23/09/2015

9 motivos para a sua empresa usar o Google+

9 motivos para a sua empresa usar o Google+

Criado em 2011, o Google+ (também chamado de Google Plus ou G+) ainda sofre uma certa resistência, apesar de já contar com mais de 500 milhões de usuários. Resistência talvez porque a rede social não se tornou tão popular quanto o Facebook, principalmente no que diz respeito a número de curtidas e compartilhamentos de publicações.

Entretanto, com o tempo percebemos que o perfil dos usuários do Google+ é composto por pessoas que estão mais em busca de conteúdo sério e de qualidade; é um público ávido por informações, e isso é um prato cheio para empresas. Essa é apenas uma das vantagens de se fazer parte da rede social do Google que, diga-se de passagem, somente pelo fato de integrar a rede do maior motor de buscas da atualidade já merece nossa atenção.

É importante entender que nem só de curtidas e compartilhamentos vive uma marca nas redes sociais. No Google+ essa máxima é muito verdadeira, pois são várias as funcionalidades e as vantagens que ele oferece. Neste artigo, vamos te dar nove razões para começar a olhar com carinho para o G+.

1. É uma plataforma integradora

Mais do que uma rede social, o Google+ é um serviço que integra múltiplas ferramentas do Google, como Gmail, Youtube, Hangout, Mapas e, claro, o próprio buscador. Por isso, é possível trabalhar de forma integrada também. Ele concentra tudo em um só lugar.

2. Melhor posicionamento no ranking do Google

Devido a essa capacidade de integração que mencionamos acima, o Google prioriza as marcas que estão integradas à sua plataforma na hora de exibir os resultados de uma busca orgânica. Para marcas que investem em um trabalho de SEO e desejam melhorar sua posição no ranking do Google, essa é uma rede social que não deve ser ignorada.

3. Indexação mais rápida do conteúdo publicado

Conteúdos publicados no Google+ são adicionados ao buscador do Google mais rápido do que outros sites. Por isso é importante que você compartilhe seu conteúdo sempre no Google+ e em outras redes sociais para garantir que ele se espalhe mais rapidamente.

4. Configuração de local físico no Google Maps

Se você possui uma loja física, é possível indicar informações como endereço, telefone e horário de funcionamento para quem o procura no Google. Após confirmação do endereço da loja, você terá suas informações de local físico verificadas e cadastradas junto ao Google. Quando bem otimizado, seu negócio aparecerá nas buscas orgânicas com a respectiva localização no Google Maps (veja o exemplo abaixo).
Localize sua empresa no Google
Isso te ajudará a atingir as pessoas que estão próximas ao seu empreendimento e que estão procurando por um produto que você oferece. É uma ótima chance também de promover ações locais, como divulgar para seu círculo de pessoas próximas uma queima de estoque ou uma promoção apenas na loja física.

5. Círculos

Criar círculos no Google+ é uma maneira de segmentar e organizar as pessoas, páginas e marcas que você segue. Ao adicionar uma pessoa ou página em um determinado círculo, você estará apto a acompanhar as postagens que a mesma fizer.

A ideia é formar vários círculos de relevância para o seu negócio. Por exemplo, segmente os seus clientes fiéis e também mapeie o que está acontecendo nos concorrentes, indo diretamente em suas páginas e adicionando-os.

Por meio dos círculos você também pode compartilhar conteúdo específico para cada grupo ou fazer uma ação de marketing segmentada.

6. Comunidades

Assim como acontecia com o Orkut, o Google+ te permite criar, seguir, gerenciar e abrir tópicos de debate relativos ao interesse do seu negócio. Por exemplo, se você tiver uma loja de cosméticos femininos, poderá participar de comunidades relevantes para o seu negócio, ampliando a sua rede de potenciais consumidores.

Para encontrar comunidades, insira diretamente o assunto de seu interesse na barra de pesquisa do Google+, clique sobre as comunidades que te interessam e comece a segui-las.

7. Hangouts

O Google Hangouts permite que você tenha conversas em vídeo diretamente com os seus seguidores do Google+ ou, ainda, com usuários que também possuam o Gmail. O Hangouts permite que você fale com até dez pessoas simultaneamente. É uma ótima ferramenta para ensinar como usar seu produto, atender a clientes e tirar dúvidas.

Outra oportunidade interessante é criar o chamado Hangout on Air, o qual será transmitido publicamente através do seu canal do Youtube para um número ilimitado de pessoas e depois será armazenado automaticamente no seu canal do Youtube.

Através dos Hangouts públicos você poderá promover a sua expertise para o mundo, incrementar o nível do conteúdo produzido para o seu público-alvo e, ainda, ter a possibilidade de divulgar sua marca de uma maneira muito mais dinâmica.

8. Notificações por e-mail

É possível enviar automaticamente notificações aos e-mails de seus seguidores assim que um conteúdo é publicado na sua página. Essa funcionalidade, porém, deve ser usada com bastante cautela para não irritar as pessoas com excesso de e-mails.

9. Botão +1

O botão +1 é semelhante ao “curtir” do Facebook. Ambos servem para endossar conteúdo que te agrada. A vantagem do +1 é que ao clicar nele você recebe conteúdo relacionado do mesmo site, além de ajudar aquele conteúdo a ficar melhor posicionado nas buscas orgânicas do Google.

Resumindo

Essas foram apenas algumas das vantagens de ter a sua marca presente no Google+. Como pudemos perceber, a rede social vai muito além da possibilidade de curtidas e compartilhamentos (mesmo que ela também ofereça isso), pois seu público geralmente é mais técnico e interessado.

Se você ainda não está lá, meu conselho é que crie uma página para a sua empresa e não somente um perfil. Além de estar em conformidade com os termos da rede social, uma página oferece à sua empresa uma identidade pública junto ao Google.

Por fim, se o seu objetivo é divulgar seus produtos, o nosso último conselho é que você teste por 15 dias grátis a plataforma da Nuvem Shop. É uma plataforma completa para loja s virtuais, de fácil manuseio e integrada com as principais redes sociais.

Data da última atualização: 30/08/2018


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Luna Pontes

Luna é jornalista com foco em vídeo, mas também adora escrever. É cantora e libriana, o que a fez levar muito tempo para escolher as palavras dessa bio.


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