A polêmica do vestido e a importância de especificar os detalhes dos seus produtos

Polêmica, cor do vestido

Provavelmente você já viu tudo sobre a polêmica do vestido (#TheDress) azul/branco e o rebuliço que ele gerou ao viralizar na internet. Pra você, o vestido é branco e dourado ou azul e preto? Bem, independente das cores que você enxerga, fique tranquilo, pois cientificamente é possível explicar esse fenômeno.

O que a gente pode concluir após essa polêmica toda é que cada pessoa pode perceber uma mesma coisa de formas diferentes, por mais óbvia que ela possa parecer. Isso é particularmente importante para quem vende produtos pela internet .

Para aumentar suas vendas, é necessário que aquilo que você oferece esteja claro para o cliente. Há detalhes específicos de um produto que podem ser evidentes para uns e confusos para outros. Imagina se você tivesse que vender o vestido polêmico? Alguns comprariam ele achando que é de uma cor e poderiam se frustrar ao perceber que na verdade é de outra, enquanto outros, na dúvida, nem sequer comprariam.

Tendo tudo isso em vista, a seguir daremos alguns conselhos para que você evite esse tipo de problema na sua loja.

1. Escreva títulos claros

The Dress

O título do produto deve ser breve e explicativo. Ou seja, ele deve fazer com que o cliente tenha uma ideia bem clara do que o item se trata. Neste ótimo exemplo da Loja Hering, observe como o título é bem específico e tira basicamente todas as dúvidas sobre o produto.

Quem tiver procurando por uma calça skinny com costura contrastante tem mais chances de clicar do que se tivesse escrito apenas “Calça jeans (de tal cor)”. Falando nisso, a loja poderia ter incluído a cor da calça no título, mas optou por omitir esse detalhe. Se você quiser, pode ser ainda mais específico, sobretudo se você vende produtos com poucas variáveis.

2. Descreva todos os detalhes do produto

Ao contrário da loja física, na internet é impossível tocar o produto, sentir a textura e tudo o que uma experiência ao vivo permite. Para encurtar essa barreira sensorial, o jeito é caprichar ao descrever o item.

The DressNeste exemplo da Netshoes, reparem como eles destacam as qualidades do tênis e para que o mesmo é indicado. Para dar ainda mais detalhes, eles disponibilizam uma aba inteira só com dados sobre o produto, basta clicar em “Veja mais características”:

The Dress

Jamais omita detalhes sobre aquilo que você está vendendo. Por mais que uma quantidade grande de texto possa parecer chata, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta!

3. Capriche nas fotos e evite filtros

A foto é um ponto chave do comércio eletrônico. Boas fotos fazem uma loja virtual converter mais, isso é fato! Será que numa foto melhor o vestido branco/azul geraria toda essa dúvida? Acho difícil!

Se você quer melhorar as fotos da sua loja, recomendo que você contrate um fotógrafo profissional, pois ele já sabe como fazer esse tipo de trabalho e certamente dará outra cara para o seu negócio através das imagens.

No entanto, é normal que lojas que começaram agora tenham um investimento pequeno; e é pensando nesses lojistas que fizemos um passo a passo ensinando a tirar fotos de qualidade com um smartphone. Parece brincadeira, mas nós testamos aqui na Nuvem e realmente funciona!

Outra dica relevante é evitar colocar filtros nas imagens, isso porque os filtros geralmente fazem com que os produtos percam um pouco de suas características originais.

4. Há variáveis? Faça com que o seu cliente as conheça!

No final das contas, pode ser que você realmente tenha o mesmo modelo de vestido nas cores branca e azul. Se esse é o seu caso, saiba que é importante mostrar todas as variáveis do produto: cor, tamanho, modelo, etc. Se você trabalha com a Nuvem Shop, pode fazer que nem a loja Camisetas Cover, que apresenta as variáveis de forma bem legal na página de produto:

The Dress

Por fim, é essencial que a foto correta seja mostrada quando o seu cliente escolher uma variável.

Resumo

Vender produtos de moda ou de qualquer outro segmento está cada dia mais simples. Ainda assim, é necessário que você esteja atento aos detalhes que citamos acima para que o visitante entre na sua loja, se encante e decida comprar.

Coloque em prática esses conselhos e divida com a gente como foi! Ah, e se quiser, conte qual a cor que você enxerga no vestido…

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Bruno Fernandes

Bruno é jornalista e responsável pela estratégia de conteúdo do blog e da Universidade do E-commerce da Nuvem Shop. É viciado em esportes, sobretudo basquete, e assiste 500 séries de TV ao mesmo tempo.


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