13/03/2016

7 ideias para criar campanhas mais eficientes no Google Ads

Criar campanhas eficientes no Google Ads

Nas aulas anteriores você já aprendeu a estruturar suas campanhas e grupos de anúncio do Google Ads de acordo com sua loja, mas, além dessas campanhas e grupos, você deve ousar um pouco e estar um passo à frente de seus concorrentes. Afinal, o sucesso de uma loja, seja ela virtual ou física, está relacionado ao planejamento e a quão rápido ela se adapta às necessidades de seus clientes e competidores.

Nesta aula, traremos alguns insights de campanhas que você pode criar no Google Ads para a sua loja online. Nós recomendamos, por exemplo, que você crie campanhas que tenham um tempo de vida determinado e com objetivos específicos.

Um exemplo bem prático são campanhas para datas comemorativas, como Natal, Dia dos Namorados e Black Friday. Esse tipo de campanha, conhecido também como campanha sazonal, já é criado com data de encerramento e também com uma boa antecedência ao evento que está destinado.

A estrutura da campanha sazonal será a mesma das campanhas base, mas você criará grupos de anúncio destinados aos nichos de cada evento. Agora que você já tem uma ideia do que iremos abordar a seguir, vamos às dicas?

1. Defina datas sazonais

Antes de começar a pensar nas campanhas sazonais, pegue um calendário do ano e veja todas as datas importantes para sua loja virtual. Se precisar de ajuda dê uma olhada no infográfico com as datas mais relevantes para 2016.

Depois, organize essas datas e priorize-as por ordem de importância. A Black Friday, por exemplo, é uma das mais importantes para o e-commerce, portanto, coloque-a no topo da lista e vá incluindo outras até que todas as datas estejam agrupadas.

O próximo passo é pensar nos atrativos e diferencias que você pode oferecer em cada data para seus clientes. Feito? Já está na hora de começar a montar suas campanhas sazonais!

2. Crie campanhas sazonais no Google Ads

Ao criar sua campanha no Google Ads escolha o tipo “Apenas rede de pesquisa – Todos os recursos”:

Google Ads

Depois, defina o local de segmentação, os idiomas e lances desta campanha.

Dica: foque sua campanha nos locais onde se concentram a maior parte de seus potenciais clientes. Evite direcioná-la para o país inteiro se o seu orçamento for reduzido; escolha as cidades e estados de sua área de atuação para maximizar e aproveitar melhor seu budget.

3. Programe anúncios

Antes de salvar as informações e seguir para a criação dos grupos de anúncio, anúncios e palavras-chave, vá em “Configurações avançadas” > “Agendamento: data de início, data de término, agendamento de anúncios”.

Google Ads

Aqui você poderá determinar a data de inicio e de encerramento da campanha e não precisará se preocupar em ativá-la ou desativá-la, ficando livre para se focar 100% na administração da sua loja virtual.

Google Ads

Os grupos de anúncio deste tipo de campanha podem ser estruturados assim:

Google Ads

A campanha geral deverá conter os termos mais abrangentes, como “promoção blackfriday camisetas”, “descontos blackfriday camisetas”“melhores ofertas camisetas”, etc.

O objetivo dela é alcançar buscas mais amplas, com pouco critério, enquanto as campanhas “Subcategoria da loja” e “Produtos da promoção” devem utilizar palavras-chave mais segmentadas, como, por exemplo, “camisetas geek blackfriday promoção”, “ofertas blackfriday camisetas séries”, “camiseta zara desconto blackfriday”, etc.

Uma forma de exibir anúncios relevantes é utilizando um título dinâmico, como vamos mostrar a seguir.

4. Crie anúncios com título dinâmico

Anúncios com título dinâmico ajustam o título do anúncio para as palavras que o usuário digitou no momento da pesquisa. Isso mesmo, o anúncio muda de acordo com a palavra-chave inserida no momento da busca.

Imagine só o trabalho que daria criar vários grupos de anúncio para um produto que apenas muda a variante final. Pois é, os anúncios com título dinâmico são criados a partir da inserção de um código junto ao título do seu anúncio de texto, o que resulta em “novos anúncios” mesmo tendo apenas um em seu grupo. Trata-se da solução perfeita para aumentar a relevância de seus anúncios no Google!

Comece a criar seu anúncio e no título insira {keyword:texto padrão} onde você quer que seja feita a troca por suas palavras-chave. Observe o exemplo a seguir:

Google Ads

Neste caso, “arraso” é a palavra a ser substituída, portanto, você deve inseri-la em chaves com o código mencionado anteriormente. Ficaria assim: “Black Friday do {KeyWord:Arraso}”. Desta forma, no título “Black Friday do Arraso” a palavra “arraso” seria trocada pelas palavras-chave adicionadas anteriormente no grupo de anúncio.

Ao fazer isso, tente colocar um texto bem genérico que se aplique a toda a loja para a data sazonal. Nas palavras-chave deste grupo, lembre-se de adicionar as que complementem o texto fixo “Black Friday do”, como “skate”, “patins”, “patinador”, “skatista”, “skate em promoção”, etc.

5. Organize os produtos da promoção sazonal

É super indicado ter uma aba com todos os produtos da promoção sazonal no menu de sua loja. Isso ajudará na localização dos itens e dará o merecido destaque à ação, sem falar que uma URL específica será criada e poderá ser usada nos anúncios sazonais.

Google Ads

Fazer essa organização é bem simples, basta criar uma nova categoria em sua loja e inserir nela os produtos pertencentes. Depois é só incluir a categoria no menu principal do site e organizar a barra de navegação.

6. Use e abuse dos banners!

Sua loja virtual é o cenário principal das ações que você promoverá ao longo do ano, portanto, avise seus clientes sobre todas as novidades e ofertas que ela pode ter.

Pensando nisso, recomendamos que você crie banners e os insira em sua loja. Não tem banners ou não sabe fazer? Nós te ajudamos com isso também! Confira os banners grátis que criamos para te ajudar nas datas mais importantes para o e-commerce.

Caso queira criar outros tipos de banners, dê uma olhadinha no tutorial em vídeo que criamos da ótima ferramenta Canva. Nela você poderá criar imagens nos mais variados formatos e terá inúmeras possibilidades de personalização. Veja como fazer:

7. Converta os clientes dos seus concorrentes

Para finalizar, outro tipo de campanha que você deve ter em sua conta do Google Ads são as destinadas a converter clientes de seus concorrentes.

Sim! Avalie todos os seus concorrentes diretos e os liste, criando uma campanha e para cada concorrente um grupo de anúncios. Observe este exemplo:

Google Ads

Há várias formas de monitorar o comportamento dos seus concorrentes, sejam elas manuais ou automatizadas, gratuitas ou pagas. Para isso, você pode utilizar ferramentas como o Google Alerts e o SEMRush, por exemplo.

É fundamental estar de olho em quem são seus concorrentes, as promoções que eles fazem, os preços aplicados, entre outras coisas. Se você puder contar com uma ajudinha de um aplicativo automatizado para executar essa tarefa melhor ainda, não é mesmo?

Resumo

Nesta aula você viu algumas dicas para que suas campanhas do Google Ads te coloquem um passo à frente dos seus concorrentes. Falamos sobre a importância de estar preparado o ano todo criando campanhas temporárias com anúncios dinâmicos, categorias com URL’s personalizadas e também explicamos como usar a concorrência a seu favor.

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Data da última atualização: 30/08/2018


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Edi Grazie

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