09/01/2017

5 dicas para queimar o estoque da Black Friday e do Natal

Cada vez que se inicia um novo ano, começa também a preocupação para os lojistas em como se livrar do estoque restante da Black Friday e do Natal.

O lado bom é que com uma boa estratégia essa situação pode virar uma ótima oportunidade de vender mais.

Por isso, vamos te dar algumas dicas que podem ajudar na hora de elaborar seu plano de vendas para a queima do estoque.

1. Escolha e planeje o tipo de campanha de acordo com a próxima data de relevância para seu segmento

Por exemplo, se a sua loja virtual vende bebidas, a próxima data relevante pode ser o Carnaval, que está relativamente perto.

Pensando nisso, você pode elaborar uma campanha do tipo “Garanta com antecedência sua bebida para o Carnaval com o melhor preço!”. Isso pode gerar no seu consumidor a sensação de que é uma boa ideia aproveitar essa oportunidade agora.

Se a próxima data de relevância para o seu e-commerce está mais distante, como o Dia das Mães, não se preocupe, você pode elaborar outras estratégias para queima de estoque igualmente eficientes com as dicas abaixo.

2. Defina o tipo de oferta

Apesar de serem similares, há uma diferença entre promoção e liquidação.

Enquanto o objetivo da liquidação é vender o máximo de produtos da loja, a promoção tem o intuito de vender com desconto apenas algumas categorias selecionadas. Por exemplo: se você tem uma categoria de vestidos de verão e está se aproximando do inverno, pode incentivar seus clientes a comprarem com a promoção “pague 1 e leve 2”.

Importante: Antes de lançar uma oferta, calcule o quanto esse desconto vai impactar no seu lucro para que você não corra o risco de “pagar para vender”. O indicado é fazer também um balanço dos produtos em estoque para decidir quais valem a pena entrar em oferta.

3. Trocas, aproveite para vender mais

Trocas são chatas para os dois lados, mas você pode enxergar esse momento como uma oportunidade para se destacar. Provavelmente, o cliente que comprou algum produto no seu e-commerce gostou de mais itens além do adquirido e já tem a confiança na sua marca.

Aproveite a oportunidade para oferecer um bom e rápido atendimento ao cliente durante a troca e sugira os produtos em oferta da sua loja virtual. Além de ajudar a reduzir seu estoque, você poderá enviar os produtos juntos com um único frete.

4. Envie cupons de desconto para clientes que compraram nessas épocas

Valorize seu cliente e dê motivos para ele voltar a comprar no seu e-commerce. Você pode fazer isso com um programa de pontos ou mesmo enviando descontos por e-mail marketing junto com as novidades da sua loja virtual. Pense em uma campanha de descontos vantajosa para os dois lados e que inspirariam seus clientes a comprarem novamente.

5. Anuncie em meios diferentes

Quanto mais pessoas souberem das ofertas da sua loja, mais chances de você conseguir vendas. Por isso, a melhor forma para anunciar é divulgar em diferentes meios.

Se você ainda não utiliza o Mercado Livre ou comparadores de preços como o Buscapé e o Google Shopping, pode ser uma boa ideia explorar esses canais.

Se você tem loja virtual na Nuvem Shop pode integrar sua loja com o Achieve Leap e vender seus produtos em importantes marketplaces, como Extra e Submarino.

Fora isso, aproveite para divulgar gratuitamente suas ofertas nas redes sociais onde seus clientes estão presentes em maior peso.

Resumo

Se você está pensando em renovar os produtos da sua loja virtual, realizar uma queima de estoque pode ser uma maneira eficaz para aumentar suas vendas mesmo fora do período sazonal. Existem muitas formas de fazer isso, mas em todas elas você deve se preocupar em se organizar e planejar o meio mais eficiente de acordo com o segmento do seu negócio online.

Na Nuvem Shop, você pode contar com nossos consultores e todas as ferramentas para te ajudar a realizar uma queima de estoque de arrasadora. E se você ainda não possui um e-commerce para vender pela internet, experimente a Nuvem Shop por 15 dias grátis e aproveite!

Data da última atualização: 29/08/2018


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Renata Estevo

Renata é formada em relações internacionais e trabalha como consultora de e-commerce na Nuvem Shop. Adora colecionar cartões postais, não perde um jogo do seu time do coração, o Chelsea FC, e também não passa um dia sem usar o Pinterest.


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