08/06/2016

5 pontos para determinar a estratégia competitiva da sua marca

5 pontos para determinar a estratégia competitiva da sua marca

Para que a sua marca possa sobreviver e crescer ela deve ser competitiva. Ser competitivo, neste sentido, significa ter as capacidades necessárias para captar uma porção cada vez maior de participação no mercado.
A estratégia competitiva tem a ver com conhecer o mercado e o consumidor, definir em quais segmentos se pretende competir e desenhar estratégias para a diferenciação e posicionamento.

Para isso, te propomos que você leve em conta estes cinco pontos com o objetivo de definir a estratégia competitiva da sua loja online:

1. Investigação do mercado

Em um dos artigos anteriores analisamos o mercado usando a Teoria de Porter. Esta perspectiva defende que é necessário conhecer bem o mercado onde sua empresa está inserida. Dependendo da idade e das necessidades conjunturais da marca, será preciso investigar sobre o produto, o preço, as formas de distribuição, publicidade e social media. Por meio dessa investigação você irá entender as ações da concorrência e decifrar as suas estratégias.

2. Conduta do consumidor

O que interessa saber é quais são os costumes e interesses do seu público-alvo, bem como descrever, explicar, compreender e prever o processo de compra. Com certeza, o nível de detalhe e clareza do estudo dependerá do tempo de vida da marca e da consistência da sua identidade. Existem muitas ferramentas para realizar esse estudo, desde análises na web até estatísticas de satisfação.

3. Segmentação

Observe quais são os segmentos que a sua marca representa e decida se você irá utilizar uma estratégia de foco ou de múltiplos segmentos. Na primeira, você irá mirar em apenas uma base de segmentação, enquanto na segunda, em mais de uma. É necessário conhecer muito bem a base escolhida e estabelecer o maior vínculo possível com o público ideal. Com o tempo, observe as necessidades de cada segmento e concentre seus esforços em satisfazer suas demandas e exigências. Se você está começando, te recomendamos estabelecer um único segmento foco para as suas campanhas de branding.

4. Diferenciação

Identifique os fatores internos e externos que condicionam a sua estratégia de diferenciação. Determine os valores relevantes e as características que te distinguem dos seus concorrentes. Desta forma, você estreitará as relações com o mercado identificado durante o desenvolvimento da sua estratégia geral.

5. Posicionamento

O posicionamento tem a ver com os símbolos que você vai usar para se posicionar na mente do seu consumidor. Eles se manifestarão por meio da estratégia de marca, que poderá incluir: componentes da marca, como nome, logotipo, cores e slogan, e componentes de sinais, que se referem ao que significa a marca e o contexto adequado para o seu significado.

Resumo

Para ser competitivo é necessário conhecer a fundo o ambiente que você fará parte. Conheça seus detalhes, suas oportunidades, seus nichos e ofereça algo diferente e consistente para criar uma imagem positiva e duradoura na mente do seu consumidor.

Data da última atualização: 29/08/2018


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Mariano Butler

Mariano é líder de projetos e cofundador do SITIO eCommerce Manager. É formado em administração e professor assistente na Faculdade de Ciências Econômicas de Buenos Aires. Gosta de tocar guitarra e viajar.


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