Essa análise é útil para identificar novas oportunidades, sazonalidades, picos, quedas e tendências. No exemplo abaixo, veja como as buscas por skincare (ou cuidados com a pele) cresceram nos últimos 5 anos:

Captura de tela do Google Trends mostra a análise de e-commerce para skincare

Volume de buscas por palavras-chave

O Google Trends permite tirar um retrato do segmento por determinado período, já o Planejador de palavras-chave do Google permite que você identifique o volume exato de buscas para um conjunto de palavras-chave.

Para acessar a ferramenta, é preciso ter uma conta no Google Ads. Após fazer login e informar seus dados, clique no desenho de uma chave localizada no Menu superior e escolha a opção “Planejador de palavras-chave”.

Em seguida, informe as keywords relacionadas ao seu negócio e faça a pesquisa. A plataforma te informará:

  • O volume de buscas;
  • O nível de concorrência;
  • E o valor do lance sugerido para cada uma delas (para o caso de anúncios no Google relacionados a essas palavras-chave).

Além dessa ferramenta do Google, existem outras, como o Ubersuggest, que é gratuito, a SEMrush e o Ahrefs, que são pagos, mas possuem períodos de teste.

Concorrência e preços

Após analisar o panorama do mercado e o volume de buscas pelas palavras-chave, é hora de identificar os produtos que os concorrentes estão ofertando e como os estão precificando.

Esta é uma maneira rápida de analisar o mercado a fim de estabelecer o seu posicionamento:

  • Qual tipo de produto é o mais popular?
  • É possível oferecer um preço competitivo nessa categoria?
  • Ou seria melhor apostar em algum tipo de diferenciação, como produtos premium ou um atendimento ao cliente individualizado?

A partir desse tipo de percepção, você será capaz de encontrar o espaço em que sua loja virtual pode se destacar.

Análise de concorrentes

O próximo passo é a análise da concorrência. Falando nesses termos, esse tipo de pesquisa pode parecer amplo. No entanto, existem alguns pontos principais para focar. Confira quais são eles:

Tempo de negócio

Saber quando seus concorrentes começaram pode lhe trazer uma série de informações estratégicas. Os mais antigos tendem a estar mais equilibrados financeiramente e ter marcas mais reconhecidas.

Eles também tendem a ser mais agressivos em relação a preços, frete grátis e promoções, pois, uma vez que possuem maior escala, são capazes de reduzir custos operacionais.

os mais jovens costumam apostar em produtos inovadores, novos posicionamentos e campanhas de marketing criativas.

Para obter essa informação, acesse a ferramenta Checar Idade de Domínio. Após acessá-la, informe o domínio do concorrente e clique em “Obtenha a idade do domínio”. Na sequência, você verá a data aproximada de quando ele criou o site e, provavelmente, começou o negócio.

Volume de tráfego

O SimilarWeb permite que você veja, aproximadamente, quantos acessos mensais o site do seu concorrente está recebendo. Ele também informa quanto cada canal (direto, orgânico, redes sociais, e-mail etc) gera de tráfego.

Para ter um melhor resultado, o ideal é que você coloque um outro site que você conheça a audiência exata. Caso já tenha um site, ele pode ser a referência.

Estimativa de faturamento

Sabendo a média de tráfego do seu concorrente, é possível traçar uma estimativa de faturamento do negócio. Para isso, você pode aplicar a seguinte fórmula:

  • Estimativa de faturamento = [Volume de tráfego x Ticket médio x Taxa de conversão]

Para estimar o volume de tráfego, use o SimilarWeb como mostramos anteriormente. Para o ticket médio, selecione o valor do produto mais vendido ou popular de seu concorrente. Por último, aplique a taxa de conversão.

Segundo o Sebrae, a taxa de conversão média do e-commerce no Brasil é de 1,5%. Lojas que seguem as melhores práticas atingem 2% e apresentam lucro. As que não seguem têm taxa de 1% e, de forma geral, dão prejuízo.

