5 razões pelas quais o chat online pode alavancar seu e-commerce

Chat online

Já sabemos que o chat online é um recurso bastante usado pelas lojas virtuais. Mas quais as suas reais vantagens e por que você deve investir na ferramenta? Listamos cinco bons argumentos:

1. É conveniente para o cliente

Convenhamos…se você tivesse alguma dúvida ao navegar em um site de compras, iria querer um chat para te ajudar. A razão é muito simples: consumidores hoje estão acostumados com a instantaneidade na comunicação tendo, em quase sua totalidade, acesso a ferramentas de conversa em tempo real como WhatsApp, Facebook Messenger, Viber e tantas outras.

Um chat online em seu site oferece ao visitante a conveniência de não ter que preencher um formulário de e-mail para dali a “não sei quanto tempo” (quando já não estiver mais em seu site), receber uma resposta ou ter de ligar para um 0800 da vida e passar por infinitas opções numéricas até ser atendido. Para o cliente, ter um chat para sanar suas dúvidas é simples, rápido, eficiente e sobretudo conveniente.

2. Conversas geram vendas

Esse é o motivo pelo qual a maioria das lojas virtuais que utilizam chat online começaram a fazê-lo. Ele simplesmente gera mais vendas. E não se trata de uma afirmação baseada em achômetro: inúmeras pesquisas mostram o poder de um chat em converter mais.

Uma delas, feita pela eMarketer, mostrou que incríveis 38% dos entrevistados alegaram ter fechado a compra devido a conversas que tiveram pelo chat do site! Além disso, a mesma pesquisa apontou que 44% das pessoas consideram um chat para tirar dúvidas durante uma compra uma das melhores ferramentas que um site pode oferecer.

3. Reduz seu custo com suporte

Sim, o chat pode tirar um grande peso financeiro do seu suporte. Enquanto manter um 0800 ou PABX custa fortunas, uma plataforma de chat online lhe custará “trocados”. Além disso, o custo com pessoal é infinitamente menor, já que a ferramenta permite a um atendente falar com até 6 pessoas ao mesmo tempo, dependendo da complexidade dos assuntos.

Algumas empresas optam inclusive por abolir seus 0800, focando seu atendimento em chat online e elevando consideravelmente a experiência de seus clientes e potenciais consumidores.

4. Aumenta a confiabilidade

Uma das grandes dificuldades que e-commerces novos encontram, principalmente os que estão começando agora ou ainda não têm um nome conhecido, é ganhar a confiança do visitante. Será que posso comprar nessa loja? Ela é confiável? Esse tipo de pergunta é comum quando estamos à frente de um site desconhecido.

Nesse caso, o chat pode ajudar imensamente. Ter uma pessoa real falando, com um nome, transmite seriedade e profissionalismo e tranquiliza o consumidor em um momento de dúvida.

5. Permite atingir visitantes em momento de decisão de compra

Alguns chats contam com recursos que o abrem automaticamente, chamando a atenção do visitante, na tentativa de aumentar ainda mais a conversão. O Moxchat.it, por exemplo, oferece a ferramenta Atrair Visitantes, que permite a criação de gatilhos.

Além de configurar o tempo e a página na qual o chat será aberto para o visitante, é possível personalizar a mensagem exibida. Essa função é importantíssima para, por exemplo, perguntar se o cliente tem alguma dúvida quando ele está parado na página de checkout. Alguns e-commerces reportam aumento de até 40% em conversões somente com o uso dessa função.

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Juliano Goulart

Juliano é CEO & cofundador da Moxchat.it e é apaixonado por atendimento ao consumidor, literatura e vinhos.

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