08/07/2015

5 aplicativos para tornar o home office mais produtivo

Home office

Sabemos que muitas pessoas que possuem uma loja virtual fazem um esforço grande para combinar o trabalho fixo com o empreendimento, sobretudo aqueles que começaram agora. Quem trabalha nesse esquema sabe que às vezes é difícil se manter organizado, já que o home office é praticamente obrigatório para tocar o negócio online.

Ainda que tenha suas vantagens, o trabalho remoto representa um grande desafio: ser interrompido é bastante comum (vizinhos, uma ventania, cachorros ou gatos…) e é complicado manter o foco durante toda a jornada laboral.

Para lidar com esses desafios do dia a dia, nós preparamos uma lista com cinco aplicativos que podem te ajudar a tornar o home office ainda mais produtivo.

1. Wunderlist

O Wunderlist é um aplicativo desenvolvido para ser usado em qualquer plataforma (tablet, smartphone, PC, etc) e nos sistemas operacionais mais populares (Android, iOS). Trata-se de uma ferramenta que permite organizar todas as atividades diárias: desde projetos laborais até listas de compras ou coisas para fazer durante uma viagem.

O tamanho da tarefa ou o objetivo de cada uma é o menos importante: a ideia é que tudo fique sincronizado no mesmo lugar para que você possa acessar quando quiser e inclusive receber lembretes para tarefas que têm data limite para serem concluídas.

Além disso, você pode compartilhar suas listas com qualquer pessoa e gerar, desta forma, um intercâmbio colaborativo, algo que pode ser útil em grupos de trabalho que frequentam espaços físicos distintos.

O melhor de tudo? O Wunderlist é gratuito para uso pessoal!

2. Wrike

O Wrike é uma ferramenta completa pensada para gerenciar de forma eficaz o trabalho de pessoas que compartilham um projeto a distância. Este aplicativo permite gerar documentos em que se definem claramente as tarefas, os objetivos, as pessoas envolvidas, o orçamento designado, a data de entrega, entre outros coisas; tudo no mesmo lugar e com uma interface intuitiva.

Uma das vantagens do Wrike é que ele permite que você aja rapidamente quando for necessário, já que todos os dados podem ser visualizados em tempo real, mantendo cada integrante da equipe a par de qual é o status dos projetos.

Para até cinco usuários o Wrike é gratuito, enquanto que para empreendimentos maiores há dois planos pagos nos valores de 49 e 99 dólares.

3. Instapaper

O Instapaper é um ótimo aplicativo se você trabalha num lugar com uma internet ruim ou se passa grande parte do dia na rua e precisa acessar conteúdos independente de estar conectado à internet. Aliás, é aí que mora a mágica do Instapaper, já que ele possibilita que você salve qualquer conteúdo online para ser visualizado em algum momento em que você esteja sem internet.

O aplicativo permite criar uma conta em comum para diversos usuários; desta forma, os integrantes da equipe podem compartilhar links e acessar a eles a qualquer momento e em qualquer lugar.

Além disso, o Instapaper funciona gratuitamente tanto em dispositivos móveis quanto no PC. Há, no entanto, um plano pago que possui algumas funcionalidades avançadas e custa 2,99 dólares por mês.

4. Parallels Access

O Parallels Access é um aplicativo em que você sincroniza dispositivos (celulares, tablets, computadores de escritório, etc) para poder acessar facilmente qualquer conteúdo que esteja guardado neles.

Desta forma, você poderá usar o seu celular para abrir arquivos de texto, imagem ou vídeo que estejam salvos, por exemplo, no seu PC. Pensada inicialmente para iOS, a ferramenta agora também está disponível para usuários de Android.

O plano para empresas ou projetos laborais que envolvam mais de um usuário custa 49 euros por ano.

5. Trello

O Trello é uma ferramenta simples para gerenciar trabalhos em grupo mediante o uso de “etiquetas” dinâmicas que podem ser criadas e administradas com facilidade.

Por trás da simplicidade de sua interface se esconde um aplicativo potente que pode ser integrado com ferramentas de armazenamento em nuvem como Google Drive, Dropbox, OneDrive, entre outros.

O app pode ser utilizado gratuitamente por um grande número de colaboradores. Caso você queira acesso a controles avançados de segurança para resguardar conteúdos importantes, você pode pagar o plano premium, que custa 3,75 dólares por mês.

Por último… os clássicos!

Além de todos os aplicativos que acabamos de ver, temos que lembrar da importância de ferramentas gratuitas como Dropbox, Google Apps e Skype; com elas você poderá organizar seus arquivos em nuvem, ou seja, armazená-los online, além de compartilhá-los com outras pessoas facilmente, organizar conferências em grupo, entre outras coisas.

E você? Usa algum aplicativo que valha a pena? Compartilhe com a gente e com os nossos leitores; tenho certeza que servirá para aqueles que querem vender pela internet com a sua própria loja virtual.

Data da última atualização: 30/08/2018


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Leandro Sabater

Leandro gosta muito de ler, de música e de futebol. Sempre está pensando no que comer e, no seu ponto de vista, fruta não é uma sobremesa.

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