Considerando um e-commerce com 100 mil acessos e com ticket médio de R$ 200, podemos elaborar três cenários — positivo, mediano, negativo — de acordo com a taxa de conversão.

Veja os exemplos:

Negativo
  • Estimativa de faturamento = [100.000 x 0,01 x 200]
  • Estimativa de faturamento = R$ 200.000,00
Mediano
  • Estimativa de faturamento = [100.000 x 0,015 x 200]
  • Estimativa de faturamento = R$ 300.000,00
Positivo
  • Estimativa de faturamento = [100.000 x 0,02 x 200]
  • Estimativa de faturamento = R$ 400.000,00

Qualidade e volume de comentários

O Instagram se tornou uma excelente plataforma para compartilhamento de conteúdo. Lá, as pessoas elogiam, fazem recomendações de produtos e/ou reclamam quando não gostam. Cada consumidor é um pequeno influenciador pronto para se tornar um defensor ou um detrator de uma marca.

Por isso, vale a pena ver o que as pessoas estão dizendo sobre seus concorrentes nessa rede social. O ideal é pesquisar e analisar tanto marcas, quanto categorias de produtos. Para isso, basta preencher a caixa de busca com a hashtag (#) ou arroba (@) de outras páginas. Também vale a pena ver o que as pessoas estão comentando nas publicações desses perfis.

ReclameAqui

Se seus concorrentes já estiverem estabelecidos, vale a pena ver a reputação deles no Reclame Aqui. Boa parte da satisfação — ou insatisfação — dos consumidores com um e-commerce se dá no pós-venda: prazo de entrega, condicionamento da embalagem e canais de atendimento para troca, por exemplo. Todos esses são pontos de contato que, quando mal administrados, geram queixas.

Portanto, analise o percentual de casos selecionados, quantos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa, entre outros aspectos. Caso haja algum ponto fraco, faça-o bem em sua loja e divulgue-o para se destacar. Satisfação do consumidor é o maior ativo que você pode gerar a longo prazo.

Após essas análises para e-commerce, você estará pronto para montar uma loja virtual e começar suas vendas. No entanto, engana-se quem pensa que basta criar o site de vendas e pronto.

Portanto, na próxima seção deste artigo, vamos conhecer o principal da análise de dados para e-commerce depois que começar suas vendas.

Como fazer a análise de dados para e-commerce?

Com sua loja virtual operando, é importante fazer um acompanhamento recorrente de algumas métricas que vão indicar como está o desempenho do seu negócio online. Então, a seguir, você descobre quais dados analisar e por onde acompanhá-los. Confira:

Quais dados devo analisar?

As principais métricas a serem observadas na análise de dados de um e-commerce são:

Tráfego

O tráfego nada mais é do que o número de visitantes que estão acessando seu e-commerce. Esse dado é importante porque sem acessos, você não tem como fazer vendas em seu site.

As principais ferramentas — que conheceremos a seguir — permitem que a fonte desse tráfego, ou seja, de onde estão vindo esses visitantes, sejam identificadas. Desse modo, você consegue avaliar quais ações estão funcionando melhor em suas estratégias de divulgação.

Taxa de conversão

Taxa de conversão é a porcentagem dada pela razão entre o número de visitantes e o número de conversões — que, no caso de e-commerces, podemos considerar como as vendas realizadas. Para acompanhá-la, é possível criar metas e funis de conversão no Google Analytics.

Dessa forma, você poderá observar se recebe muitos visitantes que não realizam compras e identificar se há algum problema na navegação ou na página de checkout da sua loja virtual, por exemplo.

Abandono de carrinhos

Assim como a taxa de conversão, o número de abandono de carrinhos é muito importante para as lojas virtuais. Isso porque, ao notar que muitas pessoas estão colocando produtos na cesta e desistindo da compra, você pode examinar se há alguma melhoria que possa fazer em relação ao frete ou aos meios de pagamento, por exemplo.

