16/10/2012

6 formas de preparar sua loja virtual para vender mais no Natal

Como se preparar para o Natal

As datas comemorativas são as melhores oportunidades para aumentar as vendas da sua loja virtual. E o Natal é uma das principais: em 2015, o ticket médio de venda entre os empreendedores que usam a plataforma da Nuvem Shop foi de R$ 200, com aumento de 20% em relação à mesma época do ano anterior (veja mais dados em nosso infográfico especial).

Porém, sabemos que deixar tudo pronto para a temporada não é fácil. Então separamos seis dicas para a preparação do seu e-commerce que farão toda a diferença:

1. Otimize sua logística

O primeiro passo é ter certeza de que a sua loja tem estrutura suficiente para atender a todos os clientes:

  • Analise se o checkout está intuitivo;
  • Veja se os meios de pagamento e entrega estão em local visível;
  • Prepare sua equipe de atendimento para eventuais dúvidas;
  • Faça estoque dos seus produtos mais populares.

2. Decore seu layout

Depois de fazer os ajustes internos, chega o momento de deixar a aparência da sua loja virtual com um aspecto mais “natalino”. Você pode editar o logotipo, por exemplo, ou incluir banners especiais anunciando as novidades da temporada.

Crie suas próprias imagens usando o Canva ou faça o download grátis dos banners exclusivos preparados pela nossa equipe de Design:

3. Ofereça frete gratuito por tempo limitado

O alto custo de frete é uma das principais causas para o abandono de carrinhos no e-commerce. Por isso, vale muito a pena oferecer frete grátis nessa temporada do Natal. Caso não possa fazer isso para todos os seus produtos, uma alternativa é disponibilizar o benefício apenas para compras acima de um determinado valor. Este tutorial ensina como fazer isso na sua Nuvem Shop.

4. Diferencie seus produtos

Devido à tradição do Natal de presentear pessoas queridas, é muito provável que as pessoas prefiram comprar vários produtos de uma só vez. Por isso, uma boa ideia é montar combos de produtos parecidos ou complementares, para agilizar a escolha do cliente e aumentar o ticket médio de venda.

Outro diferencial é criar embalagens natalinas exclusivas. Caso não tenha muita habilidade, confira nosso artigo especial com o passo a passo para várias opções fáceis e criativas. Depois, é só usar as variações de produtos para dar a opção de o consumidor comprá-los já embrulhados.

5. Distribua cupons de desconto

Muitas vezes, um preço promocional pode fazer com que o cliente finalmente se decida por comprar o produto. Essa verdade se aplica ainda mais se o benefício é por tempo limitado, como indicado pela técnica de venda Scarcity. Assim, sugerimos que você crie cupons de desconto personalizados para o Natal e ofereça-os para toda a sua base de clientes. Veja este artigo para conhecer os diferentes tipos e aprender a elaborá-los.

6. Capriche no marketing

Entretanto, nenhuma das ações acima trará um efeito significativo se o seu público não ficar sabendo das novidades. Crie um post especial no seu blog, faça uma chamada nas redes sociais, envie campanhas de e-mail marketing ou invista em anúncios pagos no Google AdWords ou Facebook Ads. As possibilidades são infinitas!

Anote mais ideias de divulgação da sua loja virtual com o vídeo a seguir:

Gostou?

Colocando todas essas ações em prática, sem dúvida sua loja virtual irá vender muito mais no Natal. Que estratégias você já experimentou? Compartilhe nos comentários!

Se ainda não aproveita as vantagens do e-commerce, teste a Nuvem Shop por 15 dias grátis.

[Atualizado em 20/10/2016.]

Data da última atualização: 16/03/2018


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Alejandro Vázquez

Alejandro é cofundador da Nuvem Shop e diretor de atendimento ao cliente. É apaixonado por ajudar os clientes a ter um negócio de sucesso, adora ler, correr e conhecer novas comidas e lugares.


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