5 dicas para encantar o cliente na primeira compra

Embalagens e-commerce

Quando os clientes compram em uma loja física, eles podem ser atraídos e encantados de diversas formas, seja pela beleza da vitrine, o aroma da loja (pesquisas comprovam que aromas aumentam as vendas em 20%), uma oferta, etc. E o cliente pode ter uma experiência positiva de compra por uma série de fatores, como ótimo atendimento e a qualidade da sacola, por exemplo.

É muito importante que uma loja online crie mecanismos para fazer com que o consumidor tenha uma experiência igualmente positiva. É muito mais caro atrair um novo cliente do que reter um cliente já conquistado, por isso, encantá-lo na hora de enviar o produto é fundamental.

Seu cliente estará ansioso pelo recebimento da mercadoria e a forma como você enviou pode fazer toda a diferença para a experiência que ele terá com a sua marca pela primeira vez.

Separei algumas dicas para ajudar a proporcionar uma experiência positiva:

1. Caixas

Utilize caixas resistentes e em bom estado. Se você possui alguma caixa personalizada, o recomendado é colocá-la dentro de uma outra caixa, pois provavelmente durante o percurso ela sofrerá impactos e passará por ambientes não muito limpos (esteiras, caminhonete, chão, etc.). O ideal é que seu cliente encontre uma caixa limpa e bonita ao se livrar daquela primeira caixa amassada.

2. Segurança

Receber um produto quebrado é uma das piores coisas que podem acontecer no e-commerce. Seu cliente já está com uma imensa expectativa pelo tempo de espera e ficará muito frustrado se receber o produto quebrado. E por mais que o problema tenha acontecido na transportadora, algo assim pode trazer uma imagem negativa à sua marca, pois a experiência que o consumidor teve no final das contas foi ruim.

Para evitar esse tipo de problema, não economize em materiais de segurança, como plástico bolha e isopor; isso garantirá que seu produto chegue intacto ao cliente.

3. Faça seu cliente se sentir único

Quanto mais próxima for a comunicação com o cliente, melhor será a relação dele com a marca. Então, colocar um cartão de boas vindas com o nome do comprador e com uma mensagem sobre a loja certamente fará com que ele se sinta especial.

4. Exponha sua marca

Se você não utiliza caixas próprias e nem saquinhos personalizados, invista em algum tipo de material que exponha a sua marca. Pode ser um cartão, um adesivo com o logotipo da loja, etc. É importante que sua marca esteja em destaque quando a caixa for aberta.

5. Brindes ou descontos

Quem não fica feliz ao receber um presente? Enviar um brinde pela primeira compra é um agrado simples e que trará bons resultados na retenção do seu cliente. Outra forma de agradar e já incentivá-lo a realizar uma nova compra é dar um desconto para o próximo item adquirido.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e que possam colocá-las em prática. Tem algum caso de sucesso pra contar? Compartilhe com a gente nos comentários!

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Jacqueline Alves

Jacqueline é publicitária e community manager da Mandaê. Ela támbém escreve ocasionalmente para o blog da Nuvem Shop.


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