Para encontrar o número de carrinhos abandonados, você deve buscar a diferença entre quantas pessoas chegam à página de checkout (antes de concluir a compra) e o número daqueles que efetuam o pagamento e são direcionados à página de confirmação do pedido.

💡 Saiba mais: 7 causas de carrinho abandonado e como solucioná-las

Existem plataformas de e-commerce, como a Nuvemshop, que captam esses dados automaticamente. Desse modo, fica mais fácil criar estratégias para recuperar os carrinhos abandonados.

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Ticket médio

Ticket médio é o valor médio gasto pelos clientes ao comprar na sua loja. Para encontrar esse valor, você deve dividir a receita de determinado período pelo número de vendas realizadas.

Esse é um dado importante porque, de acordo com os objetivos do seu negócio, ele pode funcionar como ponto de partida para insights nas suas estratégias de marketing.

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

O custo de aquisição de clientes, popularmente conhecido pela sigla CAC, é uma informação muito importante para os lojistas. Afinal, ele indica quanto se está gastando para trazer cada cliente para comprar em seu e-commerce.

Esse dado é encontrado a partir do quanto você investe em suas campanhas de marketing digital. Ele é importante porque, se notar que está gastando um valor muito próximo ao que cada cliente está gerando em receita para atraí-los, você precisará rever sua estratégia ou fazer um trabalho para aumentar o ticket médio.

A análise desses dados deve ser feita com alguma frequência, mas você pode escolher o período que achar que faz mais sentido. Boa parte dos negócios faz acompanhamentos semanais ou mensais.

💡 Saiba mais: KPIs: 7 métricas que todo e-commerce deve acompanhar e como medi-las

Ferramentas para a análise de dados no e-commerce

Agora que conhecemos as principais métricas para acompanhar, hora de conhecermos duas das principais ferramentas para fazer a análise de dados no e-commerce:

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de acompanhamento de dados mais usada por negócios de todos os tipos. Além de ser uma das mais completas, ela é gratuita.

Por meio do Google Analytics, é possível acompanhar os dados referentes aos visitantes e a como eles navegam em seu site. Com ele, você será capaz de visualizar informações como:

  • Dados demográficos dos visitantes;
  • Número de vendas geradas;
  • Páginas mais visitadas do seu e-commerce;
  • Páginas a partir das quais as pessoas saem do site.

💡 Saiba mais: Saiba o que é o Google Analytics e como criar uma conta

Navegg Analytics

O Navegg Analytics é uma ferramenta que analisa a navegação dos usuários tanto em seu e-commerce quanto em outros sites. A partir dos dados gerados, é possível traçar um perfil comportamental dos visitantes, de modo a facilitar a elaboração das suas estratégias de marketing e técnicas de vendas.

Alguns dos principais dados que a Navegg apresenta sobre as pessoas que visitam seu e-commerce são:

Algumas das informação que a Navegg entrega sobre a sua audiência são:

  • Se há intenção de compra;
  • Interesses;
  • Localização;
  • Motivação de compra.

Resumo

Uma análise para e-commerce bem feita pode ser o que vai fazer a diferença no sucesso do seu negócio. Por isso, por mais trabalhosa que essa etapa seja, é fundamental realizá-la com atenção.

Além disso, a análise de dados, quando feita de forma recorrente, é capaz de trazer insights e apontar melhorias na loja virtual, de modo a melhorar o desempenho do negócio.

Então, antes de terminar, confira um resumo sobre este conteúdo:

Como fazer uma análise para e-commerce antes de lançar sua loja?

Nessa análise, observe:

  • O panorama do mercado
  • O volume de buscas de palavras-chave
  • Os concorrentes do nicho escolhido
  • Os comentários nas redes sociais e no Reclame Aqui

Como fazer a análise de dados para e-commerce?

Para fazer a análise de dados para e-commerce, as principais métricas para acompanhar são:

  • Tráfego
  • Taxa de conversão
  • Taxa de abandono de carrinhos
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
  • Ticket médio

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