Como tomar boas decisões econômicas em sua loja virtual: a análise da tendência

Como tomar boas decisões econômicas

Na última aula falamos sobre como começar a fazer um diagnóstico econômico do seu empreendimento online. Ele é útil para entender:

  • Qual é a rentabilidade;
  • Quais são os motivos dessa rentabilidade;
  • Qual é o ponto de equilíbrio.

Para realizá-lo da forma correta, você precisa concentrar-se primeiro na análise da estrutura econômica através do status dos resultados (mencionada anteriormente) e, mais tarde, no status da tendência. Hoje falaremos deste último.

Análise de tendência

Para analisar a tendência, temos que comparar os valores entre dois períodos. Isso significa seguir os passos mencionados no artigo anterior (entender qual é a margem de contribuição, completar o quadro de gastos e calcular o ponto de equilíbrio) para ambos os períodos e depois comparar os resultados. Esses períodos podem corresponder a duas campanhas, dois meses, dois anos, etc.

Com esse contraste, será possível ver o que acontece com as variações das diferentes linhas do status dos resultados, sobre as quais tomaremos decisões. Neste tipo de análise, o ideal é modificar apenas uma variável, mantendo as outras constantes para entender os motivos das mudanças.

Por exemplo: suponhamos que de um período a outro decidimos aumentar o orçamento do Google AdWords para ver como o mercado reage (se não tomamos decisões a respeito dos custos variáveis ou o preço de venda, a margem de contribuição se mantém constante na porcentagem calculada anteriormente).

Se tudo sai bem e as vendas aumentam, logicamente os custos variáveis e a margem de contribuição (em reais) também aumentam. Os gastos de administração se mantêm constantes, já que se trata do mesmo período de tempo. Os gastos de logística, por sua vez, ficam mais altos devido ao crescimento das vendas.

Com essa informação também é possível calcular o famoso ROI (“retorno sobre o investimento”), dividindo o resultado final pelo aumento no orçamento do Google AdWords.

  • Uma vez que temos a informação dos períodos e identificamos as variações, começa um trabalho muito mais reflexivo, que consiste em fazer perguntas como:
  • O aumento das vendas é causado pela inflação ou pela captação de uma porção maior do mercado? Qual a porcentagem motivada pela inflação?
  • Houve algum evento que transformou a análise, como por exemplo participar da Black Friday?
  • Como deixar os processos mais eficientes para reduzir os gastos de administração, logística ou comercialização?
  • Como aumentar a margem de contribuição? Aumentando o preço? Diminuindo custos variáveis?
  • Qual aumento de vendas é suficiente para manter a estrutura do negócio?

Portanto, em uma análise da tendência se pode ver:

  • A eficiência das decisões;
  • A velocidade das variações;
  • Um panorama do comportamento dos custos.

Mas você não deve basear-se apenas nessa informação para medir a eficiência total da empresa. É igualmente importante commpletar a análise com as seguintes perspectivas:

  • Financeira;
  • Dos clientes;
  • Dos processos internos;
  • De aprendizagem e crescimento.

Além disso, é fundamental que a análise e as decisões tomadas estejam alinhados com a visão e a missão da empresa.

Resumo

Para entender se o seu negócio está dando bons resultados e tomar decisões que permitam manter ou corrigir o caminho, é necessário fazer um diagnóstico econômico. Isso te permitirá conhecer a rentabilidade do seu empreendimento.

Deixamos uma planilha para ilustrar os temas tratados e facilitar a administração do seu empreendimento:

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Mariano Butler

Mariano é líder de projetos e cofundador do SITIO eCommerce Manager. É formado em administração e professor assistente na Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires. Gosta de tocar guitarra e viajar.


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